Se está em dúvida qual modelo de cama – casal, queen ou king – é a melhor opção, este post é para você. 


É comum ficar em dúvida sobre qual tamanho de cama de casal é a melhor para você. Seja padrão, king size ou cama queen size, é válido destacar que um tamanho não serve para todo mundo.

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Enquanto o tamanho king pode ser melhor para aqueles que compartilham a cama, uma menor, que é o caso da cama de casal padrão ou queen size, é ideal para caber em espaços pequenos. Da sua altura ao seu orçamento, existem vários outros motivos pelos quais você pode preferir uma cama de casal padrão, queen-size ou king-size.

Se você está pronto para trocar de cama ou escolher a primeira para casa nova, é importante tomar uma decisão com todas as informações possíveis. Continue lendo para aprender as principais diferenças entre elas e como escolher o tamanho certo para você.

Escolha seu colchão ideal aqui >>

Cama de casal padrão: Quando escolher?

Há diferentes critérios que você pode seguir na hora de eleger a melhor cama para você. Escolher o modelo certo para você ajuda a garantir noites de sono tranquilas e espaço suficiente para quem estiver nela, além de manter a circulação livre no quarto e a decoração adequada para o espaço.

A cama de casal padrão tem dimensões de 1,88 de altura por 1,38 de largura, sendo o modelo mais comum para quem dorme a dois. Ela é ideal para quem mora em apartamentos e casas compactas, onde os quartos são geralmente pequenos também. Essa é uma maneira de garantir conforto enquanto otimiza o espaço do seu quarto.

Ver opções de camas de casal >>

Diferenças entre camas queen size e king size

A diferença de tamanho entre uma cama queen size e uma cama king size é o principal elemento que separa as duas opções. Os colchões king size padrão têm 2,03 m de altura x 1,93 m de largura. Enquanto isso, os colchões queen size padrão têm 1,98 m de altura x 1,58 m de largura.

Como os dois tamanhos têm o mesmo comprimento, o fator decisivo real entre uma cama queen size e uma cama king size é a largura que você gostaria que seu colchão tenha. Para pessoas que preferem mais espaço, um colchão king pode ser a escolha certa para você. Por outro lado, a largura reduzida de uma cama queen size a torna ideal para espaços menores.

Leia também:
Como montar uma cama de hotel
Como escolher a roupa de cama
Alternativas para decorar o espaço ao lado da cama

Além das dimensões básicas, há vários outros fatores a serem considerados ao decidir entre uma cama king size e queen size. Veja uma comparação mais aprofundada entre os dois tamanhos de cama: 

Colchão Queen

  • Dimensões : 198 cm x 158 cm
  • Área de superfície : 30.967,68 cm²
  • Ideal para: casais ou adultos com quartos menores
  • Tamanho do quarto: quartos primários menores

Colchão King

  • Dimensões : 203,2cm x 193,04 cm
  • Área de superfície : 39.225,73 cm²
  • Ideal para: casais ou adultos que desejam mais espaço
  • Tamanho do quarto: quartos grandes e com pé direito alto

Para entender como esses colchões se comparam com outros tamanhos de cama, veja nosso guia para escolher o colchão ideal.

Vantagens da cama queen size

A escolha da cama e do colchão de casal vai sempre depender do tamanho do quarto, seu orçamento, do conforto que deseja e com quem compartilha a cama (um parceiro, crianças ou animais). No caso da cama queen size, ela pode fazer uma grande diferença para pessoas que já dormem em camas de casal padrão e que estão se sentindo um pouco apertadas.

Se você tem um quarto de hóspedes, esta também pode ser uma boa escolha para receber seus convidados confortavelmente, inclusive pessoas idosas. Para quem dorme sozinho e se movimenta muito durante o sono, ou mesmo gosta de se esticar, a cama queen size é a escolha ideal.

Leia também:
Sofá-cama: Três ideias para usar na decoração
15 dicas para escolher cortinas
Guia: Dicas para decorar com papel de parede

Vantagens da cama king size

A maior vantagem da cama king size é de fato seu espaço, sendo indicada para quem dorme acompanhado e ainda quer espaço suficiente para se mexer e ficar confortável durante a noite. Esta também deve ser a cama do casal que dorme com as crianças em algumas noites, dispondo de espaço suficiente para acomodar a todos com aconchego.

Lembrando que, como em qualquer escolha de móveis grandes, vale sempre considerar o espaço do quarto para que sua vantagem não se torne um problema. 

Tipos de cama de casal: Qual o melhor?

Pensando na estrutura da cama, há uma diversidade de modelos para atender a diferentes gostos, necessidades e tamanhos de quarto. Sua altura, material, cor e tipo são variações que deixarão o espaço de descanso ainda mais personalizado e coerente com o sono de cada pessoa ou casal.

Cama Box

As camas Box são mais altas que as tradicionais e estão disponíveis também em modelos com baú, ajudando a otimizar espaço para organizar objetos e peças como mantas, travesseiros extras e cobertores grossos. Esta é uma opção muito versátil também na decoração, já que é mais fácil de combinar com o restante do espaço por seu formato.

Cama de casal com gavetas

Esta também é uma opção bastante funcional, indicada principalmente para quartos pequenos. Quando não há muito espaço para armários e cômodas, a cama com gavetas torna-se mais uma alternativa de armazenamento de itens do ambiente.

Cama com estrado

Uma das mais comuns, a cama com estrado permite a fácil troca de colchão. Isso também ajuda a virar o colchão periodicamente para aumentar sua vida útil. Caso escolha este modelo, certifique-se de que a estrutura que fica sob o colchão é resistente para o peso que deverá suportar.

Cama de madeira

Com uma grande variedade de formatos, tons e cores caso seja pintada, a cama de madeira também atende aos diversos tipos de decoração. Quando usada em tons claros da madeira, ajuda a criar um ambiente regional e com visual rústico – o que reforça uma atmosfera tranquila que o ambiente pede. Já camas de madeira escura compõem ambientes de estilo sóbrio e industrial, também apropriado para o cômodo.

É comum que as camas de madeira já venham com a cabeceira embutida, o que pode ser prático para decorar.

Cama de ferro

Elegantes, as camas de ferro proporcionam um certo requinte à decoração do quarto. Mesmo sendo mais pesadas, esse modelo tem a durabilidade e maior resistência ao seu favor, além de ser bastante versátil na decoração escolhida segundo sua cor.


Em conclusão, a melhor cama de casal será aquela que vai se adequar ao seu espaço e atender suas necessidades – desde o preço ao conforto. Seu quarto deve ter espaço suficiente para que você circule livremente e tenha uma atmosfera tranquila para dormir bem.

Conheça as opções de cama de casal, queen e king size na Tok&Stok e encontre aquela que fará parte dos seus sonhos.


Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.