Dicas básicas de como organizar as gavetas da cozinha para manter utensílios e acessórios sempre à vista


Quantas vezes você começou a cozinhar e teve que parar por alguns minutos para procurar um utensílio? Isso acaba gerando perda de tempo e produtividade, por isso, deixar as peças à mão contribui para gerar fluidez no preparo e consequentemente, mais momentos de qualidade em casa.

Manter uma cozinha organizada também reflete em economia financeira. Quando tudo está no seu devido lugar, é possível encontrar com facilidade cada utensílio e acessório, ou seja, o risco de comprar algo duplicado reduz drasticamente. 

Confira as dicas a seguir para manter os utensílios da cozinha arrumados (com ou sem organizador de gaveta) e coloque em prática para facilitar seu dia a dia.


Primeira gaveta

Reserve a primeira gaveta para guardar os talheres de mesa e utensílios menores. Você pode utilizar organizadores de gaveta para separá-los por função. Organizadores com compartimentos avulsos, na maioria dos casos, se adaptam melhor a tamanhos variados de gavetas.

Manter os talheres na primeira gaveta se deve ao fato de que eles são utilizados com maior frequência. Por isso, é mais prático mantê-los o mais próximo possível do alcance.

Veja também: Ideias funcionais para organizar a cozinha


Segunda gaveta

Utilize a segunda gaveta para guardar utensílios usados no preparo de alimentos (conchas, escumadeiras, batedores, etc.) e acessórios menores como abridores, descascadores, raladores, luva de forno e abridores de lata ou garrafa.

Gavetas com corrediças telescópicas são mais resistentes e fáceis de abrir, o que possibilita que acessórios mais pesados e delicados como pratos possam ser guardados. Na hora de adquirir o móvel, seja com gavetas normais ou gavetões, fique atento a cada um dos detalhes que compõem o produto.

Se você ficou em dúvida entre armazenar pratos ou utensílios, identifique quais acessórios e utensílios você utiliza com mais frequência depois dos talheres. São eles que devem integrar o espaço da sua segunda gaveta. Saber priorizar é um dos segredos para manter as gavetas organizadas.


Terceira gaveta

Se sua gaveta tem uma altura média, use-a para organizar guardanapos, jogos americanos, panos de prato ou toalhas de mesa. Caso seja um gavetão, pode ser um bom local para guardar objetos mais volumosos, como recipientes, formas, potes e panelas.

Lembrando que a premissa para organizar gavetas é elencar quais itens você usa com mais frequência para colocá-los à frente dos demais. Outra grande vantagem das gavetas ou gavetões com divisórias é o fato deles serem mais fáceis de limpar e organizar, pois oferecem a chance de setorizar locais para objetos maiores ou mais pesados.


Como organizar gavetas baixas e gavetões

Conheça as indicações de uso dos gavetões e das gavetas tradicionais e escolha o mais indicado para a sua cozinha. Você também pode optar por uma versão de gaveteiro que mescla os dois tipos de gavetas, com duas gavetas baixas e abaixo dela, um gavetão – um modelo ideal para cozinhas mais compactas.

Gavetões

Eles são ideais para guardar panelas, potes ou pratos. Confira este breve passo a passo para que você consiga aproveitar esse espaço da melhor maneira possível:

– Faça uma seleção prévia do que você realmente usa. Doe ou descarte os demais itens;

– Categorize os utensílios. Isso quer dizer que peças pouco usadas devem estar na parte menos acessível do gavetão;

– Guarde todos os jogos de panelas e de demais recipientes juntos. Para manter a organização, separe-os por tamanho e utilidade;

– Opte sempre que possível por recipientes quadrados ou retangulares ao invés dos redondos, pois é possível ocupar integralmente o espaço dos gavetões.

Como organizar gavetas tradicionais

É comum encontrar em cozinhas de casas e apartamentos gavetas tradicionais sendo utilizadas para guardar talheres, panos de prato ou utensílios menores. Nesses casos, a premissa sobre como organizar gavetas funciona de maneira semelhante aos gavetões:

– é necessário fazer uma seleção prévia e ficar somente com o que for útil;

– mantenha os utensílios semelhantes próximos uns aos outros;

– utilize divisórias para que a organização se mantenha por mais tempo;

– no caso das toalhas de mesa e de louças, deixe-as bem dobradas e organizadas de forma que não atrapalhem para abrir a gaveta.


Agora, aproveite para fazer um check-list de cada um desses pontos e ajuste o que for necessário. Na Tok&Stok você vai encontrar diversas opções de gaveteiros, organizadores de gaveta e utensílios variados para você deixar tudo em ordem com design arrojado.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.