Conheça alguns pontos-chave da decoração industrial para renovar a casa com design e funcionalidade


A decoração com a estética industrial para casa é uma opção bastante democrática e multifuncional. Suas características sóbrias e próximas ao minimalismo facilitam as escolhas e tornam o decorar ainda mais acessível. Conheça 7 dos principais elementos dessa tendência de decoração e veja como misturar com outros estilos para renovar toda a casa.

1. Paleta de cores da estética industrial

Raramente você encontrará cores vibrantes em um espaço com estética industrial. Na paleta de cores desse estilo de decoração, tons de marrom, azul navy, detalhes metálicos e na cor preta são comuns. Explore também acessórios prateados, dourados e cinza.

2. Peças em metal e madeira

Para compor seu ambiente industrial, a madeira será uma grande aliada – já que cria um contraste natural com os demais elementos mais sóbrios da tendência. Mesas de jantar, estantes e armários com o material em sua forma mais pura e rústica, com as fissuras e marcas da matéria prima, fazem uma combinação com detalhes em metal e ferro. É hora de deixar aparecer esses elementos até mesmo na estrutura do espaço.

3. Linhas retas

A sobriedade da estética industrial prioriza a sensação de movimento e a funcionalidade. Essa característica é reforçada por linhas retas presentes nos móveis, acessórios e layout dos espaços. Além de investir em luminárias de piso, quadros e prateleiras, você pode usar formas geométricas para criar detalhes decorativos nas paredes.

4. Estética industrial com paredes de tijolos

Um clássico desse estilo de decoração, a parede de tijolos traz uma sensação acolhedora mesmo com visual fabril. O tom alaranjado deixa o ambiente mais vivo e é bem-vindo em espaços com maior visibilidade, como o hall de entrada, a sala de estar ou a cozinha.  Uma boa iluminação mais alaranjada e quente próxima à parede intensifica seu efeito e dá protagonismo aos móveis.

5. Móveis e objetos em couro

O couro é a chave para dar conforto e um visual acolhedor ao espaço com estética industrial. Sofás, poltronas ou puffs de couro marrom, por exemplo, quebram a sobriedade do ambiente sem fugir da tendência.

6. Lâmpadas aparentes

Na estética industrial, a iluminação ganha destaque com o uso lâmpadas aparentes. O próprio desenho da lâmpada ajuda na composição do visual rústico e pode ser aliada a estruturas de ferro ou metal das luminárias. Modelos pendentes são boas escolhas para espaços nesta tendência, por serem capazes de produzir iluminação direta e permitirem a valorização dos espaços e um ambiente mais acolhedor.

7. Espaço aberto: O layout da estética industrial

Considerando que a tendência da decoração industrial vem das antigas fábricas e armazéns, faz sentido manter a característica dos espaços abertos em casa. Esse tipo de layout, com salas integradas e móveis juntos à parede possibilitam um melhor aproveitamento do ambiente, além de manter a casa com um visual minimalista e prático.


São diversas as possibilidades que a estética industrial pode levar para sua casa. Alie seus pontos mais fortes às suas escolhas para criar ambientes funcionais e elegantes do seu jeito. Continue a se inspirar com #TokEmCasa e encontre novas oportunidades de mudar.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.