Sapatos espalhados pela casa, pares que se perdem um do outro e a dificuldade de encontrar o calçado ideal na hora de sair: esse pode ser um dos problemas na rotina. Por isso, mantê-los em ordem pode parecer um desafio, especialmente em espaços pequenos. A boa notícia é que saber como organizar sapatos é mais simples do que parece.

Uma boa organização da casa não só economiza seu tempo pela manhã, mas ajuda a conservar suas peças por mais tempo e a manter a casa visualmente mais limpa e agradável. Para te ajudar a acabar com a bagunça, o blog TokEmCasa preparou dicas e as melhores soluções para cada cantinho.

Passo a passo para começar a organização dos sapatos

Antes de pensar em qual organizador comprar e onde vai colocar todos os seus sapatos, o primeiro passo é preparar seus calçados e o espaço. Uma boa base garante que a organização dure por muito mais tempo. Além de facilitar na hora de calçar e guardar.

organização de sapatos em um quarto de solteiro com banco sapateira, arara de madeira, escrivaninha, cadeira e nichos.

1. Reúna todos os pares em um só lugar

Tire todos os seus sapatos de armários, caixas e de onde mais estiverem guardados. Agrupá-los em um único local, como o chão do quarto ou da sala, te dá uma visão real da quantidade e do estado de tudo o que você possui.

2. Desapegue: separe para doação ou conserto

Com tudo à vista, é hora de fazer uma triagem. Sendo assim, separe os sapatos em três grupos: os que ficam, os que podem ser doados e os que precisam de conserto. Seja honesto sobre o que você realmente usa. Essa etapa é fundamental para manter a organização de sapatos, pois otimiza o que realmente precisa ser armazenado.

3. Limpe todos os pares antes de guardar

Nunca guarde sapatos sujos ou úmidos. Então, limpe a sola para tirar a sujeira da rua e passe um pano úmido na parte de cima. Deixe-os arejar por algumas horas em um local com sombra antes de guardar. Essa etapa evita a proliferação de bactérias e odores desagradáveis dentro do seu armário ou sapateira.

4. Setorize por frequência de uso e estação

Essa etapa vai ajudar muito na sua rotina. Por isso, separe os sapatos que você usa no dia a dia daqueles de festa ou de estações específicas (como botas de inverno e sandálias de verão). Os calçados de uso frequente devem ficar nos locais mais acessíveis, enquanto os demais podem ser guardados em prateleiras mais altas ou no fundo do armário, já que você vai usá-los em datas específicas.

E agora, onde e como organizar seus sapatos?

organizador de sapatos em um banco baú no quarto próximo da cama para deixar o ambiente prático e arrumado.

como organizar os sapatos no guarda roupa com estantes e nichos e caixas organizadoras para deixar tudo mais prático na hora de pegar e guardar.

Depois desse passo a passo, é hora de encontrar o lugar ideal para colocar cada par, usando soluções inteligentes para cada tipo de espaço. Veja as opções e escolha a que se adequa melhor ao seu espaço.

Na sapateira: a solução clássica, prática e funcional

As sapateiras são móveis projetados para essa função. Modelos verticais e estreitos são ótimos para corredores, enquanto um banco sapateira no hall de entrada é um convite para tirar os sapatos ao chegar em casa. Já as versões com portas escondem os calçados e deixam o ambiente com um visual mais organizado.

Em prateleiras e nichos: uma galeria de calçados

Além do organizador de sapatos, para quem gosta de tê-los à vista, usar prateleiras e nichos como expositores é uma ótima ideia para organizá-los e ainda decorar o cômodo. Organize os pares por cor ou modelo para criar uma composição que, além de funcional, deixa o ambiente mais bonito.

ideias para organizar sapatos no guarda-roupa em um quato de casal com cama, almofadas, travesseiros, edredom, escrivaninha e cadeira.

No guarda-roupa: otimizando prateleiras e gavetas

Afinal, como organizar os sapatos no guarda roupa? No espaço inferior do móvel ou uma opção com estantes é perfeito para os sapatos do dia a dia. Você pode colocar os pares lado a lado ou um na frente do outro, como achar melhor. Já para os calçados menos usados, é possível guardá-los em sacos de TNT nas gavetas mais fundas, por exemplo.

Em baús e puffs: armazenamento discreto

Um baú aos pés da cama ou um puff com baú na sala são soluções multifuncionais. Eles servem como assento extra e, ao mesmo tempo, oferecem um espaço de armazenamento discreto para os sapatos que você não usa com tanta frequência.

Veja alguns organizadores que fazem a diferença

sapatos no hall de entrada, tapete, puffe e ganchos para deixar o ambiente prático, bonito e funcional.

sapateira horizontal para organizar os calçados com praticidade e ainda deixar o ambiente bonito.

Além de saber como organizar sapatos na sapateira e no guarda-roupa, pequenos acessórios podem revolucionar a forma como você guarda seus calçados. Veja alguns:

  • Caixas transparentes e empilháveis: as versões transparentes são a melhor solução para quem tem muitos pares. Elas permitem que você veja o que tem dentro sem precisar abrir, protegem da poeira e, por serem empilháveis, aproveitam ao máximo o espaço vertical dentro do armário;
  • Organizadores suspensos: feitos de tecido e para serem pendurados no varão do guarda-roupa, esses organizadores são perfeitos para sapatilhas, rasteirinhas e tênis. É um ótimo organizador de sapatos que não ocupa espaço no chão;
  • Suportes individuais: eles permitem que você guarde um par sobre o outro, cortando pela metade o espaço que cada par ocupa na prateleira. É uma das melhores ideias para organizar sapatos e duplicar a capacidade de armazenamento.

Deixe a sua casaorganizada para facilitar a sua rotina

Saber como organizar sapatos é um passo importante para uma rotina mais prática e uma casa mais harmoniosa. Com móveis e itens que melhor se adaptam ao seu espaço e seu estilo de vida, você consegue manter tudo no lugar e ainda conservar suas peças favoritas por muito mais tempo. Confira mais dicas para organizar o quarto, a sala, os brinquedos das crianças e muito mais.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.