Soluções para quem está pensando em se mudar pela primeira vez


A mudança para o primeiro apartamento traz consigo a grande expectativa de tornar o espaço em um lar. Ao se estabilizar no novo local, alguns itens essenciais podem faltar, já que provavelmente você não precisava deles antes. Mas não se preocupe: encontre neste guia todas as peças e soluções fundamentais que você vai precisar para sua nova casa, ambiente por ambiente.

Comece pela cozinha

Entre os essenciais, a alimentação pode ganhar prioridade. Seja para preparar um jantar elaborado ou apenas um sanduíche, você vai precisar de algumas ferramentas. Comece com algumas panelas, incluindo frigideiras. Utensílios para preparar também entram neste conjunto.

Depois do preparo, vêm os itens para servir – ainda que seja apenas para você. Pelo menos quatro pratos e talheres. É importante ter o bastante para possível vinda de visitas em casa.

Por fim, o apoio para a refeição. Caso o espaço do novo apartamento seja pequeno, considere uma mesa dobrável ou em formato quadrado para encostar em uma parede. Da mesma forma, cadeiras também maleáveis ou bancos baixos adicionam praticidade à decoração do seu primeiro apartamento.

A sala de estar do primeiro apartamento

Este pode ser o espaço que você deve passar mais tempo, principalmente se ele for multifuncional. Além de sala de estar para relaxar e ver TV, o espaço pode ser seu home office e até o canto para meditar. Entre os itens essenciais, encontre um sofá com as medidas do apartamento para que traga conforto para você sem prejudicar o espaço.

Puffs são peças que podem ter diferentes funções, como adicionar mais um assento ou servir de apoio para objetos. Os modelos com baú ainda armazenam as mantas do sofá no calor, por exemplo.

Para completar o cômodo, aproveite-se da luz natural. Entender a luminosidade faz bastante diferença no fim do dia. Potencialize a iluminação colocando cortinas finas. Incremente o espaço com uma luminária de piso, que pode ser deslocada sempre que necessário.

Itens essenciais do banheiro

Além do básico que já está no banheiro do novo apartamento, algumas peças são importantes para garantir comodidade no dia a dia. Mesmo que seja alugado e não puder fazer modificações físicas, você pode customizar com vasos de plantas artificiais. As toalhas e tapetes para banheiro complementam entre os essenciais que trazem a sua personalidade.

Se tiver a liberdade de usar as paredes, nichos e prateleiras deixam tudo sempre à mão de um jeito organizado e prático. Da mesma forma, gabinetes e cestos ajudam a organizar e são uma alternativa para quem não pode perfurar as paredes.

Itens para o quarto do primeiro apartamento

Agora, o descanso. O quarto, espaço para relaxar e recarregar as energias precisa ser confortável e agradável. Para isso, alguns detalhes são essenciais no seu primeiro apartamento. Não tenha medo de fazer combinações com a roupa de cama: este é mais um espaço seu, que terá a sua personalidade.

Lençóis, mantas, cobertores e edredons não só são essenciais para uso mas para deixar a cama sempre convidativa e aconchegante para boas noites de sono. Não se esqueça de escolher um bom colchão de acordo com suas características e necessidades.

No guarda-roupa, escolhido também de acordo com suas novas medidas, pode estar seu grande curinga da organização. Se ainda faltar espaço para guardar seus pertences, uma cômoda pode ser mais útil do que uma mesa de cabeceira. Tudo depende dos objetos que serão armazenados e do espaço que você tem disponível. Por fim, o minimalismo pode ser um caminho para manter o espaço sempre agradável.


Aos poucos, o que antes era um espaço vazio passa a ser o seu lugar, seu lar. Um porta-retrato, uma lembrança de viagem e até um pano de prato divertido deixam sua vivência registrada e ajudam na identificação com o apartamento. Em qualquer lugar, o bem-estar e o conforto é que são essenciais.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.