Essenciais às refeições, os guardanapos conferem charme extra à mesa


Os detalhes realmente fazem toda a diferença na decoração. Dobrar guardanapo de forma criativa para enfeitar a mesa fará um grande impacto em todos os tipos de ocasião, desde um café da manhã até um jantar refinado.

Eles podem se destacar em relação à cor da mesa e cadeiras, com cores que contrastam, ou fazer conjunto com a toalha. Algumas dobraduras de guardanapos são funcionais, como os envelopes para talheres.

Os guardanapos em tecido são essenciais para compor uma mesa mais formal, além de decorarem a mesa e servir convidados em grande estilo.

Dicas definitivas para dobrar guardanapo

Antes de saber as melhores ocasiões para usar guardanapos com dobraduras, é importante considerar alguns pontos. Sendo assim, algo que não pode ficar de fora do planejamento é aprender o passo-a-passo das dobras para torná-los funcionais à mesa. Isso faz toda a diferença na organização e na aparência.

Primeiramente, escolha guardanapos medindo 40×40 cm para organizar a mesa do almoço ou jantar. Opções menores são mais indicadas para servir o café da manhã ou chá da tarde.

Do mesmo modo, argolas e presilhas são acessórios aliados das dobras e dos guardanapos: combine cores, texturas e tamanho para criar produções que se transformem em adornos na mesa. Um caminho recomendado é usar tons diferentes da mesma cor ao usar uma argola junto do guardanapo.

Quando usar tecidos finos, como a seda, é válido engomá-los para que possam ficar mais firmes na hora de dobrar. Assim, este exemplo é recomendado para festas mais formais como casamentos, eventos corporativos e formaturas.

Em síntese, utilize o ferro de passar para definir bem as dobraduras feitas nos guardanapos em tecido para o resultado ser impecável. Agora, veja algumas formas para dobrar guardanapos que vão transformar a decoração da sua mesa em diferentes ocasiões.

1. Dobrar guardanapo em pirâmide

Rápida e fácil de fazer com a maioria dos guardanapos em tecido, a dobra em formato de pirâmide é ideal para quem busca economizar tempo na organização de mesas com serviço americano. Da mesma forma, este tipo de guardanapo valoriza a decoração da mesa e deixa um aspecto de cuidado no servir.

Indicados para um jantar americano, o guardanapo dobrado em pirâmide é colocado sobre o prato ou bandeja apoiada na mesa. 

Dobre o guardanapo ao meio.

Em formato de triângulo, dobre o canto A em direção a C.

Depois, dobre o canto B em direção a C, formando um quadrado.

Vire o guardanapo ao contrário, mantenha C e D na mesma posição. Dobre ao meio.

Levante G em sua direção e ao mesmo tempo E e F juntos.

Pronto!





2. Guardanapo “Coroa de Rei”

Elegante e simples de fazer, a dobra de guardanapo na forma de “coroa de rei” prepara a mesa para reunir amigos e familiares em ocasiões especiais, como almoços e jantares mais formais.

Esta dobradura requer um pouco mais de atenção na escolha do tecido, pois ela funciona bem com guardanapos mais grossos ou levemente engomados. Dê preferência aos guardanapos de linho. 

Dobre o guardanapo ao meio.

Em seguida, dobre o canto “A” em direção ao “C”.

Depois, dobre o canto “B” em direção ao “C”, formando um quadrado.

Dobre o canto “C” até o “D”.

Traga os cantos “E” e “F” juntos, colocando um dentro do outro.

Pronto!





3. Como dobrar guardanapo em forma de diamante

Sofisticada, a dobradura Diamante se encaixa na decoração para qualquer serviço – do americano até à francesa. É ideal para festas nas quais sã posicionados menus junto aos pratos, que podem ser encaixados em uma das dobras frontais do tecido.

Para dobrar guardanapo em formato de diamante é necessário ter tecidos mais leves e maleáveis. Aposte em guardanapos com bordas trabalhadas, sejam elas com bordados ou aplicações, para ter um resultado mais interessante.

Dobre ao meio com abertura em sua direção.

Agora, dobre da esquerda para direita ao meio.

Pegue o topo da 1° camada e dobre com a ponta para cima.

Repita dobrando até a próxima camada para um ponto antes da última.

Em seguida, dobre as próximas camadas mantendo a mesma distância do ponto anterior.

Vire os dois lados do guardanapo para baixo formando o desenho acima.

Vire o guardanapo.





4. Bolsa de talheres simples

 

Prática e funcional, a dobradura Bolsa de Talheres é indicada especialmente para serviços à americana, facilitando o uso por manter colher, faca e garfo sempre juntos. Esta opção vai bem com qualquer decoração e pode se destacar a partir da cor do guardanapo escolhido.

Coloque um guardanapo quadrado aberto sobre a mesa com a face direita para cima.

Dobre ao meio e depois ao meio novamente.

Com o lado dobrado para baixo, dobre para baixo a parte de cima do ponto “A” até o “C”.

Com o lado dobrado para baixo, dobre para baixo a parte de cima do ponto “A” até o “C”.

Vire o guardanapo para baixo com a face frontal para cima. Coloque os talheres desejados no vão e coloque-os sobre o prato.

5. Bolsa de talheres plissada

 Uma variação mais elaborada da bolsa de talheres simples. O detalhe das dobras reforça a delicadeza da decoração, criando um ar romântico na mesa.

Dobre o guardanapo ao meio.

Depois, dobre ao meio novamente.

Pegue a ponta da 1° camada e dobre para baixo em direção ao meio. Dobre novamente.

Dobre a ponta da 2° camada superior para trás.

Agora, dobre a ponta da 3° camada para trás também.

Vire o guardanapo 45° anti-horário.

Virar o guardanapo com as dobras para baixo.

Dobre os lados para o meio formando um retângulo.

Vire as dobras para a frente e rotacione 180°. Coloque os talheres





6. Cones de guardanapo

O guardanapo dobrado em formado de cone é um dos mais fáceis de se fazer. Ele é uma versão simplificada de um porta-talheres que pode ser usado em refeições mais despojadas, como uma refeição ao ar livre, no jardim por exemplo. É uma ótima opção para decorar a mesa do chá de cozinha ou chá de bebê.

Utilize um ferro de passar para conferir um acabamento perfeito para cada vinco feito neste guardanapo, que pode ser de tecido fino ou grosso.

Dobre o guardanapo ao meio.

Dobre ao meio novamente.

Vire o guardanapo para que a abertura fique para cima.

Dobre as costas da camada de cima para o centro da abertura até ficar liso.

Vire o guardanapo, dobre os cantos esquerdo e direito em direção ao meio. Os cantos deverão se sobrepor um pouco.

Pronto!

Para mais dicas e tutoriais sobre decoração, continue navegando no Blog Tok&Stok e fique atento às nossas atualizações. Compartilhe!

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.