Saiba qual é o móvel mais adequado entre rack ou painel de TV e como escolher um deles para sala de estar


Por ser o ponto de encontro de quem mora na casa e o lugar ideal para receber as visitas, a sala de estar é o ambiente que geralmente recebe mais destaque e atenção na hora de decorar. Ela costuma ser o primeiro lugar visto ao entrar em um imóvel e o ponto de atenção é geralmente direcionado para a TV. Mas entre as opções de rack ou painel de TV, é preciso identificar os usos e a personalidade do ambiente para escolher o móvel ideal.

O posicionamento do suporte de TV é um passo essencial ao planejar qualquer cômodo. Ele deve levar em consideração principalmente o espaço disponível e focar na organização, garantindo mais equilíbrio, praticidade e sensação de amplitude, mesmo em espaços considerados pequenos.

Para te ajudar a escolher entre rack ou painel de TV para sala de estar, separamos as características e vantagens de cada um e quais são ideais para cada espaço.

Rack para sala

O rack é o móvel geralmente usado para apoiar a TV em salas maiores e permite a organização de objetos com seus versáteis modelos com pequenos compartimentos. Uma dica importante é ficar atento ao peso suportado pelo rack (informação consta nas especificações do produto). Aparelhos de TV maiores também pedem racks mais largos, para equilibrar a proporção.

Entre os benefícios de contar com um rack estão:

  • Gavetas e prateleiras para acomodar objetos e aparelhos eletrônicos;
  • Há grande variedade de modelos disponíveis;
  • A fiação dos aparelhos não fica aparente;
  • É possível incluir objetos e acessórios decorativos para dar um toque especial ao ambiente;
  • Não há a necessidade de furar a parede para fazer a instalação.

Ver opções de Rack para Sala >>

Painéis para TV

Os painéis para TV são ótimas opções para espaços pequenos, devido a pouca profundidade e tamanho reduzido dos produtos em relação a estantes. Opte por painéis para TV que contam com passa-fios. 

Em resumo, os benefícios incluem:

  • São a melhor opção para quem deseja instalar a TV na parede, por esconderem a fiação;
  • Podem ser instalados na altura escolhida;
  • Ocupam pouco espaço na dimensão da profundidade.

Ver opções de Painel para TV >>

Uso conjunto do rack e painel

Uma alternativa conjunta de móveis para sala de estar que tem estado cada vez mais presente nos ambientes é usar o painel, mas também posicionar um rack ou prateleira abaixo do painel. A intenção é que exista um apoio para aparelhos eletrônicos.

O único cuidado necessário na hora de escolher os dois móveis é dar preferência para aqueles que sejam da mesma linha, com largura e linguagem compatíveis. Isso contribui para manter a harmonia no ambiente, sem dar a impressão que as peças foram incluídas sem planejamento.

Alguns dos painéis para TV disponíveis para compra não possuem prateleiras, no entanto, é possível fazer uma composição junto ao rack da mesma linha. Ambos possuem a mesma largura, prevendo a utilização em conjunto.

Leia também: Conheça os modelos de sofás e acerte na escolha

Qual a distância ideal entre a TV e o sofá?

A sessão de cinema em casa ficará mais confortável se você respeitar apenas uma regra: “quanto maior a tela, maior a distância entre ela e o sofá”. Na hora de escolher entre os dois móveis para sala de estar, é preciso considerar o tamanho da televisão. Por isso, preparamos uma tabela com medidas de referência para que você possa encontrar a melhor opção de televisão de acordo com o espaço disponível e se divertir sem ter problemas e desconfortos:

TVs de 50” a 55”:
Entre 3,80 e 4,20 m

TVs de 42” a 47”:
Entre 3,20 e 3,60 m

TVs de 32” a 37”:
Entre 2,40 e 2,80 m

TVs de 19” a 27”:
Entre 1,50 e 2,00 m


Para saber qual a medida exata da TV para o sofá, sugerimos a seguinte fórmula: número de polegadas (1 polegada = 2,54 cm) x 2,5 x 3. Exemplo:

32 (polegadas) x 2,54 = 81,28 (cm) x 3 = 243,84 (2,43 metros de distância entre a TV e o sofá).

Em resumo, na hora escolher os demais móveis para sala de estar você vai precisar decidir entre um rack ou painel de TV. Existe também a possibilidade de combinar painel + rack ou painel + prateleiras. O segredo é avaliar quais itens de decoração e eletrônicos já fazem parte da sua sala para poder acomodá-los da melhor maneira.

Leia também: Mesa lateral para sala: saiba como usar

Se você pretende montar tudo zero, pense em cada detalhe até formar um conjunto ideal. No site da Tok&Stok há seções exclusivas de racks, painéis e acessórios para sala de estar. Use a imaginação na hora de escolher os móveis para sala de estar e deixe este ambiente acolhedor e agradável com a cara da sua família.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.