Veja alternativas de decoração com mesa lateral para deixar o design funcional e arrojado


Ao falar sobre comodidade em casa, falamos sobre aliar móveis que decoram enquanto oferecem benefício funcional. Ter um apoio próximo para os objetos usados com mais frequência é essencial para alcançar este objetivo.

A mesa lateral para sala ou mesa de centro são importantes para a decoração e para otimização do espaço. Elas podem ser usadas como forma de expor objetos decorativos, mas podem também assumir a função de suporte, como deixar uma xícara de café enquanto assiste televisão.

Sua multifuncionalidade permite o uso livre em diferentes ambientes, com estilos também variados. Se você busca uma mesa lateral para sala ou, então, uma mesa de centro, confira as dicas que vão te ajudar a escolher a peça ideal para o ambiente da sua casa.

Mesa lateral para sala

Altura dos braços de sofá e das mesas laterais

Para coordenar as mesas laterais junto a sofás e poltronas, lembre-se que a altura delas deve ser compatível com a altura do braço do móvel. Desta forma as mesas laterais vão servir como apoio para quem estiver sentado.

Uma mesa lateral para sala não deve ser tão baixa quanto uma mesa de centro, mas também não pode ser tão alta como uma mesa de jantar. Essa altura intermediária permite que o móvel seja usado confortavelmente como um suporte extra para quem está na poltrona ou no sofá, o que permite, por exemplo, apoiar objetos como copos e controles remotos.

Outros usos para a mesa lateral

Este móvel oferece extrema versatilidade, por isso, nem sempre ele vai ao lado do sofá. Você pode utilizá-lo em um espaço pequeno, como em um canto do ambiente que não cabe um móvel maior ou como apoio para uma decoração. Em um espaço destinado a leitura, por exemplo, a mesa lateral é ideal para abrigar uma luminária. Além de iluminar, dá um toque especial decorativo ao ambiente.

Outra opção é colocar a mesa lateral junto a uma poltrona ou chaise-longue isolada, para formar uma composição. Nesse sentido, existem, inclusive, jogos de mesas laterais que são formados por peças do mesmo modelo, mas com alturas diferentes (as cores também podem ser distintas).

Sugestões criativas para a mesa lateral

Também é possível se aproveitar de alguns móveis híbridos para atuarem como mesas laterais. Bancos baixos, baús, carrinhos e puffs de assento plano podem se encaixar como mesa lateral na sala de estar. O visual do ambiente ganha um toque autêntico e mais despojado.

Reflita sobre o estilo de decoração escolhido para o ambiente – retrô, moderno, clássico, rústico, exótico ou minimalista. A partir disso, fica mais fácil escolher a mesa lateral e também os demais objetos que vão ajudar a compor o layout do ambiente.

Mesa de Centro

Outra opção de decoração para diferentes usos são as mesas de centro. É importante ter as medidas do ambiente e do espaço que há disponível próximo ao sofá, para ajudar na escolha de uma mesa central que não atrapalhe a circulação na sala de estar ou home cinema. O ideal é garantir um espaço mínimo de 60 cm entre a mesa e o móvel a sua volta.

Uma das maneiras de otimizar o lugar e, inclusive, deixá-lo mais organizado, é optando por mesas de centro com nichos, prateleiras ou gavetas que contribuem para deixar tudo no lugar. Afinal, você sempre vai ter onde guardar e saberá onde encontrar os livros, revistas, controles remotos e outros objetos usados no ambiente.

Lembre-se sempre de ter em mãos (ou em mente) o cenário da sua sala para conseguir escolher um modelo de mesa de centro que combine com o restante do ambiente.

Comodidade e design

Independentemente do modelo desejado, encontre um móvel com altura compatível ao assento do sofá ou poltrona, pois isso está alinhado com conforto e comodidade – fica mais fácil para colocar objetos sobre a mesa de centro e também para alcançá-los sempre que necessário.


Considere cada uma das dicas e faça um checklist enquanto você estiver escolhendo uma mesa lateral ou mesa de centro para sala. Dessa forma, será mais simples levar para casa um móvel que combine com a seu ambiente e home cinema, sem deixar de lado a funcionalidade. Confira também este post sobre decoração com tapetes para complementar o ambiente.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.