Saiba como aproveitar ao máximo sua sala de estar com algumas ideias acessíveis e práticas


Deixar sua sala de estar do jeito que você gosta pode parecer um trabalho constante, principalmente se ela for pequena. Por outro lado, há formas de fazer com que esse espaço pareça maior do que aparenta e até torná-lo mais funcional.

Para te ajudar a mudar esse cômodo sempre que quiser, listamos algumas ideias para organizar e decorar ambientes pequenos com criatividade, sem precisar de qualquer demolição ou reforma. Anote todas elas e transforme sua pequena sala em um refúgio confortável e estiloso para você e os seus aproveitarem.

1. Dê atenção à iluminação

Escolha por uma iluminação que possa estar junto à parede ou suspensa, otimizando espaço no piso. Luminárias de parede também ampliam a área de salas de estar pequenas e trazem maior dimensão e profundidade às laterais, situação ideal quando o espaço for compacto.

2. Use móveis e peças compridas

Pode parecer complicado decorar e organizar uma sala estreita, mas algumas soluções e ideias práticas podem usar isso como recurso. Aproveite o formato em corredor para criar um espaço comprido e elegante. 

Escolha móveis com dimensões menores e que sejam mais altos, como sofás com pés palito, por exemplo. São peças que tornam a sala longa e vertical e não carregam tanto o visual. Além disso, colocar os outros móveis como estantes contra a parede ajuda você a aproveitar cada centímetro do piso. 

Para completar, use tapetes grandes que preenchem o piso e dão a impressão de que a sala é maior.

3. Eleve a decoração 

Ao verticalizar as peças decorativas e funcionais, você dá ênfase a sensação acolhedora daquele cômodo – enquanto reforça o efeito da solução anterior. Para trazer ainda mais conforto visual, use texturas nas paredes e na moldura de quadros, além de cores calmas como o rosé e o azul claro. Assim, você torna o espaço intencionalmente aconchegante e convidativo.

4. Troque o sofá por poltronas

Quando o espaço é mais apertado, pode ser uma boa solução optar por duas poltronas ao invés do sofá. No meio delas, coloque uma mesa de centro ou pequenos puffs para ampliar as opções de assento e completar com um toque de conforto. Posicione as poltronas de frente para para um ponto em comum, incentivando momentos de interação com outras pessoas da casa, ou mesmo para colocar aquela leitura em dia. 

5. Torne a sala multifuncional

Não ter espaço suficiente para fazer da sala de estar o seu home office, a brinquedoteca das crianças e a sala de jantar é mais comum do que se pensa. Mas com alguns ajustes, essas possibilidades se tornam bastante acessíveis e práticas. 

Lembre-se de escolher móveis com medidas adequadas para seu espaço disponível e aproveitar da multifuncionalidade deles para fazer diferentes atividades.

As costas do sofá ou uma estante estreita, por exemplo, podem fazer a divisão da sala para o home office – criando um canto reservado e organizado. Se você mora em apartamento, pode aproveitar a varanda para criar um espaço integrado, dando novas funções para ele e conectando momentos ao mesmo tempo.


As variações de combinações de organização e decoração podem render diferentes possibilidades para sua sala de estar. Você escolhe se a mantém pequena e aconchegante, ou se usa recursos para torná-la mais espaçosa. Das duas formas, você pode adaptar as ideias desse post para a realidade da sua sala, deixando um espaço convidativo e funcional.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.