Confira 10 ideias de cabeceira para transformar a decoração do seu quarto


Para você deixar sua cama com um visual acolhedor e personalizado, separamos ideias de cabeceira para você se inspirar de acordo como seu estilo, seja ele moderno, tradicional ou rústico.

A decoração do quarto pode incluir uma série de móveis e acessórios, mas o item que mais se destaca é a cama. Para a protagonista do cômodo, uma cabeceira compõe o ambiente e ainda contribui para o conforto e apoio de quem repousar todas as noites. A escolha da cabeceira certa possibilita o realce da cama e configura personalidade e design à decoração.

Cabeceiras inusitadas

A cabeceira de cama não precisa ter um visual básico. Algumas ideias de cabeceira, por mais inusitadas que pareçam, podem transformar o quarto deixando o ambiente autêntico e com a sua personalidade.

1. Quadros como cabeceira

A composição com quadros acima da cama é clássica na decoração, mas pode ficar moderna e dar ares de cabeceira se você acrescentar acessórios e adornos para deixá-la mais funcional e personalizada. Essa é a escolha perfeita para quem tem guarda-roupas modulados nas laterais da cama.

2. Cabeceira feita com tapete

Outra ideia de cabeceira é posicionar o tapete atrás da cama. Para quem gosta de decorar no estilo DIY – do it yourself (faça você mesmo) –  invista em um modelo de tapete de cor e estampa marcante. Estilos orientais ou étnicos são sugestões de estampas que podem se destacar no quarto, deixando o ambiente diferente de qualquer outro.

3. Aproveite as janelas

Se o seu quarto é amplo e cheio de janelas, é comum achar que cabeceiras não combinam com o ambiente. Mas é possível fazer delas uma ideia de cabeceira bem incomum para esses casos.

Atrás da cama a janela pode dar o visual de cabeceira, acompanhada por uma cortina que sirva de moldura para o espaço e mantenha a privacidade na hora de dormir.

Veja opções de cama >>

Ideias práticas de cabeceira

Se na hora de decorar os ambientes você pensa na praticidade e na usabilidade de todos os elementos do espaço, confira outras ideias de cabeceiras para redecorar o seu quarto.

4. Cabeceira com mesa

Ideal para quartos pequenos, a cabeceira com mesa de cabeceira é uma solução multifuncional, já que ela protege a parede, decora o quarto e disponibiliza espaço para objetos pessoais em uma peça só.

5. Cabeceira estofada para mais conforto

A cabeceira estofada é, além de prática, confortável, sofisticada e fácil de combinar com vários estilos de decoração. A pedida nesses casos é por uma cor neutra, assim você poderá combiná-la com muitas almofadas, roupas de cama e cortinas do quarto. Essa ideia de cabeceira é uma boa escolha para quem assiste TV no quarto ou faz da cama um sofá.

Veja também: Qual o melhor colchão para seu corpo e como manter?

6. Reaproveite móveis sem uso

Mudar os móveis de lugar ou dar novas funções a eles é a forma mais simples de redecorar. Para essa ideia de cabeceira, seja criativo ao usar uma estante baixa atrás da cama. A intenção é ter uma bancada com nichos e prateleiras que deixem acessórios, aparelhos e livros ao alcance da mão sem sair da cama.

7. Painéis de Madeira

O painel de madeira é facilmente transformado em cabeceira, e por esse motivo ele está aqui na nossa seleção de ideias de cabeceiras práticas. Instalado na parede ou apoiado atrás da cama, ele permite que você o decore com luminárias, prateleiras e quadros.

Ideias de cabeceira descomplicadas

Na decoração, é possível ser minimalista com personalidade. Com criatividade, valorize ambientes com peças que imprimem autenticidade, conforto e bem-estar visual. As ideias de cabeceira a seguir vão te mostrar como redecorar o quarto sem grandes mudanças, mas com estilo.

8. Prateleiras acima da cama

Ao oferecer funcionalidade, as prateleiras são alternativas de cabeceiras simples que transformam o ambiente, pela facilidade de complementar a parede acima da cama e deixando o espaço prático. Vale para quem busca ganhar espaço em um quarto pequeno mantendo ao alcance tudo o que precisa usar com mais frequência.

9. Pinturas que compõem o espaço

Na cabeceira da cama das crianças, explore alguma temática lúdica para contar histórias na parede atrás da cama. Pinturas, adornos e adesivos de parede são bons elementos para construir uma divertida narrativa no ambiente e uma cabeceira bem autêntica.

10. Escolhas econômicas

Se a ideia é decorar a cabeceira com simplicidade, opte por elementos pontuais: um adesivo ou fio de luz, fácil de instalar e remover, valoriza a cama sem comprometer a decoração ou o orçamento. Com essa ideia de cabeceira, você ainda tem a possibilidade de mudar sempre que quiser.

Veja opções de cabeceiras >>

Para outras dicas de como redecorar sua casa, escolher os móveis certos ou como inovar na decoração, continue acompanhando o Blog TokEmCasa e no Instagram, use #TokEmCasa nas fotos dos seus ambientes decorados.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.