Sofás-baú, cadeiras empilháveis e bancos que também são mesas: inspire-se com peças multifuncionais para transformar os cantinhos da sua casa


Móveis multiuso e acessórios dobráveis que conseguem executar duas ou mais funções ao mesmo tempo podem ser a solução para pequenos espaços da casa. Aquele canto inutilizado ou um ambiente compacto passam a se tornar um lugar funcional que contribui para a decoração, enquanto facilitam a organização no dia a dia.

Para dar novas ideias e alternativas para sua rotina, veja cinco itens versáteis e focados na multifuncionalidade para privilegiar a praticidade e otimizar espaços, trazendo mais conforto.

1. Sofá ou banco-baú

Fácil de manusear e ambientar, o sofá-baú é uma opção extremamente funcional para deixar a sala de estar sempre organizada. Com o espaço que fica alocado abaixo dos assentos, você pode armazenar diversos itens, como almofadas, mantas e o que mais você precisar, deixando o seu ambiente sempre em ordem e bastante confortável. Vale também para bancos-baú, que compõem diferentes cantos da casa.

Lembre-se de abrir o baú periodicamente para manutenção e higienização, garantindo maior vida útil do móvel e das peças que estão armazenadas no interior. Saiba também como cuidar do sofá em cinco passos.

2. Bancos empilháveis

Mais uma opção ideal para otimizar espaços, os bancos ou cadeiras empilháveis são grandes exemplos de móveis multiuso. Eles são boas opções para compor cozinhas, quartos, varandas cobertas ou aquele cantinho favorito da casa com visual mais despojado. Além disso, eles são geralmente fáceis de ambientar e ótimos para reunir amigos e familiares para rápidas refeições. Se preferir, eles podem servir como mesa de apoio para pequenos objetos. 

3. Cama retrátil

Para apartamentos studio e casas compactas, móveis multiuso que se transformam facilmente são soluções para o problema de falta de espaço. As camas retráteis ou dobráveis garantem praticidade para esses pequenos ambientes com conforto, além de manter o design agradável em uma composição inteligente.

Um modelo de cama que se transforma permite que você considere outras atividades para um mesmo espaço, como descansar e praticar seu hobby favorito no mesmo lugar. Para deixar o ambiente ainda mais completo e aconchegante, combine-a com travesseiros, almofadas e um jogo de cama com as cores ou estampas que mais gosta. Um modelo bastante conhecido que pode ajudar você a aproveitar duas funções é o sofá-cama, ideal para salas pequenas.

4. Mesa de apoio

Mesas laterais ou de apoio podem ser usadas para inúmeras finalidades. No canto da sala, ela pode ser um mini bar, com suas bebidas favoritas para drinks rápidos no final de semana. Por outro lado, ela pode expor pequenos vasos de plantas como suculentas, que deixarão o ambiente mais vivo e próximo da natureza.

Se preferir deixá-la no quarto, ela pode servir como mesa de cabeceira, apoiando uma luminária e seu livro preferido para momentos antes do descanso. Em modelos com mais de uma prateleira, você pode deixar alguma coleção de objetos ou porta-retratos. De toda forma, vale explorar a criatividade para usar o mesmo móvel de diferentes maneiras.

5. Cabeceira estante

Para completar a lista dos móveis multiuso, um item que alia duas grandes paixões: a leitura e o descanso. Uma cabeceira que apoia livros é um jeito prático de manter seus títulos organizados e sempre por perto, principalmente antes de dormir. Ao usar cada cantinho dos ambientes de forma inteligente, você visualiza novas possibilidades para casa e aproveita tudo o que ela pode oferecer por completo. 


Tornar o dia a dia mais simples com pequenas soluções como móveis multiuso em casa é uma forma de autocuidado e bem-estar. Inspire-se com essas e outras ideias do blog #TokEmCasa e encontre nos seus cantinhos novas oportunidades de mudar e transformar seus dias.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.