Confira alguns móveis para espaços pequenos que podem facilitar a decoração


Adaptar um espaço compacto a todas suas necessidades pode parecer um desafio, mas com grandes ideias é possível transformar qualquer ambiente. Nessas situações, a otimização é um dos pontos-chave para decorar, e por isso, é importante pensar em estratégias, como móveis para espaços pequenos que aproveitem melhor os ambientes e deixem a casa mais confortável.

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Em apartamentos pequenos e estúdios, o design dos móveis acaba influenciando no aproveitamento dos espaços de forma a auxiliar na mobília. Nesse artigo, você vai descobrir que com algumas mudanças e móveis multifuncionais, fica fácil vencer a falta de espaço usando elementos que exploram a versatilidade de acessórios e móveis – tanto para a decoração como organização do seu lar.

Confira 12 dicas que preparamos para você aplicar estilo, funcionalidade e organização a espaços pequenos. 

1. Sofás reclináveis ou retráteis

Móveis para apartamento pequeno que possuem várias funções são um bom começo para decoração de ambientes compactos. Sofás dobráveis ou reclináveis são grandes aliados em ambientes que podem ter mais de uma função.

Um bom exemplo disso é o sofá-cama que pode transformar sala, home cinema e home office em quarto. Com esse sofá, você vai conseguir economizar espaço e deixar o escritório ou a sala preparada para receber visitas na falta de um quarto de hóspedes.

Antes de comprar o sofá verifique o lugar disponível e veja também qual é o tipo de abertura do modelo. Alguns se abrem para frente e outros para os lados, com os braços reclináveis.

2. A versatilidade do biombo

Versátil, o biombo decora ao mesmo tempo que demarca o ambiente. Ele também confere privacidade a ambientes conjugados, além de trabalhar bem em uma divisão entre sala de estar e jantar ou ainda criar um closet na suíte. O biombo é um daqueles móveis para apartamento pequeno que podem ser usados em todos os ambientes.

São vários os modelos disponíveis: para decorações mais clássicas, os de madeira ou bambu; para uma decoração mais moderna, há versões de biombos em PVC, telas de fibra e MDF; e para quem ama uma decoração personalizada, aposte no DIY (faça você mesmo) para criar um modelo exclusivo. 

3. Móveis para espaços pequenos: mesas

As mesas dobráveis são o tipo de móvel para espaços pequenos que vão ajudar bastante na ambientação. Elas são indicadas para quem quer uma sala de jantar, mas não tem espaço. Após o uso, basta dobrar para guardar em um canto, pois elas também podem funcionar como um aparador ou a bancada do seu home office.

Dica extra: Puffs da sala ou do quarto podem funcionar como assentos na sala de jantar.

Ver opções de mesa dobrável >>

4. Home office no quarto

Na falta de um ambiente para montar o home office, um canto inutilizado no quarto pode funcionar muito bem. A lateral da cama, lugar da mesa de cabeceira, pode receber uma mini escrivaninha, um papel de parede que diferencie o espaço e prateleiras na parede acima, por exemplo, para otimizar ainda mais o local e deixar tudo mais organizado.

Por falar em organização, quando lidamos com decoração em apartamentos pequenos, ela é uma grande aliada. Portanto, caixas organizadoras embaixo da mesa podem ajudar a evitar que o quarto fique com aspecto bagunçado.

5. Luminárias de parede

Uma boa iluminação tem o poder de transformar os ambientes, principalmente no caso de apartamentos pequenos. Nesse caso, as luminárias de parede são boas escolhas devido ao seu volume compacto e por decorarem sem ocupar muito espaço.

Usadas acima da cama ou do sofá, a luminárias de parede fixas ou pantográficas são ótimas para criar uma luz de leitura na falta de criados-mudos ou mesas laterais de apoio.

Ver opções de luminária de parede >>

6. Cadeiras empilháveis

O acúmulo de móveis e objetos pode deixar o ambiente compacto com o aspecto ainda menor, além de atrapalhar a circulação. Uma opção de móveis para espaços pequenos nessas situações pode ser cadeiras empilháveis. Sendo assim, os modelos dobráveis ou empilháveis podem ser guardados fora da sala de jantar quando estão fora de uso.  

Se você tem uma família grande, dê preferência para mesas de bases centrais para complementar a sala de jantar de forma ainda mais otimizada, pois elas podem acomodar mais assentos.

Ver opções base central para mesas >>

7. Suporte para utensílios

Quando falamos de casas ou apartamentos com áreas reduzidas, a cozinha é um dos lugares que mais pode sentir essa redução, devido a quantidade de utensílios que abriga. Assim, é sempre bom usar móveis e acessórios funcionais para driblar essa questão.

O suporte para utensílios é um desses acessórios aliados de uma cozinha pequena. Instalados acima da pia, os suportes metálicos ajudam a organizar utensílios, xícaras e louças, deixando tudo à vista e com status de objetos decorativos.

8. Espaço para as plantas

O verde das plantas na decoração confere aos apartamentos pequenos charme e sentimento de tranquilidade. Seja na varanda, ou até mesmo na sala de estar, as plantas podem complementar o ambiente em vasos suspensos, que além de criar uma cortina verde no local não comprometem a circulação.

Já na cozinha, é possível aproveitar o parapeito da janela para montar uma mini horta de vasinhos com ervas para usar na preparação dos alimentos.

Ver opções de vasos e cachepôs >>

9. Armários com porta de correr

Para aproveitar mais a área do ambiente, armários com porta de correr são móveis para espaços pequenos que ajudam na otimização, seja na sala, cozinha, corredores e principalmente no quarto.

Nos quartos pequenos, estes armários podem comportar até uma TV, que fica oculta atrás das portas – e se forem de correr e espelhadas, não só economizam espaço, como dão sensação de que o ambiente é mais amplo.

Ver opções de armários com porta de correr >>

10. Prateleiras otimizando o ambiente

A decoração e organização vertical inclui o uso de prateleiras, que se encaixam em qualquer canto. Elas ajudam a levar não só design, mas funcionalidade para a decoração do espaço. É importante usar a criatividade, mas entre as opções, podemos usá-la de formas diferentes nos seguintes ambientes:

  • Cozinha: prateleiras na parede de uma cozinha estreita garantem mais espaço para os utensílios e até um balcão para refeições, com bancos baixos guardados logo abaixo delas.
  • Sala de Estar: podem funcionar como rack, embaixo de um painel com a TV, ou ainda, atrás do sofá com quadros e adornos.
  • Sala de Jantar: na falta de espaço para um aparador, uma ou várias prateleiras podem formar um mini bar com muito charme.

Ver opções de prateleiras >>

11. Aparadores multifuncionais

Por falar em aparador, esse é outro item da sessão móveis para espaços pequenos que modificam o visual e a funcionalidade do espaço. Usado atrás do sofá, ele demarca ambientes, expõe itens decorativos ou pode ainda se transformar em escrivaninha, se faltar espaço para um home office na casa. Já na sala de jantar, pode funcionar como um pequeno buffet para guardar louças e copos.

Leia também: Como decorar apartamentos pequenos

12. Mesa de parede: Um dos móveis para pequenos espaços

A mesa de parede é um dos móveis para espaços pequenos mais versáteis para otimizar os ambientes. Para economizar espaço na cozinha, a mesa de parede dobrável auxilia na circulação do ambiente quando não está sendo usada. Ao abri-la, você ganha uma bancada para as refeições, caso não tenha sala de jantar

Se falta espaço para home office no seu apartamento, ela pode funcionar como uma escrivaninha. Por outro lado, a mesa de parede na varanda pode ser uma saída para montar um mini bar e receber os amigos com muito mais conforto.


Com criatividade e soluções integradas, é possível levar mais praticidade e funcionalidade para o seu lar com os móveis para espaços pequenos. Do mesmo modo, veja o que você tem ou precisa incorporar nos seus espaços para garantir versatilidade e deixe o seu dia a dia mais simples e adaptado. Para compartilhar o resultado das suas transformações, use #TokEmCasa no Instagram.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.