Almofadas em cores vivas podem não apenas alegrar, como afirmar estilos, criar pontos focais e deixar decorações acolhedoras. Veja ideias e inspire-se para transformar seus espaços


Almofadas decorativas são itens perfeitos para incrementar qualquer casa de forma simples, com pouco esforço e em pouquíssimo tempo. Elas possuem grande poder de transformação, além de serem peças funcionais nos ambientes, adicionando mais conforto aos cenários – da cadeira na área externa à cama das crianças. A seguir, compartilhamos algumas com você lindos exemplos para se inspirar.

Por que apostar em almofadas coloridas?

Bem, agora vamos te convencer de que apostar em almofadas coloridas é uma excelente ideia. Primeiro porque, com elas, é possível fazer uma grande quantidade de combinações de tecidos, mix de estampas e união de ‘tom sobre tom’ em diversos cenários – mesmo que de estilos diferentes. O resultado pode ser tão leve quanto charmoso e descontraído, bem a cara da estação.

Quer explorar cor no ambientes de casa, como num quarto infantil? Almofadas coloridas podem ser a resposta. Por exemplo, um cômodo mais neutro e claro ganharia, com essas almofadas decorativas, vida e dinamismo, parecendo mais alegre e interessante. E esse efeito pode ser espalhado por toda a casa ou gerado em cantinhos estratégicos. Inclusive, as almofadas podem ser o ponto de encontro entre todas as cores da decoração.

almofadas decorativas

almofadas decorativas

Como usar almofadas coloridas na decoração?

Se você tem medo de ousar com cores na decoração de casa, adquirir almofadas coloridas e estampadas pode ser a solução. Pois estes artigos não precisam ser permanentes nos cenários. Os modelos ou pelo menos as suas capas podem ser trocados a cada nova fase do ano ou assim que surgir em você o desejo de seguir novas tendências. Por falar nisso, são exemplos de peças mais vendidas atualmente nas lojas:

  • Feitas em patchwork (artesanato com retalhos);
  • Bordados coloridos;
  • Desenhos geométricos – como os étnicos;
  • Desenhos de flores ou folhagens;
  • Em tricô ou crochê;
  • Pelúcia e mais.

Então, se quiser fazer sua decoração de casa parecer mais criativa, as almofadas coloridas são a melhor escolha para os seus ambientes.

Combinando as cores

Almofadas decorativas coloridas podem ajudar a realçar móveis e ornamentos. Também afirmar o estilo escolhido para os cômodos e criar contrastes ou estarem combinadas aos tons existentes dos ambientes, seguindo a mesma proposta cromática. 

Aliás, é até bom que tenham mais outra característica em comum com os elementos ao redor, como formas, texturas, material de fabricação, acabamento, entre outros – como as capas metalizadas.

almofadas decorativas

Na dúvida, vá adicionando almofadas aos poucos na decoração. As peças de tons vivos devem ser usadas com moderação. Elas tendem a se destacar muito, dar muita expressão ou personalização a um espaço. 

O ideal é mesclá-las nas composições com almofadas em cores neutras. Tons terra combinam com outono-inverno, e verde e azul com o frescor desejado para primavera-verão – ajudando a temperatura ambiente.

Leia também:
Guia: Como cuidar de travesseiros
Sofá-cama: 3 ideias para usar na decoração
Decoração Dark Déco para sala: Inspire-se para montar a sua

almofadas decorativas

almofadas decorativas

Escolhendo os tecidos

É interessante também variar no tecido das almofadas decorativas de casa, ainda mais se o seu colorido é o mesmo. Inclusive, é melhor que a sua textura seja contrastante, na medida certa com os móveis e revestimentos ao redor. Por quê? 

Porque você poderá, então, usar essas peças para tornar o local decorado da casa visualmente mais equilibrado. E se o cenário de fundo é estilo clássico, use tecidos como cetim e seda; ou rústico, tecidos cru e artesanais.

Brincando com formatos diferentes

Às vezes, você pode pensar – ou “sentir” – que cores, estampas e texturas em almofadas não são suficientes. 

Experimente, então, brincar com almofadas de formatos variados nos ambientes da sua casa. Esse é um jeito de quebrar repetições, que costumam deixar os cômodos com aspecto formal ou monótono. Mas fuja dos padrões – quadrado e retangular.

almofadas decorativas

almofadas decorativas

Almofadas redondas ou até triangulares podem dar um ar ainda mais diferenciado à decoração. Depois, também se pode considerar as almofadas em formatos lúdicos. 

Artigos como esses são mesmo indicados para finalizar as decorações junto daqueles tradicionais – como a cereja do bolo. Portanto, não exagere em sua quantidade. Assim, há mais chances de você não errar e o resultado ficar perfeito à sua maneira.


Almofadas decorativas coloridas permitem a criação de diversos efeitos incríveis nas decorações. Inspire-se com as nossas opções e modelos para transformar seus ambientes do seu jeito.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.