Por mais conforto e estilo: Conheça tipos de tapetes e saiba como decorar com a peça em todos os ambientes.



Coloridos ou monocromáticos, simples ou sofisticados, os tapetes podem repaginar facilmente sua sala de estar e de TV. À primeira vista, eles configuram um aspecto confortável e acolhedor ao ambiente, tornando o espaço convidativo para deixar os sapatos de lado e sentir a maciez do tecido.

Em síntese, os tapetes agregam na decoração e no bem-estar diário de uma casa. De acordo com o tamanho da peça, o material e formato, os tapetes pode delimitar espaços e dar a sensação de amplitude ou de encurtamento. Pensando nisso, trazemos nesse post algumas opções de cor, material e estilo de tapetes para seus ambientes que vão deixar seus dias ainda mais acolhedores.

Ver opções de tapetes >>

Como escolher tapetes: Material

Tapetes de lã

Mesclar conforto e estilo em uma só peça é o ponto forte do tapete confeccionado em lã e algodão. É ideal para andar descalço, sentar-se no chão, complementar espaços com visual jovem ou conferir tal impressão a locais mais neutros ou sóbrios.

Tapetes de polipropileno

De material sintético, o tapete de polipropileno e poliéster são aliados dos alérgicos, já que não soltam pelos. Em contrapartida, eles têm toque mais seco que os de materiais naturais. Mas eles também são mais resistentes à lavagens e marcas.

Se optar por um modelo com estampa de listras ou ziguezague, você dará ao ambiente uma sensação de amplitude e sofisticação. Este tapete cabe em cenários mais tradicionais ou fashionistas.

Tapetes de algodão

Assim como as peças em lã, os tapetes de algodão exploram a maciez característica do material. Modelos com estampas geométricas fazem uma mescla de cores permite a combinação com diferentes estilos de decoração. Este material mantém a temperatura durante o ano inteiro, no calor ou no frio.

Ver opções de tapetes >>

Escolha do tapete pelo formato

Quadrado

Tapetes quadrados são geralmente indicados para sala de estar, considerando sua função de delimitar espaços. Na sala de jantar, ele contribui com a possibilidade de acompanhar o formato da mesa. Se colocado sob uma mesa de centro, o móvel é valorizado e a aparência de duplicidade pode transformar a atmosfera do ambiente.

Se quiser testar uma composição despojada, use tapetes quadrados com mesas redondas e vice-versa. Esta troca cria um novo estilo sem deixar o conforto de lado.

Leia também:
Como preparar o a casa para receber o pet em 12 passos
Decoração Dark Déco para sala: Inspire-se para montar a sua
10 maneiras de decorar com luminárias criativas

Tapete redondo

Tapetes redondos têm poder decorativo mais forte, podendo ser usado em todos os ambientes da casa com esse propósito. Ao pé da cama, por exemplo, dá suporte ao acordar e pisar no chão enquanto suaviza as linhas tradicionais criadas pela própria cama, guarda-roupa e mesa de cabeceira. Ao mesmo tempo, chamam a atenção para si e pode gerar uma composição interessante com modelos retangulares.

Leia também:
5 ideias de atividades para fazer no inverno
Como fazer um piquenique em casa
Dicas de acessórios e móveis para espaço gourmet

Retangular

Geralmente o mais fácil de ambientar, o tapete retangular vai bem em todos os ambientes. Na sala de estar, pode sobressair ao sofá, criando um efeito de extensão do ambiente. Embaixo de uma mesa também retangular, ele reforça a presença do móvel com as linhas similares, ainda que seja maior que ele.

Tapetes estampados

O equilíbrio de cores e a neutralidade da estampa no tapete faz dele a opção ideal para uma sala de estar ou home cinema contemporâneo. Com ele é fácil alinhar acessórios ou móveis de cores sóbrias, que refletem o espírito das grandes cidades, como branco, preto, bege e cinza.

Unanimidade entre os mais descolados, o desenho geométrico é aplicado na estampa deste tapete: ora sóbria, ora despojada. O duo cinza e amarelo claro é um destaque, pois permite que uma paleta de cores mais elaborada possa ser combinada a ele para dar mais vida ou personalidade à identidade do ambiente de estar e home cinema.


Agora é sua vez: explore os diferentes tipos e estilos de tapetes para criar novas atmosferas nos ambientes da casa. Ao dar um toque de maciez no piso, você também valoriza o aspecto acolhedor e confortável da casa para você e quem visita.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.