Você sabe a frequência e a maneira de lavar seus travesseiros? E o momento de trocar? Para esclarecer essas e outras dúvidas, criamos um guia com dicas para cuidar e manter seus travesseiros sempre como novos


Para quem gosta de ter boas noites de sono, cuidar dos travesseiros é essencial. Importante para dar conforto e manter a coluna alinhada durante o sono, o travesseiro também precisa de cuidados de higiene e manutenção para que possa durar mais.

As orientações para cuidar de travesseiros podem variar de acordo com a forma e o material do travesseiro, sendo que as instruções do fabricante devem ser sempre seguidas. Por outro lado, alguns passos básicos vão te ajudar a manter a peça sempre confortável, limpa e macia.

Confira este manual com dicas para manter seus travesseiros bem cuidados e duráveis por mais tempo.

como cuidar do travesseiro

como cuidar do travesseiro

Tipos de travesseiros

Antes de saber os principais cuidados com o seu travesseiro, é importante conhecer os tipos – já que nem todos podem ser lavados de forma tradicional ou têm orientações mais específicas de manutenção. Os principais são os seguintes: 

  • Travesseiro de penas: O tipo mais sofisticado e tem como característica sua maciez e durabilidade;
  • Espuma compacta: Ideal para dormir em superfícies rígidas e são menos maleáveis;
  • Espuma de látex: Tem microfuros que permitem que o fluxo de ar se mantenha constante, evitando a contaminação por microrganismos;
  • Travesseiro viscoelástico: mais conhecido como travesseiro da NASA, tem adaptação à temperatura do corpo e se molda de acordo com cada usuário;
  • Travesseiro de poliéster: Um dos tipos mais comuns no mercado, é considerado macio mas com tecnologia mais básica;
  • Travesseiro de molas: Um dos tipos mais duráveis, ele não sofre grandes deformidades ao longo do tempo;
  • Travesseiros de corpo e modulares: Em diversos tipos, eles são voltados para necessidades específicas, como anti-refluxo, cervical, pescoço e outros.

De maneira geral, travesseiros de espuma podem levar mais tempo para secar, por isso, a indicação é que sejam lavados a seco. Por outro lado, enchimentos de penas e poliéster costumam não ter restrições à água. Ou seja, isso varia de acordo com a cada tipo de travesseiro e o tecido que o envolve. Por isso, a dica de ouro é: sempre siga as orientações da etiqueta.

Leia também:
Como cuidar do colchão e aumentar sua vida útil
Cama box: Alternativa para decoração de quartos compactos
5 possibilidades para o quarto (além de dormir)

5 passos para cuidar de travesseiros

Agora que você já conhece os principais tipos, saiba mais como cuidar de travesseiros para que durem mais e se mantenham com suas características originais. 

1. Use protetores de travesseiro

Os cuidados com o travesseiro vão além da higiene: alguns acessórios como capas e protetores serão grandes aliados para manter a peça macia e confortável por mais tempo.

Além da fronha, que deixa a cama ainda mais convidativa para uma boa noite de sono, a capa ajuda a proteger o material do travesseiro contra a poeira e a proliferação de ácaros, fungos e bactérias.

Elas também podem ser de diferentes tipos, como tecidos antiácaros, antialérgicas, impermeáveis, com ou sem zíper, entre outras. Ao mesmo tempo, elas devem ser lavadas separadamente e com uma frequência semanal, seguindo as instruções da etiqueta. 

2. Atente-se às instruções de manutenção do travesseiro

Antes mesmo do primeiro uso, verifique as instruções de manuseio, armazenamento e higienização do seu travesseiro. Enquanto alguns podem ser lavados na máquina a frio em ciclo suave, outros só devem ser lavados a seco com o uso de uma escova e sabonete neutro.

O ideal é que, se forem lavados, isso seja feito em uma lavanderia profissional – onde eles vão garantir que o travesseiro retorne 100% seco para uso. Mas não deixe de solicitar que as instruções sejam seguidas para evitar o uso de alvejantes e outros produtos químicos que podem danificar o travesseiro.

3. Nunca exponha o travesseiro ao sol

Mesmo atuando muitas vezes como sanitizante de superfícies pelo calor dos raios ultravioletas, o sol pode ser um grande inimigo da higienização e manutenção do travesseiro.

Isso porque seu interior será aquecido e a umidade que está presente nele pode acelerar a proliferação de ácaros e bactérias, além de espalhar elementos alergênicos. Ao mesmo tempo, a superfície do material do travesseiro pode ficar amarelada, devido a oxidação causada pela radiação ultravioleta. 

Sendo assim, o ideal para cuidar de travesseiros é que ele seja colocado em local arejado e ventilado com frequência, mas sempre sob luz indireta e protegido por uma fronha.

4. Estimule o formato do travesseiro

Ao longo do tempo, pode ser que o seu travesseiro adquira o formato da sua cabeça, geralmente no centro da peça. Para evitar uma deformação permanente, é importante afofar todo o travesseiro. 

Isso pode ser feito manualmente, pressionando as extremidades diariamente, ou em uma secadora sem o uso de calor.

como cuidar do travesseiro

5. Mantenha a limpeza para cuidar dos travesseiros

Como qualquer item que usamos e colocamos em contato com nosso corpo, os travesseiros precisam ser higienizados. Usando um aspirador, tire o pó de toda a peça com frequência e promova as lavagens de acordo com o material do seu travesseiro. 

Também é fundamental que você lave semanalmente os protetores e fronhas do travesseiro, removendo resíduos e eliminando bactérias que naturalmente ficam na superfície do tecido.

Para saber como lavar os travesseiros, veja as sugestões a seguir.

Dicas de lavagem para travesseiros

Mesmo com diferentes técnicas para lavar travesseiros, é importante ver nas instruções que tipo de lavagem o travesseiro pode ser submetido – se molhado ou a seco. Esse cuidado é necessário pois alguns materiais podem não secar completamente e acabar criando ou multiplicando microrganismos patogênicos, ou seja, que causam doenças principalmente respiratórias.

Em todo caso, apenas lave seu travesseiro se você puder garantir que toda água absorvida seja eliminada e ele fique totalmente seco por dentro. Uma maneira eficiente de verificar se toda água foi eliminada é pesando o travesseiro antes e depois da lavagem.

Para lavar seu travesseiro corretamente, verifique a etiqueta para ver se é lavável na máquina ou não. Se for, então aqui estão algumas diretrizes básicas para você seguir:

  • Lave de 3 a 6 meses
  • Use o ciclo suave da máquina de lavar
  • Use detergente líquido suave e evite amaciantes
  • Passe-os pela segunda vez no ciclo de enxágue sem detergente

É uma boa ideia lavar dois travesseiros de uma vez para que a máquina de lavar fique equilibrada e limpe-os igualmente. 

Se o travesseiro não for lavável na máquina, você pode lavá-lo à mão. E aqui estão algumas orientações: 

  • Mergulhe o travesseiro em água morna com detergente neutro e aperte suavemente
  • Usando água fria, enxágue usando o mesmo método
  • Esprema suavemente o excesso de água

Como secar o travesseiro após a lavagem

Qualquer que seja o método mais adequado para lavar o travesseiro, você deve secá-lo adequadamente depois. Evite pendurá-lo para secar, pois isso fará com que ele fique deformado. É melhor deixar seu travesseiro secar ao ar livre em uma superfície plana, seja na sombra ou em um quarto fresco e seco.

Alguns travesseiros podem ser colocados na secadora, mas verifique a etiqueta antes de dar este passo (algumas peças podem ser danificadas na máquina). Se você usar esse método, mantenha-o em uma temperatura amena e verifique-o regularmente para afofar os travesseiros de volta à forma.

Com que frequência trocar os travesseiros?

A vida útil do seu travesseiro pode depender do material e dos cuidados que você tiver com ele. Um travesseiro de poliéster simples pode ser trocado de seis meses a um ano, enquanto outros materiais como viscoelástico duram muito mais tempo. 

Algodão, lã e penas chegam a durar pelo menos de três a cinco anos, por exemplo, enquanto o látex e algumas espumas duram até mais de cinco anos.

Para saber o momento certo de trocar, um teste simples pode ser feito: dobre seu travesseiro ao meio e solte-o sobre a cama ou outra superfície. Se ele não voltar para a posição plana, é hora de substituí-lo. 

Manchas que não saem mais nas lavagens e espumas soltas também mostram que é hora de comprar um novo travesseiro. Por isso, é importante observar seu travesseiro com atenção para que ele te acompanhe por mais tempo.


Cuidar de travesseiros pode transformar o seu sono, afetando os seus níveis de energia, estresse, produtividade e muitos outros. Agora que você tem este guia em mãos, convidamos você a cuidar de si e da sua família fazendo a manutenção dos travesseiros, checando sempre as orientações do fabricante e fazendo a higiene da sua roupa de cama. Encontre na Tok&Stok todos os elementos para mantê-los bem cuidados e com o conforto que você merece.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.