Protagonista da sala de estar ou home cinema, o sofá merece atenção especial na hora da escolha.


O sofá é geralmente o maior móvel dentro da sala e pode influenciar toda a decoração, inclusive os acabamentos e acessórios. São diversos os tamanhos, cores, formatos e estilos a serem considerados, mas conhecer os modelos de sofás vai ajudar bastante na hora da escolha.

Confira algumas dicas e diferenciais para garantir o máximo de conforto para você e toda sua família na hora de escolher o modelo ideal de sofá que se encaixe no seu estilo, no seu espaço e no seu bolso.

Medidas e formatos do sofá

Um ponto importante para considerar ao escolher o modelo de sofá é o espaço que tem disponível para determinar o tamanho do móvel. Para completar, atente-se às medidas do próprio sofá para evitar problemas na hora de colocá-lo no elevador ou passá-lo pela porta da sua casa ou apartamento.

Descobrir a dimensão exata ou aproximada que o sofá vai ocupar no ambiente é uma tarefa simples: basta usar uma fita adesiva para marcar no chão a posição, a largura e a profundidade correspondente ao móvel.

Sofás com braços e pés finos

Com um estilo retrô, os modelos de sofás com braços e pés finos são ideais para quem quer explorar esse tom de decoração. Além disso, devido ao seu design, dão a impressão de serem mais compactos e, se você optar por cores neutras, podem também dar a sensação de ampliar o ambiente – o que os torna a melhor escolha se você não tem uma sala muito grande.

É o modelo de sofá ideal para quem procura algo prático por fora e confortável durante o uso.

Sofás robustos e com braços largos

Para quem dispõe de um espaço mais amplo, os sofás robustos e com braços largos podem decorar e preencher o ambiente com muito estilo e elegância. O único cuidado é com relação a cor. Para não carregar demais o cômodo, o melhor é optar por cores neutras.

Ambientes mais formais ou com um design de interiores rústico são indicados para receber o conforto desse modelo de sofá.

Outras medidas são essenciais na escolha do modelo de sofá perfeito para você. Por isso, certifique-se que haja 90 cm livres para circulação ao redor do sofá na hora de utilizar mesas laterais e de centro, puffs, porta-revistas ou luminárias de piso.

Alguns modelos de sofá possuem braços desmontáveis ou são até mesmo bipartidos, o que pode ajudar na hora do transporte em escadas e elevadores. Quem mora em apartamento onde o elevador e corredores são estreitos deve ficar atento a esses detalhes.

Material, conforto e cores de sofá

Com o modelo de sofá escolhido, é hora de pensar em três outros pontos fundamentais: o material, conforto e a cor que mais te agrada. É importante destacar que cores escuras não são mais resistentes. O que pode indicar essa característica é o material.

Tipos de revestimento

O couro e o PU (poliuretano) são revestimentos indicados para ambientes em que exista um uso mais intenso, principalmente se houver crianças e animais. Perfeitos para sala de estar, ambos são confortáveis e fáceis de limpar.

Sofás aconchegantes revestidos em tecido, disponíveis em cores e estampas diversas, são aconchegantes e ótimos para compor o home cinema.

Leia também: Como ter uma sala multifuncional em 3 passos

Conforto

A maciez da espuma usada no sofá é determinante para criar uma atmosfera de acolhimento em qualquer ambiente. Se na sala de estar a espuma pode ser mais consistente, no home cinema ela deve ser macia por ser usada por períodos mais longos.

Se possível, opte por modelos de sofás com espuma de poliuretano, pois elas são resistentes e não deformam em um curto espaço de tempo. Além disso, garantem o conforto necessário e recomendado para os usuários.

Sofás com assentos retráteis são indicados para salas de estar e home cinemas integrados. Dessa maneira, podem ser usados fechados para receber visitas ou abertos para acomodar a família sem abrir mão de conforto ou praticidade,

Cor

Sofás com tecidos de cores claras podem ser ótimas soluções para conferir maior sensação de amplitude a ambientes compactos. Isso pode refletir melhor a iluminação interna em casos de pouca incidência de luz natural.

Caso haja dúvida sobre a escolha da cor do sofá, aposte no básico: evite estampas ao optar por tons neutros e atemporais, como bege ou branco. Desta forma, não comprometem a decoração e oferecem liberdade para usar mantas e almofadas coloridas ou estampadas.

A capa para sofá é uma grande aliada de quem deseja mudar o visual do ambiente mantendo o móvel, além de protegê-lo.

Ver opções de sofás >>

Dicas gerais para escolher o sofá ideal

  • Misture materiais: apostar em modelos de sofás de matérias-primas distintas pode ser uma boa saída para conferir um toque de originalidade ao ambiente;
  • Opte por revestimentos de texturas lisas e sem estampas para criar uma linguagem neutra e fácil de combinar;
  • Para quem está preocupado com a resistência, os modelos de sofás em chenille são os ideais para salas com muito uso, como a de TV;
  • Se você procura por muita sofisticação e elegância, o material que vai dar esse toque à sua decoração é o veludo.
  • Aliando beleza, conforto e um ótimo custo benefício, o suede é uma opção que você não pode deixar de levar em consideração.


O sofá é sempre um importante investimento pelo conforto que proporciona e por acompanhar o dono por muitos anos. Além disso, pode dar a cara para a decoração e definir o estilo do ambiente. Por esse motivo, o ponto mais importante na hora de definir a melhor opção dentre os modelos de sofá é o bem-estar. Continue acompanhando o Blog TokEmCasa para mais dicas e tendências de decoração.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.