Uma decoração minimalista prevê funcionalidade e praticidade aos ambientes. Veja inspirações


Ambientes que inspiram tranquilidade, organização e concentração. As premissas de uma decoração minimalista faz com que esta técnica seja muito utilizada por quem opta por espaços simples e objetivos. São poucos móveis, cores neutras e funcionalidade nas peças que estão ali apenas para cumprir seu propósito enquanto decoram de maneira sutil.

À primeira vista, tons suaves podem se misturar à neutralidade do preto e do branco em uma decoração minimalista, com peças de linhas limpas. Predominam formas geométricas no lugar de estampas e móveis são escolhidos cuidadosamente para tornar o dia a dia mais fácil e prático. Para adotar o minimalismo, é preciso esquecer o excesso. Da mesma forma, ele vai impulsionar as funções de cada item da casa.

Veja algumas imagens para se inspirar e criar este efeito na sua decoração.

Móveis funcionais para uma sala minimalista

Lembre-se que na decoração e mobília minimalistas, apenas o necessário vai compor o ambiente. Na sala, aposte em um sofá de cor neutra com almofadas que contrastem (se o sofá for escuro, as almofadas podem ser claras). Neste cenário, estampas coloridas dão lugar para cores lisas e linhas retas.

Complete a sala de estar com poltronas de linhas arredondadas, tecido texturizado, sem muitos detalhes. A madeira aparente novamente é bem-vinda na decoração minimalista, o que traz um clima acolhedor e tradicional ao ambiente.

Na área de TV, considere um rack de linhas retas ou nichos combinados em tons amadeirados e neutros. Aparadores monocromáticos dão um ar leve ao espaço e desenhos com barras paralelas que simulam linhas, criam um efeito de listras no ar.

Decoração minimalista no banheiro

Neste ambiente, o essencial é chave da decoração. Elementos clássicos e neutros dão o clima do banheiro com kit para bancada em porcelana branca. Toalhas também podem ser brancas ou com estampa quadriculada. Simultaneamente, o uso de plantas garantem o tom decorativo com presença. Por se tratar de um ambiente úmido, invista em uma planta que se adapta a este clima, como suculentas e violetas.

Uma luminária pendente preta pode ser o destaque decorativo em meio à paredes e azulejos brancos, que trazem a sensação de limpeza e relaxamento.

Cozinha com funcionalidade decorativa

Por abrigar muitos acessórios, utensílios e organizadores, a cozinha demanda maior cuidado na hora de decorar em estilo minimalista. Aposte em louças de porcelana branca ou vidro com detalhes em preto, pois são básicos e combinam com uma decoração clean.

Armários em tons amadeirados criam um ambiente bucólico e podem harmonizar com a mesa ou bancada. Uma estrutura geométrica preta muda o desenho de acordo com o ângulo do olhar e combina com um tampo de madeira natural. Opte por itens transparentes e utensílios funcionais organizados em gavetas. Dessa forma, eles não interferem na decoração.

Quarto minimalista

Para um quarto com esta estética, invista em paredes brancas ou de tons neutros como bege, cinza e o preto de forma pontual, criando formas geométricas, por exemplo. Coloque o foco do ambiente na cama, contrastando branco e preto entre colchas e fronhas. Um lençol inferior preto liso é o pano de fundo para uma estampa neutra. Complete com uma cabeceira, dessa forma, você leva imponência e conforto ao móvel.

A iluminação do quarto minimalista também é funcional e acompanha a simplicidade adotada nos acessórios e móveis. Lustres e pendentes com linhas retas reforçam o conceito e trazem estabilidade visual ao ambiente. Nesta decoração, coloque somente o essencial.

Dê vida ao ambiente com vasos de plantas ao lado da cama, usando uma mesa de cabeceira do mesmo tom. Objetos de madeira complementam a decoração com sutileza e dão um clima acolhedor ao cômodo. Vasos de vidro são ideais para garantir a estética minimalista.

Iluminação da decoração minimalista

Multifuncional, uma luminária pendente, de mesa ou de piso brincam com jogo de volumes e proporções. Cúpula, tampo e parte dos pés em madeira natural reforçam o cuidado com os detalhes e o design funcional desta estética, afinal, são simples e de cores pastéis. Aposte em trilhos de luzes focais e direcionáveis para desenhar um destaque em quadros ou vasos decorativos.


Uma decoração minimalista ajuda na funcionalidade e praticidade diária. Em síntese, o ambiente tem um clima relaxante e a organização e limpeza são fundamentais para garantir o bem-estar visual constante nos cômodos. Alie as dicas às suas preferências e experimente este estilo de decoração. Encontre na Tok&Stok os itens que precisa para compor os ambientes e transforme sua casa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.