Veja algumas dicas de como usar quadros decorativos em diferentes ambientes e como formar composições harmoniosas


Independente do estilo adotado para cada ambiente, o uso de quadros decorativos é sempre bem-vindo. São diferentes formatos, cores e tendências que ornamentam os espaços e exploram a personalidade de quem mora ali. Dessa forma, os quadros são uma opção prática e original para transmitir a identidade do ambiente.

A princípio, para que os ambientes permaneçam harmônicos em meio à composição de quadros, é preciso estar atento a algumas orientações para que as peças, mesmo que com formatos diferentes, se tornem um conjunto. Pensando nisso, apresentamos sugestões para você criar composições personalizadas e aproveitar ao máximo seu espaço.

Ver opções de quadros e telas >>


Composição de quadros decorativos

Para montar uma composição com quadros, a dica é harmonizar os volumes. Se há um quadro muito maior que os demais, evite posicioná-lo nas extremidades, pois pode ser mais difícil coordenar os demais.

Monte no chão a composição que gostaria de fazer na parede, pois assim você terá mais liberdade para trocar os elementos de lugar até encontrar a composição ideal. Depois é só fotografar e usar a foto como base para a parede.

Outra maneira de fazer é cortar pedaços de papel do tamanho dos quadros, e trabalhar com eles, colando na parede. Ao final, vá retirando os papéis e substituindo pelos quadros. Você pode montar diversas opções de composições de quadros diferentes para escolher.


Simetria dos quadros decorativos

É possível criar composição assimétrica e simétrica dos quadros. Cada estilo de decoração segue um tipo de composição, bem como de tamanhos de quadros. Se você prefere uma temática simples, minimalista ou futurista por exemplo, vale apostar em quadros em preto e branco ou tom sobre tom. Eles combinam com espaços modernos que usam branco, preto e cinza nas paredes.

Outro ponto importante para levar em consideração é que a composição de quadros deve combinar com o estilo dos moradores e com a proposta do ambiente. Uma forma de fazer com que eles conversem entre si é encontrar algo em comum, seja a cor, o estilo, o tamanho ou a temática.

Basicamente, para formar uma composição de quadros simétrica é preciso encontrar o centro da região onde será feita a composição e distribuir quadros de mesmo tamanho em ambos os lados.

Composição assimétrica de quadros

A composição assimétrica de quadros permite brincar com tamanhos, molduras, formatos e imagens. Busque trabalhar o volume e as cores de forma leve e espontânea, prezando sempre pelo equilíbrio.

Em relação à disposição dos quadros, não existe uma regra absoluta. No entanto, para manter a harmonia no ambiente algumas dicas funcionam muito bem:  

  • deixar os quadros distantes entre si de 7 a 10 cm;
  • sempre utilizar a mesma distância entre as peças (se escolher 8 cm, que seja 8 cm para todas).

Quadros apoiados sobre móveis ou no chão

Caso exista alguma restrição para pendurar os quadros na parede, por questões de contrato de aluguel do imóvel por exemplo, uma alternativa para não perfurar a parede e ainda decorar com quadros é apoiá-los em uma superfície. Apenas encoste o quadro na parede, apoiando no chão ou em algum móvel.

Para seguir a ideia, basta seguir algumas orientações na hora de fazer a composição de quadros:

  • se houver crianças ou animais domésticos é importante fixar os quadros na parede de forma discreta (fita dupla face e adesivo de silicone podem ajudar);
  • vale fazer sobreposição de quadros, usando peças maiores e menores, basta lembrar de posicionar quadros maiores atrás e menores na frente.

Quadros decorativos para sala

Geralmente, a sala de estar é mais utilizada como o espaço para descansar e receber visitas. Isso faz com que seja importante que a decoração esteja de acordo com o gosto e rotina dos moradores. Nesse sentido, a composição de quadros tem um papel importante na etapa final do design de interiores. 

Algo que tem sido cada vez mais comum na decoração são quadros com fotografia repartida. Isso funciona basicamente assim: quebrar uma imagem em partes, como um quebra-cabeças, e com as partes formar uma composição.

Leia também: Como ter uma sala multifuncional em 3 passos


O uso de quadros tem muito poder na decoração dos ambientes da casa e escritório. A partir das inspirações de modelos e das informações sobre essa alternativa, observe cada cômodo com atenção e imagine como você poderá dispor um conjunto de quadros.

Aproveite para conferir os quadros decorativos com a curadoria Tok&Stok e escolha as opções que mais combinam com o seu estilo.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.