Com peças multifuncionais e bastante criatividade, é possível deixar pequenos espaços bem decorados. Conheça algumas ideias para transformar cada ambiente


É comum ter em casa um espaço que pode oferecer diferentes possibilidades. Pode ser um canto atrás da porta de entrada, a área ao lado da cama ou um ponto da sala ainda inutilizado. Cada pequeno espaço pode se tornar multifuncional com peças versáteis e bastante criatividade.

Em parceria com Maurício Arruda, arquiteto e Especialista de Consumo e Experiência da Tok&Stok, lançamos uma série de produtos que vão deixar a decoração e organização de pequenos espaços mais simples. Conheça a seguir algumas soluções para cada cômodo da casa que podem deixar o seu dia a dia mais prático, confortável e cheio de estilo.

Hall de entrada: Decoração vertical nos pequenos espaços

Seja em um apartamento studio ou em uma casa ampla, é possível que o hall de entrada seja uma área mais compacta. Mesmo sendo um local de passagem, ele também é o primeiro contato com a casa, tornando-se um cartão de visitas. Por isso, soluções que deixem esse espaço mais organizado e decorado são sempre bem-vindas.

Ganchos para roupas e chaves, cabides de piso e até nichos são algumas das opções de peças que tornam o hall de entrada mais convidativo. Da mesma forma, uma sapateira pode facilmente se tornar uma área mais segura e organizada para deixar sapatos e utensílios ao chegar em casa.

Sala de estar com itens multifuncionais

Já na sala de estar, o conforto e design podem ser seus protagonistas. Em pequenos espaços, os móveis baú são destaque para organizar e oferecer diferentes possibilidades na decoração, armazenando objetos como almofadas e mantas – principalmente nos tempos mais quentes. Nesse caso, puffs e sofás baú otimizam o espaço sem interferir na decoração.

Ainda na sala, você pode aproveitar cantinhos vazios para colocar prateleiras e móveis suspensos que permitem novos usos e atividades – que pode ser relaxar ou trabalhar em home office. Outro item que ajuda na organização de objetos e coleções é a cristaleira, que leva um design elegante para o espaço enquanto mantém tudo em ordem.

Tudo sempre à mão no quarto

Nosso quarto pode abrigar diferentes usos além do próprio espaço para descanso. Para aproveitar cada pequeno espaço nesse cômodo, uma mesa de cabeceira que também comporta livros pode criar um espaço novo e otimizado, que facilita a leitura antes de pegar no sono. 

Este também é um bom ambiente para usar bem as paredes: prateleiras, nichos empilhados e ganchos tornam o dia a dia mais prático e renovado. Uma pequena mesa embutida na parede ao lado da cama pode ser um espaço para estudar, trabalhar ou deixar seu livro de cabeceira por perto.

Decore os pequenos espaços da cozinha

Cada centímetro da cozinha pode oferecer uma possibilidade de organização e funcionalidade. Dos balcões e gabinetes às prateleiras e armários, todo suporte para segmentação de utensílios e mantimentos auxiliam na rotina e deixam o dia a dia mais simples. 

A parede atrás da pia pode receber prateleiras para utensílios de uso constante e até potes de condimentos que compõem a decoração. Se sua cozinha tiver um espaço só para a geladeira com cobertura, aproveite para colocar uma planta pendente sobre ela e decorar de forma sutil e natural. 

Sala de jantar

Mesmo se o espaço reservado para as refeições for junto da cozinha ou da sala, com as peças certas você pode montar uma pequena sala de jantar. Mesas redondas ocupam menos espaço e são visualmente acolhedoras, bem-vindas até nos cantos do ambiente. Os modelos quadrados são ideais para serem encostados à parede, principalmente se forem dobráveis. Cadeiras e bancos empilháveis são ótimas soluções para otimizar os espaços quando não estão em uso, e em modelos menores, podem ser mantidos sob a mesa. 


Existem múltiplas maneiras práticas e criativas de refletir nossa personalidade nos ambientes. Aproveitar cada centímetro com criatividade e funcionalidade é imprescindível para uma rotina tranquila e funcional. Encontre essas e outras soluções na Tok&Stok e compartilhe seus resultados com a tag #TokEmCasa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.