Conheça alguns elementos para atualizar o espaço conforme a faixa etária dos seus filhos


Um dos grandes desafios em montar um quarto infantil é o crescimento rápido das crianças. Não leva muito tempo para elas pararem de gostar de personagens lúdicos e se interessarem por personalidades da cultura pop. Por isso, criar um espaço divertido e funcional para todas as idades se torna um exercício constante.

Para ajudar você a abrir espaço para o crescimento e personalidade dos seus filhos, vamos listar alguns elementos por faixa etária para atualizar o quarto de um jeito inspirador, mas sem grandes modificações.

Evolução do quarto infantil por faixa etária

De zero a três anos: Decoração removível e simbólica

Escolher um tema para a fase do berçário é uma forma de deixar a atmosfera tranquila e lúdica para o período. Podem ser desde animais até elementos da natureza, como sol, chuva e arco-íris. Para acompanhar cada fase sem se preocupar com grandes mudanças, o uso de papel de parede é ideal.

O berço um dia dará lugar para uma cama infantil, então, vale considerar o espaço para futuras substituições. Outro elemento importante é uma cortina blackout (opaca) para dormir, já que isso pode acontecer também durante o dia e influencia na qualidade do sono do bebê.

Também é bom ter cuidado com objetos pendurados, principalmente sobre o berço ou móveis que a criança consegue alcançar. Adesivos e decalques são ótimas opções para levar diversão e conforto visual ao espaço com segurança.

De três a seis anos: Início da independência

Ao utilizar peças removíveis como adesivos e papéis de parede na primeira fase da vida da criança, fica mais fácil de ir adaptando o espaço conforme seu desenvolvimento. Dos três aos seis anos, os pequenos já ganham maior autonomia, mas para isso precisam estar confortáveis e seguros no ambiente.

Tudo o que está no quarto, inclusive os brinquedos, devem ser colocados com segurança ao alcance delas para que possam se vestir, arrumar os objetos e serem introduzidas a rotinas de leitura e estudos. Prateleiras baixas e estantes pequenas são ideais para manter livros e brinquedos sempre por perto.

Este é o período da transição para uma cama maior, uma fase em que a própria criança pode ajudar a escolher os lençóis, cobertores e fronhas. Para tornar essa mudança mais leve no quarto, uma luminária noturna com luz mais fechada é um bom caminho.

Seis a nove anos: Funcionalidade nos detalhes

Nesta fase, pode haver uma nova necessidade de mudança da cama, já em uma opção próxima à cama de solteiro. Se no quarto dorme mais de uma criança e o espaço é pequeno, o beliche é ideal – mas ter camas separadas pode ser mais funcional para manter tudo arrumado.

É nessa fase também que as estampas divertidas vão dando lugar para cores sólidas, possibilitando uma mescla da fase lúdica para um visual mais sóbrio. 

Aproveite o período de aprendizagem dessa faixa etária para envolver os filhos na decoração, permitindo que escolham quadros e objetos que ficarão por um bom tempo por perto. Entre os acessórios, ganchos de parede são ótimos para ajudar a lembrar as crianças de manterem seus pertences (um pouco) organizados.

De nove a 12 (ou mais): Personalização

Depois de um período de mudanças pontuais no quarto, esse pode ser o momento de uma reforma mais profunda. Papéis de parede dão lugar para cores vivas e adotar um estilo estabelecido, como urbano e contemporâneo por exemplo, pode ser um ponto de partida para essa mudança. Entender o significado das cores dá um norte para escolher os tons das paredes, móveis e acessórios.

É hora de deixá-los colocar sua personalidade em prática, incentivando o senso de responsabilidade. A organização de objetos e roupas já faz parte da rotina e as peças e móveis, como armários, penteadeiras e cômodas podem gerar essa ideia.


O quarto precisa ser um ambiente próprio para dormir, brincar e crescer com praticidade e soluções bem pensadas. Encontre as peças que possibilitam todos esses mundos na Tok&Stok e alie com ideias e soluções #TokEmCasa para o quarto dos seus filhos.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.