Quartos compactos ou amplos merecem ter suas áreas valorizadas, o espaço como um todo muito bem otimizado. Veja como a cama box pode ser a peça-chave para isso


Algumas pessoas podem pensar que a crise por espaço tem a ver com a construção de imóveis mais compactos. Mas nos últimos tempos parece que essa teoria tem caído por terra, pois mesmo quem mora em casas de ambientes amplos também tem solicitado aos projetistas de interiores este estudo aprofundado de layout. 

E a cama box aparece com ótima opção para ampliar espaços em quartos, veja como nas dicas e soluções a seguir.

Por que é importante aproveitar bem os espaços dos quartos?

Dentro de qualquer plano de arquitetura residencial, é normal privilegiar primeiro a sala, dando a esse ambiente maior parcela de área. O motivo é que essa será a área mais compartilhada da casa, o setor social mais frequentado pela família e seus visitantes no dia a dia. Contudo, o quarto é o cômodo que mais pode impactar o bem-estar e a saúde dos moradores.

Sim, quartos são como pequenos refúgios privativos, onde as pessoas buscam conforto e proteção para os seus momentos de descanso físico. Isso é essencial para restabelecer as energias depois de um longo e difícil dia repleto de atividades de estudo e de trabalho. 

Ver opções de camas >>

Só que isso também vai depender de um espaço de qualidade, muito bem preparado para proporcionar esse conforto total.  A primeira coisa que não pode faltar na decoração do quarto é uma boa cama. Da área restante em planta baixa, a circulação é normalmente descartada. 

Se sobrar algum espaço, você pode considerar acrescentar na composição guarda-roupas, cômodas e outros móveis para guardar os pertences pessoais. Mas e quando não se tem esta alternativa? É aí que entram as soluções como a cama box.

Leia também:
5 móveis multiuso para otimizar pequenos espaços
Aprenda a escolher o travesseiro ideal
Como montar uma cama de hotel em casa

Como cama box pode otimizar o espaço dos quartos?

Camas box são um modelo de cama bastante simples. Seu design é muito mais clean se comparado com as camas tradicionais, pois não apresenta várias partes – como cabeceiras, que são opcionais, e laterais – que costumam ocupar mais área de piso. 

Sendo assim, as novas camas, que mais parecem um grande bloco de colchão, são, além de muito confortáveis, otimizadoras de áreas de quartos. Mas, ainda há outras opções.

Ver opções de colchões >>

Alguns modelos de camas box vêm com um excelente aproveitamento interno com gavetas e baú. Aliás, camas baú estão muito em alta para decoração de quartos compactos, pois, sem extrapolar zero de área a mais, oferecem um ganho de espaço significativo, acessado por um  levantar e baixar de colchão bastante fácil e suave. E este módulo interno pode ainda vir subdividido (bipartido), permitindo uma melhor organização dos pertences guardados no baú.

Leia também:
8 móveis indispensáveis para sala de estar pequena
Como cuidar do colchão e aumentar sua vida útil
5 possibilidades para o quarto (além de dormir)

Como as camas box podem ser valorizadas na decoração do quarto?

Quartos compactos podem ter seus espaços internos bem aproveitados por camas box. E talvez por isso sua decoração final seja ainda mais agradável do que muitos quartos decorados amplos.  

Isso porque quanto mais área temos, mais chances temos de somar itens ao plano original, podendo comprometer o espaço com muita informação. Mas quando temos menos, somos mais conscientes da necessidade de controle.

Se seguimos uma linha de decoração mais minimalista, buscando otimizar a área de quarto compacto, diminuímos o número de móveis e ornamentos ao mínimo, priorizando o funcional. 

E essa “limpa” visual pode favorecer a valorização da própria cama box no cenário. Mas, querendo destacá-la ainda mais, uma ideia é fazer uma “moldura” para ela, com cabeceira, mesinhas auxiliares, papel de parede, espelhos, luminárias, boiseries (textura de moldura nas paredes) e mais.

Outras coisas dentro desse grande conjunto podem voltar os olhos dos observadores para a cama box. Por exemplo, tapetes, rebaixo de forro, faixas de iluminação de LED, luzes direcionais, conjunto de travesseiro e almofadas em jogo de cama, entre outros. 


São pequenos detalhes de projeto, fáceis de serem criados, trocados e manipulados no dia a dia para que a área da cama ganhe mais ou menos espaço, sempre à sua maneira.

Como você viu, a cama box é bastante versátil e pode ajudar muito na organização do seu quarto. Encontre diferentes modelos na Tok&Stok e todos os acessórios que você precisa para deixar seu espaço cada vez mais… seu.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.