Confira dicas de utensílios e móveis para área gourmet que separamos para você curtir suas refeições.


Integrada à sala de estar, jantar ou sacada, a área gourmet é o espaço ideal para receber e servir convidados para diferentes tipos de refeições. Este espaço promove a interação e convivência das pessoas e possibilita a criação de momentos de descontração enquanto são servidos petiscos ou pratos elaborados. Veja algumas dicas sobre móveis e acessórios para a área ou varanda gourmet e aproveite ao máximo junto dos amigos e familiares.

Área gourmet: a segunda cozinha da casa

Cenário para preparar, servir e saborear receitas mais elaboradas, a área gourmet está cada vez mais presente nos projetos residenciais. Com planejamento e criatividade, além de equipamentos e utensílios especiais, esta “segunda cozinha” pode chegar a diversas partes da casa, como churrasqueira, piscina e varanda.

Lembre-se de considerar um espaço que seja arejado para vazão dos aromas e fumaças, se houver. Assim como a cozinha tradicional, a área gourmet deve estar preparada para todo tipo de alimentos, dos naturais aos gordurosos.

Matérias-primas e estilos de decoração

Escolher o visual certo para a área gourmet pode ser o primeiro passo para que ela comece a tomar forma. É a partir deste momento que se começa a busca pelos móveis para área gourmet e materiais adequados tanto ao padrão estético definido quanto às necessidades de quem vai usá-la.

A madeira maciça, resistente por natureza, e o aço inoxidável, material de alta durabilidade, são indicados para qualquer espaço gourmet. Além da qualidade e sofisticação, ambos conferem ao ambiente o conforto e a praticidade necessários para estimular quem está cozinhando a preparar verdadeiras experiências gastronômicas para os convidados.

Tampos em pedra conferem uma elegante rusticidade ao visual da área gourmet. Já aqueles em aço inoxidável dão um tom utilitário ao ambiente. Resistentes, ambos servem de revestimento para as áreas de higiene e preparo dos alimentos ou como repouso de panelas e travessas quentes, pois não correm riscos de ficar marcados ou danificados pelo calor.

Veja também: Acessórios para cozinha indispensáveis na casa nova

Cultivar uma horta caseira no espaço gourmet pode ser uma boa forma de trazer os temperos para mais perto e consumir produtos orgânicos e frescos. Muito prática e fácil de manter, a horta pode decorar qualquer bancada, janela ou mesa que esteja em contato direto com a luz do sol.

Funcionalidade e organização

Como em qualquer cozinha, quem cozinha precisa de uma área gourmet com tudo o que vai usar sempre à mão. Contudo, tanto a funcionalidade quanto a organização deste ambiente devem ter o mesmo requinte dos pratos preparados para os convidados.

Posicionada no centro da área gourmet, a ilha de trabalho aproxima o cozinheiro dos convidados com estilo e funcionalidade. Nesta marca registrada das cozinhas gourmet é possível preparar alimentos em um cooktop instalado sobre a superfície enquanto, do outro lado, os convidados conferem de perto o processo criativo do anfitrião.

Instalado sobre a bancada ou ilha de trabalho, o jirau tanto decora quanto organiza a cozinha gourmet. Charmoso e eficaz, ele mantém panelas e utensílios acessíveis ao disponibilizar mais área livre em armários e gavetas, além de usar o espaço aéreo do ambiente com originalidade.

Nichos, prateleiras e até ganchos são opções de móveis para área gourmet que podem diversificar a organização do espaço. Com eles é possível otimizar o espaço ao verticalizar a disposição de acessórios e utensílios nas paredes, conferindo praticidade e personalização ao visual do ambiente.

Utensílios e móveis essenciais para área gourmet

A escolha dos utensílios e móveis para área gourmet é determinante para sua funcionalidade. Confira itens indispensáveis para equipar a segunda cozinha da casa com o que há de mais útil e interessante.

Facas especiais

A faca é indispensável em qualquer cozinha – incluindo a gourmet. Contudo, o diferencial para o modo de preparo de cada receita é o tipo de corte de cada faca. As mais usadas são a de desossa, fiambre (para corte de frios, carnes cozidas ou peixes crus), legumes/ frutas e cutelo (para cortes de congelados e carnes com ossos).

Moedores

Os moedores de sal e pimenta são ferramentas fundamentais para equipar e também decorar a cozinha. As vantagens de ambos vão desde a conserva do aroma, frescor e sabor de óleos essenciais da pimenta até a extração do último grão do sal marinho, muito usado em pratos da cozinha macrobiótica.

Balança

Muito usado por chefs mais experientes, a balança é uma ferramenta importante para qualquer área gourmet. Encontrada em materiais, modelos e estilos variados, ela pode pesar com praticidade e precisão os ingredientes utilizados em receitas simples ou sofisticadas, além de dar um toque decorativo ao espaço.

Medidores Padronizados

Além de práticos e cheios de estilo, os medidores padronizados são a forma mais indicada para medir ingredientes com exatidão. Disponíveis em formatos e materiais variados, eles garantem total exatidão ao medir os ingredientes de receitas nacionais e internacionais.

Tábua de corte

As tábuas de corte são ferramentas indispensáveis no espaço gourmet. Modelos em bambu, com ação bactericida natural, e polietileno colorido com tonalidades específicas para diferentes tipos de alimentos, são os mais indicados e usados no preparo das receitas.

Utensílios de silicone

Os utensílios em silicone oferecem muitas vantagens, como facilidade para limpeza e não proliferação de bactérias; a resistência ao calor, baixo risco de deformação e a variedade de itens disponíveis, como espátulas, conchas, fôrmas, pão duros entre outros.

Mesas

Se faltar espaço na bancada do chef, uma alternativa de móveis para área gourmet são as mesas dobráveis. Práticas, elas garantem mais lugares para os seus almoços e jantares e não ocupam muito espaço na hora de guardar. Além disso, as opções de mesas dobráveis de madeira auxiliam na decoração, pois elas levam um ar sofisticado ao ambiente.

Veja opções de mesas para área gourmet >>

Bancos

Para acompanhar o preparo das refeições, nada melhor do que estar sentado confortavelmente na altura correta em relação ao balcão do chef. Por isso, na hora de comprar os móveis para área gourmet, invista em banquetas que tenham regulagem de altura.

Sofás

Para oferecer mais conforto e a sensação de estar em casa, a área gourmet pode ter um espaço reservado para o descanso pós-refeições. Invista em um sofá confortável para as visitas, impactando na decoração e como opção de atribuir mais lugares para a área.

Leia também: Ideias funcionais para organizar a cozinha


Com essas dicas de móveis e outros acessórios para área gourmet, comece a planejar a sua. Lembre-se de investir em móveis e utensílios que ofereçam praticidade na hora de cozinhar e compartilhe momentos e refeições com familiares e amigos nessa área da casa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.