Dicas para levar características da cultura brasileira aos ambientes da sua casa


Entre as infinitas possibilidades de decoração, uma opção bem-vinda em diferentes ambientes é aquela composta por história e cultura. Uma decoração brasileira em casa abre portas para um universo rico e abrangente, com características artesanais que remetem às nossas origens. Uma das formas de colocar brasilidade na decoração é incorporar elementos autênticos, multicoloridos e multiculturais.

A valorização da preservação ambiental e sustentabilidade caminham junto das escolhas decorativas, tornando possível e acessível o resgate da brasilidade e sua originalidade nos ambientes da casa.

Confira algumas características dessa opção decorativa e como você pode levar a brasilidade na decoração em diferentes espaços.

Como dar um toque de brasilidade na decoração

1. Explore cores e texturas

Uma das características do Brasil é sua variedade de culturas, costumes e tradições. Para todas elas, uma grande diversidade de cores e texturas podem representá-las. Indo muito além das cores da bandeira nacional, as nuances usadas em móveis, itens de decoração e na estrutura dos ambientes incorporam tons terrosos, neutros e vibrantes.

Ao apostar no verde nas paredes, por exemplo, incremente o ambiente com elementos como a madeira e o bambu. Da mesma forma, preencher os espaços com plantas e flores em meio aos móveis pode criar uma atmosfera natural e cheia de vida. 

Simultaneamente, cores mais vibrantes podem estar presentes em almofadas, tapetes, luminárias e itens de decoração que compõem o espaço como pontos de contraste. É comum cores alegres serem ligadas à região Nordeste, como o amarelo, vermelho, laranja e roxo.

2. Artesanato: valorização da arte brasileira

O trabalho manual brasileiro é uma forma bastante autêntica e personalizada de compor a decoração. A brasilidade inerente às peças artesanais tem força e se tornam pontos de atenção em um ambiente. 

Peças feitas com palha, madeira e cerâmica são muito bem-vindos sobre mesas de centro e de canto, além das opções para decoração das paredes. Escolha alguns cantos da casa para levar a exclusividade de um item de decoração regional para remeter às raízes e investir em originalidade.

Cestos, tapetes, luminárias, vasos e outros itens levarão personalidade para todos os ambientes, mesmo se você aplicar um uso diferente para qualquer um deles.

Leia também: Como decorar com artesanato

3. Toque de luz natural e brasilidade na decoração

Um toque de brasilidade na decoração passa pela iluminação dos espaços. Uma casa bem arejada representa o clima tropical do País e valorizar esta característica também é uma forma de gerar bem-estar visual nos ambientes. Em janelas, varanda ou até portas que permitam a entrada da luz do dia, uma dica é levar móveis de repouso e incrementar com cortinas de tecidos finos, como rendas por exemplo.

Aproveite a iluminação natural para cultivar plantas e até uma horta caseira, que diretamente pode te ajudar na sustentabilidade e na sua relação com os alimentos. Para isso, pode ser necessário integrar ambientes, mas com certo planejamento e pequenos ajustes na posição dos móveis, isso será mais simples do que parece.

Para esta solução, você também pode usar biombos que são versáteis e permitem a passagem de luz enquanto organizam melhor os ambientes.

4. Escolha dos móveis

Para levar mais brasilidade para sua decoração, a escolha dos móveis também é um processo que se torna divertido. As dicas de cores e materiais mencionadas se mantém, mas você também pode considerar o uso de cada móvel por ambientes, criando uma distribuição uniforme de cores, texturas e adornos.

Na sala, por exemplo, um sofá com pés de madeira pode reforçar o aspecto natural da decoração brasileira, além de dar uma sensação visual de alongamento do espaço. Sobre ele, aposte em mantas e almofadas estampadas e bem coloridas.

Ver opções de sofás >>

A mesa de cabeceira e a própria cabeceira podem levar essa brasilidade para o quarto. Itens amadeirados, com palhinha e outras texturas garantem o tom regional para o ambiente. Na cozinha, utensílios de bambu e muita cor nas panelas e nos temperos em potes translúcidos podem inspirar receitas típicas e regionais do Brasil.

Leia também: Cozinha sustentável – Como conservar os alimentos

Simultaneamente, uma forma simples de levar o estilo para casa é escolher móveis e itens de decoração criados por designers brasileiros. Na Tok&Stok, você encontra coleções e linhas completas com desenhos exclusivos e inspirados na brasilidade de cada um.

Conhecer designers parceiros >>


Cada brasileiro tem em si uma maneira de expressar sua brasilidade. Juntamente com sua criatividade, aplique algumas das dicas para dar um toque regional e original para o dia a dia da sua casa. Componha seus ambientes e use #TokEmCasa no Instagram para compartilhar o resultado.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.