Ter uma casa cheia de histórias é o primeiro passo para criar adultos criativos e empáticos. Contudo, diante de tantas opções, podem surgir algumas dúvidas na hora da escolha. Afinal, como escolher livros para crianças e o que prende a atenção de um bebê é bem diferente do que encanta um pré-adolescente.
Então, se você quer montar uma biblioteca em casa ou criar um cantinho da leitura para os pequenos, está no lugar certo. Esse guia vai te ajudar a selecionar o livro para criança ler, respeitando o desenvolvimento de cada fase.
Dicas de como escolher para cada idade
Escolher um livro infantil envolve diversas questões. É preciso considerar a fase cognitiva e motora da criança. Para os mais novos, o livro é um brinquedo: precisa ser resistente, mordível e interativo. Conforme eles vão crescendo, o foco muda para as ilustrações e, depois, para a complexidade da trama.
O segredo é observar. Note os interesses atuais do seu filho. Ele gosta de dinossauros, de espaço ou de histórias lúdicas? O melhor livro é aquele que conecta o mundo real da criança com o mundo da imaginação. Além disso, verifique sempre a classificação indicativa para garantir que a linguagem e os temas sejam adequados.
Tipos de livros infantis para cada idade


Separamos algumas diretrizes sobre temas, materiais e formatos que costumam fazer sucesso em cada etapa do crescimento. Assim, você pode deixar o cantinho da leitura do seu filho completo, lúdico e educativo.
Bebês exploradores – 0 a 2 anos
Nessa fase, a leitura é uma experiência sensorial. Ao procurar livros para crianças de 2 anos ou menos, priorize a durabilidade e a interação.
- Materiais: livros para a hora do banho feitos de plástico ou modelos de pano e cartonados rígidos com cantos arredondados são essenciais. Isso porque o bebê vai explorar com a boca e as mãos;
- Temas e formatos: procure escolher livros com texturas, abas para levantar e esconder, sons e com diversas cores. O conteúdo deve focar em objetos do dia a dia como animais, cores e rotinas simples, por exemplo, a hora de dormir, hora do banho, entre outras tarefas da rotina.
A fase do “Por quê?” – 3 a 5 anos
A imaginação começa a voar alto. Os livros para crianças de 3 anos em diante devem ter uma narrativa um pouco mais estruturada, mas ainda com muito apoio visual.
- Temas: histórias que abordam sentimentos, medo, alegria, raiva, além de amizade e situações cotidianas como o primeiro dia na escola ou a chegada de um irmãozinho;
- Formatos: livros ilustrados onde a imagem conta a história tanto quanto o texto. Rimas e repetições são excelentes, pois ajudam na memorização e na consciência fonética.
Alfabetização e descobertas – 6 a 9 anos
Aqui, a criança começa a ler sozinha, mas a leitura compartilhada ainda é muito importante. Um bom livro de histórias para crianças nessa fase deve equilibrar texto e imagem para não cansar e desinteressar o pequeno.

- Temas: contos de fadas, fábulas, lendas folclóricas, humor e aventuras leves. Histórias que envolvem resolução de mistérios simples ou vida escolar geram grande identificação;
- Formatos: gibis e histórias em quadrinhos são ótimas portas de entrada. Livros com capítulos curtos e uma letra maior facilitam a leitura autônoma.
Leitores autônomos – 10 anos ou mais
Nesta etapa, o jovem leitor busca sua identidade e aventuras mais complexas. Por isso, os livros para crianças de 10 anos já se aproximam da literatura juvenil.
- Temas: fantasia, ficção científica, mistério, histórias inspiradoras e que sejam sobre relacionamentos interpessoais e desafios do crescimento são ótimas alternativas;
- Formatos: sagas e séries de livros são ótimas para manter o hábito de leitura a longo prazo. O texto predomina, e as ilustrações tornam-se pontuais.
Saiba qual é a importância dos livros para crianças


Inserir a leitura na rotina diária oferece benefícios que duram a vida toda. Além de expandir o vocabulário e melhorar a escrita e a fala, os livros são ferramentas poderosas para desenvolver a empatia. Ao se colocar no lugar de um personagem, a criança aprende a compreender diferentes pontos de vista e culturas.
Além do desenvolvimento cognitivo, existe o fator emocional: o momento da leitura em família fortalece os vínculos afetivos. Ter um espaço em casa dedicado a isso — com uma estante organizada, almofadas no chão ou uma cabana lúdica — reforça para a criança que a leitura é um momento de prazer e descanso, e não uma obrigação.
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