Está de casa nova ou precisa de ideias para mudar sua sala de estar? Inspire-se com cinco espaços decorados para você adequar ao seu estilo e necessidades.


Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Clássico, elegante, industrial, retrô…os estilos para ter uma linda sala de estar decorada são diversos para atender todo tipo de personalidade e necessidade. Seja sua sala ampla, de planta aberta, integrada ou com espaço compacto, certamente um desses visuais será ideal para ela.

Para te ajudar com ideias e inspirar na transformação do ambiente comum da sua casa ou apartamento, selecionamos 5 salas de estar decoradas em diferentes estilos. Tanto para começar do zero como renovar, essas ideias foram pensadas para você.

Por que ter uma sala de estar bem decorada

A sala de estar é um dos ambientes que mais merecem a atenção do design de interiores. É provável que, além da cozinha, este seja o espaço que você passa mais tempo. Por isso, ele precisa ser montado para diversos tipos de atividades. 

Um sofá confortável é fundamental para noites em frente à TV com a família ou amigos, enquanto um bom tapete vai fazer parte das brincadeiras com as crianças e uma iluminação bem feita é a chave para momentos de leitura.

E não pense que uma reformulação ou mesmo a primeira escolha dos itens para sua sala precisa ser trabalhosa: com algumas orientações e peças, você consegue um resultado bonito, funcional e acolhedor independente do estilo. 

1. Estilo Industrial

Uma sala de estar decorada no estilo industrial tem como foco a funcionalidade das peças, vista com muita clareza no visual. Priorizando cores neutras e contrastes com o preto, esse estilo é bastante objetivo e prático para o dia a dia. Explore detalhes em ferro e metal, linhas retas nos estofados e incremente com peças de madeira. 

Outro acessório ideal para uma sala decorada nesse estilo é o espelho. Além da sua funcionalidade principal, ele traz um tom moderno ao visual e pode ser estratégico em salas pequenas, já que dá um ar de amplitude ao ambiente. Essa tendência de decoração é ideal para pessoas modernas, práticas e com perfil minimalista.

2. Regional Natural

O clima campestre e cheio de natureza é o tema central da sala de estar decorada no estilo regional natural. A madeira, fibra e tecidos naturais se espalham por toda a parte, o que pede a complementação pelo verde das folhas. Esse estilo pede por vasos, pequenos acessórios artesanais e bastante personalidade que encontramos em adornos brasileiros. Com cores neutras, essa sala exala tranquilidade e bem-estar.

E por falar em bem-estar, esse ambiente pode ser uma ótima oportunidade para você montar um espaço de relaxamento e meditação. Aproveite o clima bucólico criado pelos materiais, coloque plantas ao redor e, em um período de silêncio em casa, espalhe algumas almofadas e tapetes para ter um momento de solitude e reflexão. 

Leia também:
4 opções de racks para decoração de salas compactas
Ideias de decoração para sala de estar compacta
Plantas na sala de estar: Sugestões e cuidados

3. Decoração romântica

Com tons mais vivos, a decoração romântica também é bastante versátil quando usada na sala de estar. Ela não é literal, com peças em formato de coração e flores por toda a parte; mas entrega uma delicadeza que é vista em formatos arredondados dos móveis, nos tecidos que promovem acolhimento e nos materiais que inspiram elegância, como peças cromadas em rosé-gold e mesas com tampo de mármore.

Este apelo visual também é contemporâneo e fácil de ser aplicado em qualquer sala de estar, seja ela pequena ou grande, aberta ou integrada. Por adotar tons suaves, ela também permite que seu uso seja variado, sem que haja um exagero de elementos. 

Você pode sempre partir a decoração da cor e textura do sofá, mas isso não é uma regra. Se você tem um tapete ou cortina estampados com cores alegres, ele pode ser o ponto de partida para criar uma sala de estar harmoniosa com os mesmos tons. Use a cor predominante como pano de fundo para todo o espaço, e coloque móveis torneados em tons quentes para fazer uma mistura que funciona.

4. Sala em estilo Japandi

Já falamos sobre a tendência Japandi no nosso blog, mas é sempre válido lembrar desse visual tranquilo que esse estilo traz para a sala de estar. Valorizando o uso de madeira, cordas, palha e pedras (da parte japonesa) e a linearidade e elegância (do estilo escandinavo), esse visual é bem-vindo em salas de todos os tamanhos e demandas.

Também minimalista, esse estilo de design de interiores destaca a simplicidade de formas, as cores claras e tons pastel, além dos materiais rústicos. Mesmo seguindo a filosofia da beleza presente no imperfeito, essa tendência na sala é ideal para quem gosta de ter tudo à vista e no seu devido lugar.

Por outro lado, a sala de estar decorada em Japandi possibilita um espaço que pode se adaptar às mais diferentes necessidades, seja um home office improvisado, uma brinquedoteca para as crianças ou uma área de leitura para as horas vagas. Aqui, o que importa é o aconchego e a funcionalidade.

5. Boho Étnico

Para finalizar nossa lista, uma sala decorada no estilo Boho Étnico para aqueles que amam estampas e referências culturais nos detalhes. Abra espaço para a diversidade nas cores, símbolos, traços humanos e estampas étnicas cheias de significado. Peças artesanais se misturam com materiais rígidos, tecidos se destacam pelo excesso e as formas dão o destino para o olhar.

Os tons terrosos presentes em uma sala Boho Étnico evocam um efeito de casa distante que atrai, como um cenário pronto para receber momentos e novas histórias. Texturas de madeira misturadas a tons neutros como o preto e marrom faz com que o espaço pareça acolhedor e coeso.


Agora que você tem essas cinco inspirações para decorar sua sala de estar, pense nas suas medidas e necessidades diárias – não apenas nas exceções. O ambiente ideal é aquele que tem as suas características e acompanha sua rotina. Encontre na Tok&Stok as peças que você precisa para deixar o espaço do seu jeito.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.