Saiba como preparar o espaço de estudo para ter tudo em ordem e sempre à mão


Ter um espaço de estudo apropriado e organizado é essencial para concentração – principalmente de crianças e adolescentes. Bagunça, brinquedos e estudos não são uma boa combinação, pois a distração é inevitável e o foco do que está sendo feito se vai. É como trabalhar em um espaço desorganizado, rodeado de objetos espalhados.

É por isso que montar um espaço de estudo personalizado pode ajudar na concentração dos pequenos. E saber o que é preciso para deixar este espaço ideal para os estudos vai facilitar o processo. Confira uma seleção de dicas que podem fazer toda a diferença na hora de estudar em casa.

Iluminação do espaço de estudo

Conforto, tranquilidade e iluminação natural fazem toda a diferença para qualquer cantinho de estudo. Opte por locais onde a circulação de pessoas seja a mínima possível, para não tirar a atenção do estudante, e sejam próximos à janela para que a iluminação natural favoreça a economia da eletricidade durante o dia.

Se possível, deixe a mesa em posição perpendicular à janela para a luz do sol não incidir diretamente sobre ela. Esta medida evita que haja sombra na área de trabalho.

Use luminárias de mesa com foco ou braço articulado para iluminar por completo o cantinho de estudos. Com ela você pode substituir a iluminação natural, caso necessário, e ainda projetar a luz sem correr o risco de causar sombras ou ofuscar a visão.

Lâmpada fluorescente compacta com luz branca pode ser a iluminação certa para a mesa de trabalho. Com ela a possibilidade de sono diminui e o rendimento de quem a usa aumenta.

Que móveis escolher?

Explore as vantagens de espaços inutilizados ou use móveis modulares para criar um espaço de estudos inteligente. Com eles, é possível aproveitar cada área livre sem deixar de respeitar as medidas, o conforto e a funcionalidade do ambiente.

Mesas e gaveteiros modulares, com altura e profundidade semelhantes são ideais para montar composições personalizadas com as necessidades do ambiente e de quem as usa.

Dicas práticas para decorar o espaço de estudos

Uma maneira de ter mais ergonomia é investir em móveis adequados ao peso e tamanho de crianças e adolescentes. O ideal é usar uma cadeira com encosto e braços. A mesa de estudos deve ter profundidade indicada para as atividades desempenhadas e as estantes para livros com prateleiras que estejam ao alcance de todos.

Além disso, aposte na multifuncionalidade de mesas com gavetas embutidas, ideais para quem dispõe de pouco espaço para gaveteiros, e de estantes com prateleiras reguláveis, recomendadas para quem precisa adequá-la ao biotipo e necessidade de cada pessoa.

Outra dica é ter as paredes como aliadas na hora de guardar livros e materiais escolares em locais compactos. Nichos e prateleiras podem organizá-los com praticidade e deixá-los sempre ao alcance sem comprometer a circulação do ambiente.

É importante avaliar o perfil de quem usa o quarto antes de instalar na parede complementos como nichos e prateleiras para garantir a segurança e praticidade. No caso de crianças pequenas é recomendado deixá-los em uma altura ao alcance dos olhos e das mãos.

Acessórios para escrivaninha

Use sua criatividade e o estilo escolhido para decorar este espaço de estudos. Ele pode ajudar na concentração enquanto mantem o ambiente decorado, confortável e com design arrojado. Aposte em acessórios funcionais, como porta canetas, caixas organizadoras e memory boards, que podem variar em cores, tamanhos e materiais.


Organizar o espaço de estudo de acordo com as necessidades do estudante faz toda a diferença na concentração, e isso é possível sem deixar a decoração de lado. Inspire-se nos ambientes Tok&Stok e redecore o espaço de estudos da sua casa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.