Atendendo a diferentes propostas e momentos, os tipos de iluminação tem funções que podem valorizar os ambientes e torná-los mais agradáveis, aconchegantes e funcionais. Relaxar, despertar, aumentar a produtividade ao estudar ou cozinhar são apenas alguns dos benefícios que a iluminação ideal pode agregar para um espaço ou atividade.
Então, para conhecer os principais tipos de iluminação indireta e direta, o blog TokEmCasa preparou um conteúdo para ajudar a tirar as suas dúvidas sobre esse assunto. Além de dicas para você saber como usar nos ambientes para aproveitá-los ao máximo. Confira algumas inspirações para aplicar na sua casa.
Afinal, quais são os principais tipos de iluminação?
Há três grupos de iluminação principais que ajudam a definir o tipo de luminária para cada espaço. São eles: geral, de tarefa e de destaque. Para cada uma, existe uma maneira de agregar aos ambientes não apenas luz, mas também sensações que vão do relaxamento à alta produtividade.

Usada para alcançar todo o ambiente, a iluminação difusa clareia os espaços de maneira uniforme e suave, sem criar muitas sombras e contrastes com os objetos. Entre os tipos de iluminação, essa opção é bastante versátil, funcionando com diferentes luminárias – geralmente posicionadas no teto, como a iluminação de trilho, por exemplo.
Para criar este efeito, são usadas lâmpadas fortes com algum tipo de filtro, que pode estar em uma luminária pendente de vidro ou acrílico, por exemplo. Além disso, ela é indicada para cozinhas, salas de estar e jantar, já que não ofuscam o olhar.
Iluminação geral indireta
Este tipo de iluminação também proporciona luz aos ambientes de forma uniforme, mas o efeito depende bastante de reflexos em superfícies claras, como paredes e teto. Por isso, ela não é o principal foco, mas pode ressaltar áreas de um ambiente e levar a luz de forma suave. Elas são usadas a partir do piso ou sancas em forros de gesso – que são modelagens no teto que escondem as luminárias, mas refletem a luz.
Além disso, essa é uma boa alternativa para compor a iluminação da sala, no cantinho da leitura, por exemplo, ou próximo ao bar, para proporcionar um toque aconchegante e convidativo no espaço.
Tipos de iluminação direta ou de tarefa
Nessa opção, a luz é direcionada para um ponto específico, ideal para atividades que precisam de um foco mais individual. Sendo assim, para iluminar bancadas ou em escrivaninhas, por exemplo, esse tipo de iluminação é uma opção bem-vinda.
Isso porque as lâmpadas brancas são aliadas das tarefas que precisam de atenção e ajudam na produtividade. Pensando nisso, luminárias como spots direcionáveis, abajures, lustres e pendentes, entre outros modelos com estruturas que direcionam a luz são as mais indicadas – usando sempre lâmpadas de LED, que não alteram as cores dos objetos que iluminam.
Iluminação linear


Nesse tipo de iluminação, as luzes formam linhas contínuas de luz, que podem ser feitas por lâmpadas específicas nesse formato ou pelo uso de luminárias. Com isso, essa alternativa é indicada para ambientes que precisam de mais funcionalidade, como banheiro ou cozinha, por exemplo.
Além disso, essa iluminação para cozinha, banheiros, entre outros cômodos, também não agride os olhos, é aconchegante e forma uma estética bastante atrativa para o ambiente, oferecendo mais praticidade para o dia a dia.
Iluminação de destaque
Como o próprio nome já sugere, entre os tipos de iluminação, essa versão é usada para destacar algum ponto do espaço, entre eles peças como quadros, vasos ou móveis, por exemplo. Ele também realça paredes com revestimentos interessantes a partir do seu efeito mais concentrado.
A iluminação de destaque pode ser usada na sala, em varandas com paisagismo e também no hall de entrada, iluminando uma área com espelho ou cabide para bolsas. Além disso, as luminárias de piso podem dar esse resultado e ainda incrementar a decoração com estruturas de diferentes modelos.
Iluminação de orientação
Usada em corredores, próxima a corrimãos de escada, jardins ou piscinas, essa iluminação ajuda a orientar o caminho a ser percorrido na transição entre os ambientes.
Ela não é tão forte, mas precisa ser contínua para cumprir sua função. Sendo assim, a iluminação de orientação é feita de forma embutida para garantir a segurança em locais que tem uma baixa luminosidade natural.
TokEmCasa: confira dicas e inspirações para decorar e organizar a sua casa
Os tipos de iluminação oferecem também uma grande variedade de possibilidades. Além da sua funcionalidade, cada opção é capaz de levar conforto, bem-estar e alternativas de decoração aos ambientes.
Além disso, conhecer mais desta etapa tão importante para a casa facilita até mesmo na economia de energia e na sua relação com cada cômodo. Acompanhe mais dicas e inspirações como essa no blog TokEmCasa e confira como compor o seu cantinho da leitura, qual é a cor do ano, como deixar a sua casa organizada com dicas práticas e muito mais!