Saiba como otimizar seus espaços e criar novas possibilidades no apartamento 


Integrar a varanda com a sala de estar é uma maneira inteligente de ampliar espaços em apartamentos compactos. Além de criar mais oportunidades de composição, essa adaptação abre caminhos para desfrutar de boas companhias, desenvolver um novo talento ou praticar uma atividade física.

Pensando nisso, mostramos diferentes formas de integrar esses dois ambientes, considerando a funcionalidade e diferentes tendências de decoração.

Um cômodo, dois ambientes

A multifuncionalidade de um ambiente contempla muito mais que a ideia de cômodo. Várias situações e usos se apresentam quando a integração cumpre seu papel, e essa versatilidade ajuda muito no dia a dia. Desde um móvel que divide dois espaços até um tapete que delimita a área do lazer e do home office, as possibilidades agregam conforto e trazem aconchego em todos os usos.

Dividir espaços para conectar momentos

Um balcão é peça fundamental para deixar cada coisa no seu lugar, sem precisar de uma parede entre os espaços, além de conectar função e forma. Ele pode conectar quem está na sala com quem prepara o almoço na área gourmet de forma a integrar a varanda e a sala. 

Os tons dos móveis e dos itens decorativos são importantes para evitar o excesso de informações no ambiente. Por isso, cores terrosas como o marrom, o bege e o verde musgo como opções primárias são bastante indicadas para esse espaço. Para preencher, use tons azuis e alaranjados, deixando um visual mais retrô.

Privacidade compartilhada

Com a junção ou integração de mais de um ambiente no mesmo espaço, a privacidade se torna algo ainda mais importante para ser considerado. Em diferentes tendências de decoração, o momento a sós pode ser conquistado nos detalhes, seja nas cores ou em móveis ao integrar varanda e sala de estar.

Os tons mais vibrantes podem contribuir com o clima do ambiente, deixando-o mais convidativo para compartilhar. Paralelamente, a posição de móveis como estantes ajuda a criar espaços individuais em um ambiente de uso coletivo.

Trabalhar, cozinhar ou brincar na varanda

A varanda é um espaço democrático do apartamento, permitindo diversas atividades e adaptações sempre que necessário. Uma escrivaninha, organizadores e algumas prateleiras fazem dessa área seu local de trabalho. Para torná-lo mais fluido e aproveitar a sua varanda integrada à sala, você pode ganhar mais espaço no seu home office conectando os ambientes de dentro para fora – colocando os móveis juntos à parede e extremidades da área externa.

Se quiser aproveitar o espaço como varanda gourmet sem restrições, itens de servir disponíveis em ganchos ou cristaleiras oferecem diversas possibilidades de organizar decorando, seja com louças, talheres e outros itens de mesa posta, tudo para fazer da experiência gastronômica um sucesso.

E para quem tem crianças em casa, a varanda é o espaço ideal para brincar até cansar. Levar a coleção de brinquedos dos filhos para este ambiente ajuda a deixar os pequenos por perto enquanto o home office acontece. Ao mesmo tempo, abre a chance de entrar na brincadeira quando o dia acaba.

Móveis para a varanda integrada

Para deixar o espaço ainda mais aconchegante, é interessante colocar poltronas, puffs e até um sofá, proporcionando momentos de descanso ao ar livre. Aproveite essa atmosfera para fazer um jardim vertical ou simplesmente preencher os espaços com arranjos de flores e plantas que possa cultivar.

Também é muito importante e saudável aproveitar o sol que entra pela varanda. Por outro lado, considere soluções que deixem essa luz entrar com uma temperatura agradável. Se a varanda for pequena, cortinas ajudam nessa tarefa sem ocupar qualquer espaço na horizontal. Já em espaços maiores, ombrelones podem proteger os móveis e filtrar os raios solares com estilo.


Pequenas mudanças podem transformar toda a casa e deixar a rotina mais leve e prática. Observe a multifuncionalidade de móveis e acessórios para encontrar novas possibilidades de aproveitar o lar. Descubra novas versões dos seus ambientes com nossas ideias para decorar e organizar.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.