Casas pequenas exigem ambientes multifuncionais. Confira dicas para criar uma sala polivalente.


É cada vez mais comum se deparar com casas ou apartamentos que tenham um só ambiente com duas ou mais funções. Por isso, ao usar os elementos certos, é possível dar vida a um espaço integrado, como uma sala multifuncional. Nela, não há barreiras físicas, apenas o uso de móveis e acessório para delimitar espaços.

Separamos três passos principais para distribuir e organizar espaços multifuncionais sem deixar de lado o charme do ambiente.


1. Móveis polivalentes para sala multifuncional

Procure delegar mais de uma função aos móveis de salas conjugadas para ajudar na integração e demarcação de áreas distintas dentro de um mesmo ambiente. Por não ter paredes divisórias, o fato de escolher os móveis certos é fundamental para criar uma sala multifuncional harmônica.

decoração de sala multifuncional

decoração de sala multifuncional

Os sofás e poltronas são decisivos nos ambientes que concentram sala de estar e sala de jantar. No caso dos sofás, eles funcionam como uma divisória que delimita o que integra a sala de estar e onde começa o espaço de jantar.

Usar uma escrivaninha ou aparador atrás do sofá é uma boa estratégia para usuários de laptop, funcionando como um espaço para o home office. Outro uso bastante comum é fazer do aparador um ponto de apoio para objetos de ambos os espaços. Nela, você pode apoiar vasos, porta-retratos e outros itens decorativos que dão um charme à sala multifuncional.

2. Use a decoração para demarcar espaços

O cuidado com a decoração faz uma grande diferença em qualquer ambiente. No entanto, quando falamos em salas multifuncionais esta questão ganha destaque devido à delimitação do local. Com criatividade e determinados artigos decorativos, a demarcação dos espaços entre ambientes conjugados pode ficar simples e charmosa.

Investir em tapetes de cores, texturas ou estampas diferentes é uma boa forma de demarcar o espaço correspondente. Se preferir, deixe um espaço com tapete e outro sem para destacar os ambientes.

O tapete deve ser proporcional ao ambiente quem deseja demarcar. Uma boa dica é fazer com que ele avance para baixo dos móveis, “amarrando-os” ao seu redor. Dessa forma, ele deixa parte do piso à mostra como se fosse uma moldura que delimita o espaço em destaque.

Luminárias também ajudam na distinção entre um ou mais ambientes no mesmo lugar. Modelos com foco direcionável são ótimos para destacar detalhes específicos de cada um dos espaços.

Enfim, uma estante com livros, CDs, DVDs, porta-retratos e similares também contribuem para reforçar o ar de sala de estar em determinado ponto do cômodo.

decoração de sala multifuncional

3. Combine espaços na sala multifuncional

Fazer o uso consciente do espaço livre é o diferencial de um ambiente conjugado. Do mesmo modo, ele também pode oferecer lazer e praticidade a qualquer casa. Ao combinar sala de estar, jantar e home office em um só lugar, cria-se um ponto de encontro dinâmico dentro da casa. Nele se pode comer, conversar e assistir filmes sem precisar ficar isolado das demais pessoas.


Móveis ambivalentes podem otimizar a funcionalidade espaços conjugados. Por isso, um bom exemplo é o uso de um sofá-cama que pode transformar qualquer ambiente em uma sala de estar. Do mesmo modo, uma sala de jantar pode ser um local para receber hóspedes planejados ou de última hora.

Leia também:
Móveis multifuncionais para facilitar a decoração
5 soluções funcionais para Sala de Estar pequena
Ideias de decoração para sala de estar compacta
Formas de integrar a varanda com a sala de estar
8 móveis indispensáveis para sala de estar pequena
Mesa lateral para sala: Saiba como usar

Dicas úteis para sala multifuncional

Em meio à escolha dos móveis e objetos decorativos, existem mais alguns pontos que podem ser levados em consideração para contribuir com a ideia de criar uma sala multifuncional:

  • Papéis de parede e tintas de cores diferentes utilizadas nas paredes de cada espaço, ou apenas um deles, podem ajudar a diferenciar um ambiente do outro;
  • Lembre-se: menos é mais. Evite acumular móveis e objetos decorativos desnecessários em ambientes conjugados para não prejudicar a circulação ou promover poluição visual;
  • Espelhos em espaços conjugados colaboram, e muito, para a sensação de amplitude, pois na maioria das vezes os ambientes costumam ser compactos.

Com poucas mudanças e móveis chave, você poderá transformar o seu espaço de jantar e de estar em uma sala multifuncional. Procure escolher móveis e objetos decorativos que tenham relação com a rotina e as preferências dos moradores que circulam pela casa. Isso traz conforto para todos e facilita o dia a dia de todos.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.