Cozinhar em um ambiente desorganizado pode dificultar os preparos e ainda gerar estresse, não é mesmo? Por isso, é fundamental saber como organizar armário de cozinha para deixar tudo em seu devido lugar, não apenas por uma questão de estética, mas de funcionalidade e praticidade.
Uma cozinha organizada otimiza tempo, já que você encontra tudo rapidamente; economiza seu dinheiro, pois evita a compra de itens duplicados; e torna o ato de preparar uma refeição muito mais prazeroso.
Para te ajudar a alcançar esse objetivo, o blog TokEmCasa preparou um guia completo, com um passo a passo para deixar tudo no lugar, dicas práticas para organizar cada tipo de item e uma lista de produtos que vão te ajudar nessa tarefa.
Antes de começar: o passo a passo para preparar seus armários
Para uma organização que realmente dure, não adianta arrumar apenas o que já está bagunçado. Para isso, é preciso criar um sistema, então, faça uma preparação cuidadosa com o passo a passo a seguir.

1. Esvazie tudo
Para conseguir ter uma visão geral do espaço que você tem disponível e de todos os itens que precisam ser arrumados, comece esvaziando todos os seus armários, uma seção de cada vez. Coloque tudo sobre a mesa ou a bancada e comece a retirar tudo aquilo que não faz mais sentido guardar.
2. Limpeza e setorização
Com os armários vazios, aproveite para fazer uma limpeza para começar a organizar a cozinha. Use um pano úmido com o limpador adequado para o material do seu móvel para higienizar prateleiras e gavetas. Esse também é um ótimo momento para forrar as superfícies com um material emborrachado, que protege os móveis e facilita as próximas limpezas.
3. Mapeando o espaço disponível: a lógica da setorização
Antes de guardar tudo de volta, pense estrategicamente e procure criar espaços funcionais. O ideal é que os itens fiquem guardados o mais perto possível de onde são usados. Por exemplo:
- Preparo: panelas, potes, conchas, espátulas, facas, tábuas e temperos podem ficar perto do fogão;
- Louças: pratos, copos e talheres perto da pia ou da mesa de jantar;
- Café da manhã: para facilitar o momento de preparar o café da manhã, é ideal deixar xícaras, potes de café e açúcar perto da cafeteira.
Confira dicas de como organizar cada item nos seus armários


Com o seu plano de setorização em mente, é hora de guardar cada categoria de item da forma mais funcional possível, de acordo com as suas necessidades. Inspire-se com algumas ideias:
Organizando os mantimentos
A despensa precisa ser funcional. Por isso, transfira alimentos como arroz, feijão, farinha e açúcar das embalagens originais para potes herméticos, com etiquetas para identificar cada alimento e a validade de cada um. Organize-os nas prateleiras usando a lógica de deixar o que você usa mais na parte da frente para facilitar a rotina.
Organizando os pratos, copos e xícaras
Empilhe os pratos por tipo: rasos, fundos e de sobremesa, deixando os de uso diário na parte mais acessível. Se as suas prateleiras são muito altas, um organizador de pratos para armário é a solução perfeita, pois cria um segundo andar e duplica o espaço de armazenamento. Para copos e xícaras, agrupe-os por conjunto e organize em fileiras.

Organizando as panelas e tampas
As panelas costumam ocupar muito espaço. Então, qual é a melhor forma de guardá-las? Empilhando da maior para a menor ou guardando em prateleiras dentro dos armários, usando um organizador de panelas para armário, que facilita o acesso e mantém tudo em seu devido lugar.
Organizando os talheres e utensílios maiores
A gaveta de talheres é um clássico e pode se tornar uma bagunça, caso não tenha uma organização adequada. Então, use e abuse das divisórias para separar garfos, facas, colheres e outros itens menores.
Para utensílios maiores, como espátulas e conchas, ter um porta-utensílios na bancada é uma ótima opção. Se preferir guardá-los, use uma gaveta funda com divisórias maiores para visualizar tudo com mais facilidade.
Itens que simplificam a organização do armário de cozinha
Para levar a organização a outro nível, um bom organizador de armários de cozinha faz toda a diferença em cada espaço. Veja alguns deles:
Organizadores de prateleira: criando novos andares
O organizador de armários é um item simples que tem um impacto enorme na organização. Você o encaixa dentro do seu armário, criando um novo nível para empilhar louças ou mantimentos sem risco de queda.
Divisórias de gaveta: cada coisa em seu lugar


Essenciais para os talheres, as divisórias também são perfeitas para gavetas maiores, ajudando a organizar panos de prato, jogos americanos ou utensílios de preparo e de servir.
Caixas e cestos organizadores: agrupando por categoria
Use uma caixa organizadora empilhável para agrupar itens de uma mesma categoria que são usados com menos frequência, como pequenos eletroportáteis ou mantimentos, por exemplo. Já os cestos pequenos são ótimos para guardar pacotes de salgadinhos e outros lanches na despensa.
Suportes e ganchos adesivos: aproveitando as portas
As portas dos armários são uma ótima maneira de economizar espaço. Use ganchos adesivos na parte interna para pendurar xícaras medidoras, luvas térmicas ou até mesmo as tampas das panelas, liberando espaço nas prateleiras.
Confira outras dicas de organização no blog TokEmCasa
Como você viu, com o uso de organizadores e um bom planejamento, é possível transformar a organização dos seus armários. Uma cozinha arrumada não só parece mais bonita, mas também torna sua rotina mais leve e funcional, para que você gaste seu tempo com o que realmente importa: a alegria de cozinhar. Para continuar se inspirando, veja outros posts do blog TokEmCasa sobre organização da casa, dicas de decoração e muito mais!