Essenciais na cozinha, as panelas possuem diferentes materiais, formatos e usos. Veja dicas para escolher a ideal


Você decide fazer aquela receita saborosa e elaborada para uma grande ocasião, escolhe os ingredientes e os utensílios. Mas na hora do cozimento, o prato principal saiu do ponto. Você fez tudo certo, mas para o processo principal pode ter escolhido a ferramenta errada: a panela.

A escolha da panela certa para determinado tipo de alimento pode interferir no resultado do cozimento e preparo da receita. São diferentes modelos, materiais, tamanhos e formatos específicos que devem ser levados em consideração para obter o resultado desejado ao cozinhar.

Veja uma seleção dos tipos de panelas e seus respectivos diferenciais com relação à cocção dos alimentos, design e materiais para diferentes soluções e saiba como escolher a panela ideal para cada prato.

Tipos de panela

Caçarola

Panela com laterais mais altas e duas alças, indicada para o preparo de molhos, sopas e cozidos. Por serem alimentos que pesam mais, as duas alças facilitam na hora do transporte.

Frigideira

Versões bem pequenas dos tipos de panela, com bordas levemente altas, são próprias para fritar ovos. Os modelos maiores, e com bordas mais altas, são indicados para cozinhar pratos com maior volume ou que possuam líquidos.

Já as frigideiras de bordas mais baixas são indicadas para preparar alimentos sem precisar tocá-los, apenas manuseando-a para virá-los, como panquecas que podem ser viradas quando jogadas levemente para cima.

Panela de pressão

Alimentos preparados na panela de pressão têm cerca de 90% das vitaminas preservados. Quando feitos a vapor, preserva-se cerca de 75% delas, porém ao serem fervidos mantém-se entre 40% e 65%.

Na hora de colocar água, deve-se colocar apenas 2/3 da capacidade da panela. A água deverá estar mais ou menos na altura do parafuso inferior que prende o cabo.

Os alimentos começam a cozinhar efetivamente na hora em que a válvula começa a soltar vapor. A partir daí, baixe o fogo e comece a marcar o tempo de cozimento de acordo com o necessário para cada alimento ou receita.

Alimentos preparados nesse tipo de panela têm cerca de 90% das vitaminas preservados. O preparo a vapor, preserva cerca de 75% e fervê-los mantém entre 40% e 65%.

Opções de panelas >>

Panela Wok

Dentre os tipos de panela, essa é indispensável no preparo de diversos pratos da cozinha asiática: desde aqueles à base de macarrão até quanto legumes.

Curiosidade: O formato curvo na panela wok é proposital, pois faz com que o calor seja transmitido uniformemente, o que permite que os alimentos sejam cozidos rapidamente, sem perder suas propriedades naturais.

Tipos de panela por material

Conheça as vantagens e curiosidades dos diferentes materiais de composição das panelas.

» Panelas de Aço inoxidável

Esse tipo de panela resiste a variações bruscas de temperatura. É conhecido por distribuir o calor por igual e o conservá-lo muito bem (principalmente quando usado em panelas com revestimento ou fundo duplo). Ideal para cozinhar arroz e macarrão.

Antes de usar a panela pela primeira vez, ferva três vezes com água. Isso ajuda a impedir a liberação de elementos tóxicos nos alimentos. Esses tipos de panela não devem ser usados para guardar alimentos por muito tempo. Devem ser secadas rapidamente, pois o cloro contido na água pode deixar manchas.

» Panela Teflon (revestimento antiaderente)

Antes do primeiro uso, unte-o com um pouco de óleo e leve ao fogo para esquentar. Isso ajuda a garantir melhor desempenho da panela. Devem ser trocadas a cada 5 anos ou toda vez que for observado que o revestimento antiaderente está descamando.

Utilize utensílios de madeira ou plástico e não use esponjas abrasivas para lavar esses tipos de panela, afim de evitar danificar o revestimento interno.

» Panela de alumínio

Bastante populares no mercado, panelas de alumínio contam com preços acessíveis e boa durabilidade. Recomenda-se não polir ou usar abrasivos internamente, pois isso evita que o material contamine os alimentos.

Esse tipo de panela é uma opção para fritura de alimentos por imersão, pois mantém uma boa qualidade do óleo que pode ser utilizado por mais de uma vez. Ao contrário do que se pensa, alimentos fritos com mais óleo, e posteriormente colocados sobre papel absorvente, retém menos óleo do que os fritos em pouca quantidade.

» Panelas de Ferro

Cozinham os alimentos uniformemente, mesmo em temperatura intensa e se mantêm quentes por bastante tempo, mesmo após saírem do fogo.

Essas panelas são indicadas para alimentos que levam muito tempo no fogo como cozidos e ensopados. Liberam ferro nos alimentos, o que auxilia o tratamento de anemia. Quanto mais velha, maior a liberação de ferro e por isso, são indicadas para vegetarianos.

» Panelas de ferro fundido esmaltado

Com forte apelo estético, podem ser usadas tanto direto na chama do fogão, como ir direto ao forno e à mesa. Como retêm muito calor, é indicado que sejam utilizadas em fogo baixo. Os modelos fabricados antes de 1980, possuíam chumbo e cádmio (metais pesados, nocivos à saúde) na composição do esmalte. As mais recentes obedecem o padrão da Anvisa.

» Panelas de Barro

Ideal para pratos que precisam ser cozidos lentamente, além de conservarem o calor, continuam cozinhando os alimentos por mais 20 minutos fora do fogo. Este material também tem a vantagem de não liberar qualquer sabor ou substância para os alimentos. É preciso tomar cuidado para não deixar os alimentos grudarem no fundo.

Leia também: Como organizar as gavetas da cozinha


Existem diversos tipos de panela e cada uma é indicada para uma especificidade na hora de preparar os alimentos. Conhecê-los melhor pode tornar a preparação das comidas bem mais rápida e gostosa. Encontre a panela ideal para seus pratos na Tok&Stok e torne o momento de cozinhar mais simples e cheio de estilo.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.