Veja dicas para integrar ambientes e aproveitar espaços de apartamentos e pequenas residências.


Na hora de decorar apartamentos pequenos, o desafio pode estar na hora de escolher os móveis. Muito comum nas grandes cidades, o apartamento estúdio (com ambientes 100% integrados) tem grande procura, mas geralmente oferece pouco espaço. Assim, a escolha certa de móveis para decorar apartamentos pequenos tornarão os ambientes agradáveis e com boa circulação.

Se você acabou de se mudar para um espaço pequeno e está precisando de dicas para decoração, este artigo vai te ajudar. Confira as dicas que separamos de móveis e formas para decorar apartamentos pequenos e redecore com estilo e otimização dos espaços.

Quarto vertical com cama suspensa

A cama suspensa é um dos mais famosos móveis para espaços pequenos. Com ela e um pouco de criatividade, fazer a distribuição de espaço se torna mais simples.

Enquanto você descansa na parte de cima, onde fica a cama, abaixo dela você ganha espaço extra para criar ambientes diferentes. Você pode fazer dele o home office, o home cinema ou uma área de estar de forma inteligente, prático e confortável.

Se tiver uma bike, posicione-a com ganchos na parede na opção de quarto verticalizado. Além disso, a escrivaninha pode ocupar o vão inferior da cama para transformá-lo em home office. Seja para receber ou hospedar um amigo, o sofá embaixo da cama cria um espaço de estar.

Espaço integrado em apartamentos pequenos

Conhecer a própria rotina é o primeiro passo para quem opta por viver em um apartamento menor. Certifique-se que cada móvel faça bem o seu papel dentro da casa posicionando-os estrategicamente para criar ambientes distintos em um mesmo local.

Considere o espaço de forma que atenda às necessidades do dia a dia, mas sem sacrificar conforto, praticidade e circulação. Os móveis para decoração de apartamentos pequenos podem ajudar muito, já que ocupam pouco espaço e podem até mesmo servir para mais de uma função.

Leia também:
5 ideias para organizar guarda-roupa e closets
Cama box: Alternativa para decoração de quartos compactos
5 móveis multiuso para otimizar pequenos espaços

Posicionados estrategicamente, os móveis para espaços pequenos têm papel multiuso neste espaço que pode ser usado para dormir, estudar, jantar e receber os amigos. Componha um ambiente que une sala de estar, home office e quarto, além de acomodar mais pessoas com um sofá-cama.

Veja também: Móveis para apartamento pequeno: saiba como aproveitar o espaço

Crie ambientes reversíveis em apartamentos pequenos

Em ambientes compactos, o benefício que deve ser explorado entre os móveis é a multifunção. Aposte em móveis dobráveis ou retráteis, que possam adaptar-se às necessidades do momento. Com eles, é possível montar uma sala que transforma-se em quarto, um quarto que vira home office e assim por diante.

Versátil, o sofá-cama é um bom móvel para apartamentos pequenos. Fechado, dá forma à sala de estar. Quando aberto, transforma o ambiente em quarto. Na hora de receber visitas e hóspedes e não há mais quartos disponíveis, um sofá-cama confortável vai dar conta do recado.

Ver opções de sofá-cama >>

Além do sofá-cama, a cama retrátil também oferece uma ótima opção para apartamentos pequenos. Se você tem um home office no seu quarto menor, a cama que dobra pode servir como assento e quando for necessário, você pode desdobrá-la e usar sua mesa como aparador.

Decoração com móveis para espaços pequenos

Escolher cada detalhe que possa deixar o ambiente com personalidade é a tarefa mais divertida na decoração para apartamentos pequenos. Por isso, escolha cada peça com cuidado para aliar design com funcionalidade. Confira alguns móveis indicados para espaços menores:

  •  Aposte em móveis de cores claras e neutras, pois assim cria-se a sensação de um espaço leve e mais amplo;
  • Crie uma decoração personalizada, mas ao mesmo tempo equilibrada, ao utilizar tonalidades e texturas marcantes apenas em almofadas, roupas de cama e objetos decorativos;
  • Invista em baús, cestos ou caixas organizadoras para personalizar a decoração e, ainda, dar uma força à organização sem comprometer espaço como os móveis;
  • O espelho é um bom aliado do estúdio, pois ele é usado tanto para revestir uma parede e aumentar a sensação de amplitude como refletir a iluminação e distribuir a luminosidade.

Beliche planejado

No caso do quarto infantil com mais de uma criança, a beliche é a grande aliada na otimização dos espaços sem perder o poder decorativo.

Aproveite as laterais da cama para aplicar acessórios e tornar quarto mais lúdico e atrativo para os pequenos. Isso ajuda na harmonização do ambiente e tira o foco do espaço.

Um beliche planejado se ajusta ao quarto e mantém a funcionalidade sem prejudicar a movimentação para subir e descer.


Com essas dicas e uma boa dose de criatividade, você poderá decorar e redecorar o apartamento com o espaço que tiver disponível. Lembre-se de preferir móveis para espaços pequenos, aqueles que vão se integrar ao seu ambiente contribuindo com a decoração e sua rotina.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.