O que remete ao feminino? Conheça o trabalho de 5 mulheres designers que criaram para a Tok&Stok e como seus olhares únicos podem enriquecer qualquer ambiente.
O Dia da Mulher, celebrado em 8 de março, é mais que uma data para comemorar. É também para nos lembrar da importância da atuação e conquistas das mulheres nas mais diversas áreas da sociedade ao longo do tempo. Seja onde ou como for, o olhar feminino está presente de alguma forma do nosso redor, e queremos valorizar cada um deles.
No nosso universo do design, decoração e inspiração, esse olhar não poderia estar mais próximo. Hoje, vamos destacar algumas mulheres que deixaram suas personalidades, referências e histórias em criações para a Tok&Stok. Joana Lira, Raíza Costa, Ana Strumpf, Carol Costa e Mana Bernardes são as representantes de outras tantas mulheres que fazem parte da história e do design que habita centenas de casas brasileiras há mais de 40 anos.
#Manifesto: O nosso feminino – O design pelo olhar da mulher brasileira
O que é feminino? No dicionário, é aquilo que é próprio ou relativo à mulher. Que tem qualidades ou atributos considerados como pertencentes às mulheres. Que é próprio de ou relativo à fêmea.
E o que é ser mulher em 2023? Muito mais que um rótulo pré-definido nas páginas de um livro.
É a soma de experiências únicas. Vivências compartilhadas. Trocas infinitas. Apoio. Suporte.
Liberdade para ser única na sua individualidade
e potência quando nos encontramos.
O nosso feminino é colaborativo.
Feito por nós. Juntas.
Conheça agora um pouco mais do olhar de cada uma das designers que já deixaram suas histórias representadas em seus traços para a Tok&Stok.
Joana Lira
“Entendi que queria mesmo era ser artista”. Ao crescer vendo os pais arquitetos, Joana Lira se encantava pela área e também era próxima do design e das artes. Quando entrou na faculdade de design gráfico, percebeu o que realmente queria e desde então, espalha sua arte por diversos segmentos – inclusive na decoração de interiores.
“Desejar ser uma mulher livre sempre foi meu mantra desde adolescente para construção do meu caminho”, expressa Joana. E sua liberdade é uma das marcas de seus traços, que já estamparam diferentes produtos em parcerias com a Tok&Stok.
Uma de suas particularidades é criar desenhos e estampas com uma veia brasileira forte e aplicá-los nas mais variadas situações. As linhas Delírio Delícia e Respiro sugerem momentos de calma, delicadeza e esbanjam elementos da cultura brasileira enraizadas na artista.
Acredito que toda vez que uma mulher dá voz, caminho ou forma a um pensamento forte, ele ecoa e reverbera em outros corpos femininos, criando novas camadas de inteireza e potência. – Joana Lira
Conheça as linhas de Joana Lira >>
Ana Strumpf
Ao autodenominar-se uma pessoa criativa, Ana Strumpf diverte, provoca bom-humor e colore seus produtos com muitas referências no mundo da moda e da pop art. “Desde sempre eu soube que eu tenho uma mente criativa e que eu preciso usar isso em algum lugar”.
Para a Tok&Stok, Ana Strumpf manteve sua essência inovadora e artística. A primeira parceria aconteceu em 2015, com uma coleção para crianças. Em 2021, a designer trouxe muito amor e humor em peças com multi referências, do movimento Memphis até o surrealismo. As linhas Plant the Love e Going Wild ajudam a colorir a decoração dos ambientes de uma forma divertida e marcante.
Todas as mulheres são criadoras. Sempre me inspiro e troco com mulheres. – Ana Strumpf
Mana Bernardes
Poeta, designer e artista plástica, Mana Bernardes vive de fazer o que nunca fez. Para ela, a sociedade patriarcal dá um peso muito forte inclusive na arte, regida por diretores, políticos e artistas homens. “A minha arte tem esse lugar de refletir sobre os espaços que estão sendo ocupados e criar novas maneiras de ocuparmos espaços”, declara.
Tendo a própria mãe como grande inspiração e exemplo de mulher forte e revolucionária, Mana Bernardes também bebeu referências brasileiras desde cedo. Depois de uma viagem com o pai aos 7 anos de idade para uma aldeia indígena Pataxó, descobriu seu gosto pela arte com materiais do cotidiano.
Essa identificação com a raiz brasileira a trouxe para assinar linhas para a Tok&Stok. “Com a parceria, eu consegui abrir o campo para um novo público que pode acessar a minha poesia e ter ela dentro dos objetos. Tudo isso fez parte de um movimento muito importante para a minha vida e para a minha realização como artista transdisciplinar”.
Conheça as linhas de Mana Bernardes >>
Cada realização minha eu dedico a todas as mulheres para que a realização de minha narrativa poética possa impulsionar mais mulheres a usarem a expressão como meio de vida. – Mana Bernardes
Carol Costa
Do hobby à paixão. Carol Costa, que é jornalista por formação, descobriu-se em meio às plantas na primavera de 2012 após criar o site Minhas Plantas. De lá para cá, como em uma árvore cheia de ramos, apresentou quadros, programas e web séries e escreveu livros. É, também, criadora da Universidade Minhas Plantas: o maior centro online de paisagismo do Brasil.
Resultado de dez anos de pesquisa e dedicação ao universo da jardinagem e com o olhar atento ao design e à funcionalidade de cada item, Carol dedicou à coleção Bromélia – criada com exclusividade para a Tok&Stok – escolhas com desenho sofisticado e atemporal.
É aceitar com coragem e leveza a mulher que me habita. – Carol Costa
Conheça a linha de Carol Costa >>
Raíza Costa
Artista, diretora de arte, mãe, chef de confeitaria… Raiza Costa é uma personalidade com múltiplas facetas, além de ser especialista em desenvolver verdadeiras delícias — de cenários à sobremesas. E em parceria com a Tok&Stok, assinou uma coleção feita para despertar os seus sentidos com características que são sua marca registrada: criativa e escalafobética.
Na sua cozinha encantada, tudo é possível com peças cheias de detalhes, prontas para estrelar diferentes contextos de decoração. Seja para organizar, preparar, servir ou receber, cada momento vira uma experiência mágica.
“Esta linha é muito especial. Ela tem o peso de um produto que leva meu nome, minha assinatura. Isso é muito importante para mim! Eu comecei minha história há 13 anos, criei o primeiro canal de confeitaria do Brasil e sempre quis agregar valor de marca com o visual, o acabamento e todos os detalhes. É um trabalho que meus fãs olham e sabem que é meu, por isso têm um impacto grande na minha vida”, comemora Raiza Costa, orgulhosa.
Pra mim, feminino está relacionado à criação. Desde uma pessoa até uma cadeira. O verbo criar é quase um sinônimo de feminino, afinal, somos nós quem cuidamos. – Raiza Costa
Conheça a linha de Raiza Costa >>
Processo colaborativo no dia a dia
Na Tok&Stok, o olhar feminino das mulheres está por toda parte. No nascimento de novas campanhas, no acerto de parcerias, no contato com o cliente, na organização do estoque, na liderança de times… é um olhar que não caminha só.
O processo colaborativo é justamente o grande destaque dos nossos times compostos por ou com mulheres, que destacam características de mundos, paralelamente, individuais e coletivos.
Como surgiu o Dia Internacional da Mulher
Mesmo com a celebração anual, você pode se perguntar por que dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A história que registra a data conta com uma série de fatos marcantes que a construíram e se mostram simbólicos até hoje.
A celebração nasceu da luta pelo reconhecimento do movimento trabalhista como um evento anual pela Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira manifestação aconteceu em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, exigindo melhores condições de trabalho.
Um ano depois, foi declarado o primeiro Dia Nacional da Mulher naquele país. A ideia de tornar a data internacional foi da alemã Clara Zetkin, em 1910. Em 8 de março de 1917, trabalhadoras do setor de tecelagem na Rússia fizeram uma grande greve com milhares de operárias nas ruas. Dessa forma, a data ficou marcada e em 1975 foi institucionalizada pela ONU.