Essencial para dar novos ares aos ambientes, o decorador traz seu olhar técnico que agrega beleza e novos sentidos aos espaços


Em 30 de maio é comemorado o Dia do Decorador e é notável a diferença de um ambiente que teve o toque desse profissional. Mesmo com acesso a tantas informações que nos ajudam a fazer pequenas e grandes mudanças em casa, o decorador é o profissional que garante uma adequação aprofundada dos ambientes à nossa personalidade.

Para homenagear este profissional que dá ainda mais protagonismo para nossos móveis e acessórios, destacamos neste post elementos que podem mudar os ambientes e ganham novos significados com o olhar especial de um decorador.

Design em luminárias

Além de sua função, as luminárias podem influenciar no design e estilo de um ambiente. Seja ele sofisticado, industrial ou despojado, este é um ponto que o decorador pode ajudá-lo a encontrar a melhor opção. Para isso, ele deve avaliar alguns critérios, como o tamanho do espaço, sua função, as cores do ambiente e o mobiliário que compõe o cômodo.

Dependendo do modelo da luminária, ela pode destacar ou até esconder partes da decoração, seguindo a proposta do ambiente. Antes de escolher a luminária ideal, é importante entender alguns pontos fundamentais para criar um espaço que traga bem-estar todos os dias.

Destaque para o conforto

Puffs e poltronas são móveis funcionais para agregar conforto em diferentes ambientes. Sua diversidade de modelos possibilitam muitas versões para o mesmo espaço, e podem partir destas peças a mudança de ares para um cômodo. A poltrona decorativa pode complementar um ambiente mais espaçoso ou ser substituto do sofá em salas pequenas.

Entre os tipos de poltrona estão as fixas, opções mais versáteis bem-vindas em diferentes espaços; as reclináveis, ideais para noites de cinema em casa; as poltronas de fibras como vime, que são protagonistas em varandas e jardins, entre outras. Já os puffs são mais despojados, mas garantem sensação acolhedora onde quer que estejam.

Apoio multifuncional

O olhar dedicado do decorador também é essencial para encontrar peças multifuncionais, ideais principalmente para espaços pequenos. Mesas laterais são exemplos de móveis que ajudam muito no dia a dia para dar apoio na sala de estar, no quarto ou na varanda

Além de contribuírem com estilo, esta peça passa por mesa de cabeceira, suporte para luminárias e objetos de decoração ou ainda, como composição: duas ou três mesas similares, de tamanhos diferentes, formando um conjunto decorativo ao lado do sofá ou poltrona.

Aconchego prolongado

Ainda que o uso de tapetes possa ser uma questão pessoal, eles podem ser pontos de partida para a transformação de um ambiente. São modelos, cores, texturas e tamanhos variados que se adaptam ao estilo e necessidade do cômodo. Mesmo sendo um acessório cheio de paradoxos, vale entender melhor suas possibilidades – e ninguém melhor que um decorador para indicar os caminhos.

Os modelos de tapete com formas geométricas, por exemplo, são opções versáteis e bem-vindas a diversos estilos de decoração, do industrial ao vintage. Por outro lado, os tapetes artesanais dão um toque de personalidade e aconchego ideal para quartos ou salas menores, dependendo do estilo adotado. Nessa hora, o olhar técnico do decorador pode ser decisivo.


Dos pequenos detalhes às grandes intervenções, o papel do Decorador vai muito além da estética. Ele encontra significados, funções e caminhos para uma vivência de bem-estar, aproximação e personalidade aos usos, costumes e gostos de uma pessoa. Homenageamos o profissional da decoração que é capaz de dar vida a ambientes, peças e cores, tornando cada detalhe uma nova possibilidade.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.