Se sua cozinha está passando por reforma ou você está redecorando, estas dicas vão te ajudar a escolher o armário de cozinha ideal


Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Procurar por tipos de armário de cozinha geralmente passa por várias fases – do garimpo online até o martelo batido pelo modelo ideal. É uma variedade de peças em madeira, metal, ornamentados, aéreos ou de vidro, que poderão ou não se encaixar na sua cozinha. Para deixar essa seleção mais fácil, criamos uma lista com seis dicas para escolher armários de cozinha.

1. Escolha um perfil de porta

Para começar a escolher o seu armário de cozinha ideal, pense no tipo de porta que você deseja que ele tenha. Essa é a superfície mais visível em todo o ambiente, então ela estará sempre presente no visual da sua cozinha e merece atenção especial.

Veja algumas referências e pense se você quer que ela tenha detalhes na madeira, se prefere lisa, com ornamentos ou grafismos. Portas coloridas vão bem em cozinhas modernas, enquanto a combinação da madeira com puxadores de metal tornam o ambiente mais elegante. Nessa etapa, vale a máxima do minimalismo para criar um espaço harmonioso.

2. Especifique o estilo de armário de cozinha

Armário superior ou aéreo, gabinete, paneleiro, conjunto de cozinha, cristaleira… são muitos os modelos de armário de cozinha para escolher. Considerando o tamanho do seu espaço, agora é o momento de definir qual estilo será o ideal para facilitar seu dia a dia na cozinha. 

Em espaços pequenos, os armários aéreos otimizam o espaço, deixando o vão sob o móvel livre para eletrodomésticos e outros móveis. Se o ambiente é amplo, vale investir em conjuntos de cozinha, que deixam o visual uniforme e prático.

3. Saiba o tipo de madeira e a cor

Agora que você tem o modelo definido, pense na cor e no acabamento do seu armário de cozinha. Isso vai impactar no visual de todo o ambiente e até da casa, por se tratar de uma peça robusta e presente na organização diária. Lembre-se de que você é o chef, cozinheiro e quem limpa sua cozinha – logo, é quem melhor sabe o que é ideal para você.

4. Considere funcionalidade e design

Uma coisa não precisa anular a outra: é totalmente possível ter um armário bonito e prático. Se você tem muitos objetos, utensílios de cozinha, condimentos e peças para organizar, um armário com mais gavetas será ideal para você. E elas podem perfeitamente compor a decoração junto aos outros móveis da cozinha.

Uma vez que você decide no estilo do armário, existem ainda outras maneiras de adicionar personalidade a ele, seja com portas decorativas de vidro ou texturizadas.

5. Baseie a decisão na organização do espaço

A organização também é um passo importante na decoração de qualquer espaço. Manter cada item no lugar promove rapidez e praticidade nos processos diários e economiza tempo durante as receitas. Isso é ainda mais importante conforme a família vai crescendo.

Pensando nisso, considere ter alternativas para compor com os armários, como dispensa de utensílios, ganchos para panelas e conchas e ganchos de parede.

6. Otimize os espaços

Por fim, aproveite cada cantinho da sua cozinha para deixá-la sempre arrumada e eficiente. Ter um paneleiro extra pode abrir mais espaço no armário convencional para alimentos em uso, por exemplo. Onde iriam banquetas sob o balcão central pode ser o destino de novas prateleiras. O importante é otimizar cada espaço com inteligência.


Agora é sua vez: aproveite as dicas para escolher armários de cozinha e deixe seu espaço de criação do seu jeito e cheio de funcionalidade com as opções da Tok&Stok.

Sale Tok Stok

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.