Veja como manter a cozinha em ordem com soluções criativas, otimizando o uso do ambiente.


Manter a cozinha bem decorada e, ao mesmo tempo, organizada, facilita o dia a dia de quem prepara os alimentos e faz ali as refeições. Por isso, fazer escolhas primárias de móveis e acessórios funcionais, que na prática terão as duas funções, tornarão o ambiente agradável e favorável. Bem como é possível deixar utensílios à mão e torná-los parte da decoração, por exemplo.

Do mesmo modo, a limpeza é item fundamental na cozinha. Manter utensílios, panelas e superfícies organizadas ajuda na higiene e sanitização deste ambiente, que precisa estar sempre asséptico. Definitivamente, este passo deve fazer parte de todos os processos dentro da cozinha na hora de decorar e organizar.

Para te inspirar a redecorar e deixar a sua cozinha organizada, confira 15 dicas para deixar tudo em ordem com estilo e criatividade.

Paredes para decorar

As paredes da cozinha não precisam servir apenas para delimitar o cômodo. Escolha alguns dos espaços para colocar nichos e prateleiras para apoiar potes e vidros translúcidos, que combinam com qualquer cor de decoração e ainda ajudam a visualizar o interior mais facilmente. Experimente também usar alguns ganchos para pendurar frigideiras com fundo decorativo.

Tigelas, jogos de xícaras de café, pratos, canecas, livros de receitas, temperos e tudo o que combine com o visual da cozinha também podem ser colocados nas prateleiras.

Você pode organizar a cozinha transformando nichos de parede em adegas suspensas. Primeiro, atente-se ao limite máximo de peso que cada nicho suporta. Depois, é só colocar os copos, taças e garrafas nos nichos para o happy hour e aproveitar.

Se você tem louças raras que guarda para uma ‘ocasião especial’, é hora de deixá-las à mostra com uma decoração autêntica, apoiando nos suportes de parede. Assim, você deixa os pratos do dia a dia decorando e, ao mesmo tempo, ao alcance das mãos na hora de serem usados. É prático e você torna todos os dias um momento especial.

Os suportes de parede de metal funcionam melhor quando a intenção é apenas deixar os pratos à vista. Já os modelos de madeira são eficientes para quem vai tirar e colocar de volta no lugar o tempo todo.

Barras metálicas com ganchos para pendurar utensílios, porta-talheres, porta-temperos e até escorredores de louças, podem ser a solução de como organizar uma cozinha de forma prática. Na hora de instalá-las, opte por uma altura que facilite o acesso aos objetos utilizados no dia a dia.

Como organizar a cozinha com estantes

Por reunirem os utensílios em um só lugar, as estantes facilitam o acesso aos alimentos e inúmeros utensílios utilizados no preparo deles. Veja como a praticidade delas pode contribuir para a funcionalidade do ambiente.

Estantes aramadas são ideais para dar um toque industrial à decoração e organização da cozinha. Versáteis, elas possuem uma estrutura vazada que facilita o uso de ganchos para pendurar panelas e canecas, além de prateleiras reguláveis que se adaptam à altura de potes e pilhas de louças.

Direto da sala de estar para a cozinha, a estante de madeira, pode ser uma solução de como organizar uma cozinha charmosa com acessórios e utensílios: desde copos e taças até as louças brancas usadas nas refeições do dia a dia.

Monte uma biblioteca gourmet

Ter na cozinha um espaço reservado para os livros de receita pode facilitar o trabalho de quem prepara as refeições. A seguir, saiba como montar uma biblioteca gourmet e conseguir dar um toque de originalidade à decoração da cozinha.

É importante lembrar: na hora de pensar em como organizar uma cozinha e, para escolher a prateleira ideal, é preciso ficar atento ao que será colocado sobre ela. Portanto, leve em consideração a disposição do espaço que irá comportar os utensílios.

É importante lembrar: na hora de pensar em como organizar uma cozinha e, para escolher a prateleira ideal, é preciso ficar atento ao que será colocado sobre ela. Portanto, leve em consideração a disposição do espaço que irá comportar os utensílios.

No caso dos livros, prateleiras leves ou no modelo de suporte invisível, que comporta materiais que não são muito pesados serão suficientes. Mas, se usar a prateleira para acomodar um eletrodoméstico, como um microondas por exemplo, a prateleira e estrutura devem ser resistentes para suportar o peso.

Na hora de cozinhar, o livro de receitas ou o tablet pode ser apoiado em um suporte de mesa ou de parede, tudo depende do espaço ou estilo de quem os usa. Sem ocupar muito espaço, ou comprometer a decoração do ambiente, o porta-revistas pode ser útil na hora de guardar o livro de receitas na cozinha.

Aposte na multifuncionalidade

Caixas e cestos organizadores podem ser grandes aliados na organização de móveis sem gavetas. Use-os para agrupar em um só lugar itens pequenos que dividem espaço com objetos maiores, como fôrmas, panelas e travessas.

Tigelas, jogos de xícaras de café, pratos, canecas, livros de receitas, temperos e tudo o que combine com o visual da cozinha podem ser colocados em prateleiras.

Dê ares de armazém à cozinha. Use baleiros como porta-temperos e substitua as balas por uma seleção especial de ervas, especiarias e condimentos.

Para decorar e informar, use uma lousa colocada na cozinha que serve para anotar recados, ingredientes de receitas ou até mesmo comunicado sobre o prato do dia.


Use sua criatividade na hora de organizar a cozinha. Explore as peças que tem e complete com itens de decoração que também são funcionais e vão ajudar na hora de cozinhar. Para encontrar esses utensílios, móveis e acessórios, confira a curadoria Tok&Stok de produtos para cozinha e inspire-se.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.