O canto alemão é muito popular no mundo da decoração de interiores e não é à toa. Esse item é perfeito para quem busca otimizar espaços, compondo um ambiente aconchegante e funcional.
Seja na cozinha, sala de jantar ou na varanda gourmet, o canto alemão estofado pode ser usado facilmente e proporciona um charme especial ao ambiente. Para ajudar na busca e tirar as principais dúvidas, vamos explorar tudo o que você precisa saber para escolher esse móvel. Venha conferir!
Afinal, o que é o canto alemão?
Também conhecido como banco alemão, esse é um conjunto de móveis composto por uma mesa, cadeiras e, principalmente, um banco em formato de “L” ou “U”, que fica encostado em uma ou mais paredes.
O grande diferencial do canto alemão é a capacidade de otimizar o espaço do cômodo, permitindo que mais pessoas se acomodem ao redor da mesa. Tudo isso sem a necessidade de ter várias cadeiras soltas.
6 dicas de como escolher um canto alemão
Para escolher um canto alemão, é necessário considerar alguns fatores que vão desde o espaço disponível até o estilo de decoração que deseja. Pensando nisso, a seguir você confere algumas dicas que vão ajudar.
1 – Considere o espaço disponível
O primeiro passo é avaliar o espaço que você tem disponível. Então, medir o ambiente é essencial para que o móvel encaixe perfeitamente, sem comprometer a circulação, para realizar as refeições do dia a dia e também para receber as visitas.
Lembre-se que as cadeiras que complementam o canto alemão para sala de jantar, cozinha ou varanda também precisam de espaço para serem usadas confortavelmente, sem atrapalhar a movimentação pelo local.
2 – Tenha atenção ao tamanho e profundidade do banco
A profundidade do banco também é um fator importante para não afetar a comodidade e funcionalidade do canto alemão. Isso porque, os modelos rasos podem não oferecer o conforto necessário, enquanto as versões muito profundas acabam ocupando muito espaço e dificultando o acesso à mesa.
Por isso, o ideal é encontrar um equilíbrio, considerando tanto o espaço disponível quanto o conforto ao sentar. Para isso, anote as medidas do seu espaço antes de comprar o canto alemão.
3 – Pense no formato que deseja
O formato do banco alemão pode variar, sendo os mais comuns em “L” ou “U”. Sua escolha deve levar em conta a dimensão do ambiente e o número de pessoas que você deseja acomodar.
Os modelos em “L” são ideais para espaços menores, enquanto os em “U” são perfeitos para áreas maiores, permitindo que mais pessoas se acomodem ao redor da mesa. Uma boa alternativa é o canto alemão modulado, que você pode encaixar os módulos conforme o seu espaço disponível.
4 – Material e tecidos: escolha os que mais combinam com o seu estilo
A escolha do material do banco alemão deve levar em conta tanto a durabilidade quanto o estilo desejado. Então, se você quer uma alternativa versátil e clássica, a madeira é a escolha perfeita.
Agora, os modelos estofados em polipropileno e poliéster ou couro sintético podem adicionar um toque de conforto e sofisticação ao ambiente. Além de oferecer mais conforto ao sentar-se.
5 – As cores do canto alemão complementam a decoração
Seja um canto alemão pequeno ou grande, as cores do móvel são uma escolha importante para complementar a decoração. Então, se você busca uma decoração neutra e atemporal, optar por tons como branco, cinza ou madeira natural é uma boa escolha.
Porém, se a sua ideia é criar um ambiente vibrante e moderno, cores como azul, verde ou até mesmo estampas são boas apostas. Assim, você deve escolher a opção que mais te agrada para compor o cômodo.
6 – O canto alemão com baú otimiza espaço
Quer ter mais espaço para guardar diversos itens? Então, a versão com baú integrado ao banco é a alternativa perfeita para a sua casa, ajudando a manter a organização e praticidade.
Ao escolher um canto alemão com baú verifique a profundidade e a facilidade de acesso ao compartimento, garantindo que ele seja funcional e atenda às suas necessidades de armazenamento.
Itens que complementam o canto alemão
Depois de escolher o canto alemão ideal para a sua casa, é hora de pensar nos itens que vão complementar o ambiente, tornando-o mais funcional, aconchegante e bonito. Veja algumas opções:
Cadeiras e mesa
Mesmo que o canto alemão já acomode várias pessoas, é comum adicionar algumas cadeiras ao redor da mesa para aumentar a capacidade de assentos. Já a mesa é a peça central e deve ser escolhida com cuidado. Ela deve ter um tamanho proporcional ao espaço e ao banco, permitindo que todos se acomodem confortavelmente.
As mesas redondas ou retangulares são as opções mais comuns, mas o formato ideal vai depender do projeto do seu ambiente. Uma dica é escolher um canto alemão que já vem com o banco, cadeiras e mesa, para conseguir compor o ambiente com facilidade e praticidade.
Lustres e pendentes
A iluminação é indispensável para ter um cômodo funcional e acolhedor. Instalar um lustre ou pendente sobre a mesa do canto alemão adiciona um toque de estilo e proporciona a iluminação adequada para refeições e momentos de convívio.
Dos modelos mais básicos aos mais modernos, você consegue encontrar uma alternativa que combina melhor com o seu estilo e complementa toda a decoração da sua sala, cozinha ou varanda com seu canto alemão.
Almofadas
As almofadas são ótimos complementos, adicionando conforto e um toque a mais de personalidade ao espaço. Você pode optar por modelos com cores e estampas que combinem com a decoração do ambiente ou criar um contraste.
Além disso, é possível optar por opções de diversos tamanhos e formatos. Apenas atente-se a quantidade de almofadas, para não comprometer o conforto na hora de utilizar o banco alemão para fazer as refeições.
Espelhos
Esses são excelentes aliados na decoração, principalmente em ambientes menores. Colocar um espelho na parede atrás do banco ajuda a ampliar visualmente o espaço, além de adicionar um toque elegante.
São muitas alternativas disponíveis, desde os modelos quadrados e redondos, até as versões com formato orgânico, que adicionam um toque de contemporaneidade na decoração.
No blog TokEmCasa você confere várias dicas para deixar a casa com o seu toque
Com essas dicas, você está pronto para escolher o canto alemão que mais se encaixa no seu espaço e estilo decorativo. Lembre-se de considerar todos os pontos mencionados para criar um ambiente funcional, acolhedor e cheio de personalidade.
Continue navegando pelo blog TokEmCasa e confira outras dicas de como escolher bancada para cozinha, a diferença entre vaso e cachepot, entre muitas outras sugestões para deixar a casa confortável, organizada e do seu jeito!