Veja como otimizar o espaço da sala de estar com 8 acessórios multifuncionais 


Se sua sala de estar é um cômodo em que você pratica diferentes atividades, flexibilidade é essencial. Quando o ambiente é pequeno, usar algumas soluções funcionais podem otimizar os espaços e torná-los mais versáteis. Veja como isso pode ser feito com alguns acessórios multifuncionais na sua sala de estar, que pode mudar sem deixar sua essência e conforto.

Ver opções de acessórios para sala de estar >>

1. Vasos

Bem-vindo em diferentes ambientes, os também podem ter novos papéis na sala de estar. Além de servir de suporte para buquês e flores de corte, o vaso também exerce função decorativa e é um bom exemplo entre os acessórios multifuncionais. Ele pode estar no centro de mesa na sala ou enfeitando espaços de uma estante, prateleira ou aparador

Bem-vindos em diferentes ambientes, os vasos também podem ter novos papéis na sala de estar. Além de servir de suporte para buquês e flores de corte, o vaso também tem muita força decorativa. Ele pode estar no centro de mesa, na sala, ou enfeitando espaços vazios de uma estante, prateleira ou aparador. 

Os vasos também podem ser organizadores de diferentes tipos de objetos, servindo como porta-talheres em um jantar, porta-lápis ou porta-jóias e bijuterias.

2. Luminárias

Luminárias funcionais ão muito mais do que uma lâmpada acesa. Elas ajudam a desenhar o espaço e trazem diferentes sensações – desde o relaxamento até o despertar. Os pendentes, por exemplo, são ideais para salas de estar pequenas e trazem um efeito acolhedor. Já as luminárias de piso podem até mesmo mudar de lugar quando necessário, se adaptando aos usos do espaço.

3. Tapete

Além de proteger o piso, os tapetes são itens de decoração flexíveis e adaptáveis ao estilo e atividade do ambiente, se encaixando em diferentes espaços. Um tapete que antes ficava sob o sofá, delimitando o espaço da sala, pode também destacar o canto do café, por exemplo. A atenção fica para os locais onde eles vão se encaixar, não necessariamente combinando com outros tapetes.

Em períodos frios, os modelos de pelo longo ajudam a isolar a temperatura e oferecem mais conforto ao toque. Já os tapetes em sisal reforçam o estilo e são versáteis ao lado de outras peças com estampas coloridas. 

Outro uso para o tapete é levá-lo para a parede, criando um tipo de tela com modelos artesanais e decorando a sala de forma autêntica.

4. Quadros

Os quadros também são itens multifuncionais por se adequarem a diversos tipos de decoração da sala de estar. Eles podem ser posicionados lado a lado em composições em que um complementa o outro. Além disso, são usados em prateleiras ou aparadores, decorando um espaço para relaxar, por exemplo. No quarto, os quadros podem formar uma cabeceira criativa.

Leia também: Canto do café e chá: Dicas para montar o espaço em casa

5. Espelho

Além da famosa sensação de aumentar o ambiente, os espelhos podem atuar de outras formas na sala de estar. Este item ajuda a ampliar a luminosidade do espaço ao refletir as luzes naturais e artificiais, bem como trazer um pouco da área externa para dentro, dependendo de onde for colocado. Inclusive, esta é uma boa função para espelhos de piso.

6. Cesto

Grandes aliados na organização da casa, os cestos se transformam quando pensamos em decoração. Na sala de estar, modelos menores de fibra podem atuar como nichos e levarem um ar natural para o ambiente enquanto organizam objetos. Cestos redondos ganham destaque em uma composição com versões similares menores, possibilitando uma decoração mais personalizada com a montagem que preferir. 

Opções em madeira ou palha também ganham o papel de vaso para plantas de grande porte, sendo posicionados no canto da sala ou em uma varanda integrada.

Ver opções de cestos >>

7. Manta para sofá

A manta já não tem mais a função única de proteger o sofá contra sujeira ou até esconder alguma marca do tempo. Ela confere estilo à decoração da sala e pode se transferir para outros cômodos como o quarto, levando aconchego para a cama posta.

Se o sofá tem uma cor neutra, como cinza, você pode dar um toque colorido com uma manta em tons complementares. Lembre-se de considerar o estilo do ambiente e dos outros objetos da decoração.

Elas são ideais para trazer volume estético ao espaço a partir de texturas. Os diferentes tecidos como crochê, lã, algodão e jacquard são variações que enriquecem o visual da sala.

8. Almofadas

Para aliar conforto e estilo, as almofadas são pequenos curingas. Além da clássica dose extra de aconchego no sofá, elas podem fazer parte do canto da meditação ou do piquenique indoor com as crianças. Os modelos elaborados com estampas em relevo e aplicações são adornos à parte que transformam o visual da casa.


Os usos dos acessórios multifuncionais mostram que não é necessário ter muitos itens para completar a decoração ou organizar seus espaços. Com criatividade e inspiração, novas possibilidades vão surgir para renovar sua casa. 

Continue a se inspirar com os conteúdos do #TokEmCasa, compartilhe seus espaços no Instagram com a tag e descubra novas versões da sua casa na Tok&Stok.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.