A área externa ganha cada vez mais atenção e não perde sua função de contato com as plantas. Veja três usos para varandas e jardins e inspire-se


Nas varandas e jardins, não são só as plantas que fazem um fundo colorido, capaz de envolver todo o ambiente. Os itens para decorar e mobiliar essa parte da casa também ajudam nessa variedade de tons e possibilidades, provocando combinações criativas e até ousadas para transformar o dia a dia em um ritual saudável.

Para inspirar você e agregar novas ideias de decoração para sua área externa, listamos três formas de usar esse espaço com funcionalidade para seu bem-estar e das plantas.

1. Varanda e jardim: Um espaço de relaxamento

O contato com a parte externa da casa ou apartamento pode ser visto como um refúgio, um respiro para a rotina dentro ou fora do lar. Enxergar as possibilidades de bem-estar nesse espaço é uma forma de aproveitar mais de cada centímetro do próprio espaço, desfrutando das belezas das plantas e de um período de calmaria que o ar livre pode trazer.

Torne varandas e jardins um canto para relaxar, meditar e até se exercitar. Tapetes, colchões de ioga ou pilates e objetos artesanais para decorar podem transformar esse espaço em um ambiente inspirador que emana boas sensações. Nos cantos, aromatizadores, essências e difusores podem levar você a uma junção de bons sentimentos.

Conheça as linhas de design assinadas por três artistas que combinam cores, estampas e texturas para usar na sua varanda.

2. Atividades práticas nas varandas e jardins

Receber amigos em casa, apreciar bons drinques olhando para o horizonte e o treino de cada dia são apenas algumas das possibilidades ativas e dinâmicas que você pode levar para sua área externa. Alguns bancos, cadeiras e futons recebem com conforto despojado, deixando à vontade aqueles que você convidou. Nesse caso, uma mesa de centro para apoiar alimentos e até fazer um piquenique urbano será ideal.

Para criar um bar em casa, carrinhos e floreiras dão conta do recado enquanto decoram com delicadeza – sendo também alternativa para as plantas que de fato podem habitar em um dos cantos do espaço. Assim, você aproxima a natureza das suas atividades diárias ou semanais de forma suave, colorida e sempre prática. 

3. Cultivar uma horta ou urban jungle no jardim ou varanda

A área externa pede naturalmente por ele: o verde. É o espaço feito para cultivar plantas em vasos, ter um jardim vertical e até criar sua própria urban jungle, que consiste em trazer elementos da natureza para sua rotina enquanto embelezam e melhoram a qualidade do ar internamente. Assim, é possível fazer da sala ou do ambiente integrado à varanda uma extensão dessa área livre.

As espécies podem ficar no próprio jardim e invadir as pernas dos móveis em vasos de pequeno e médio porte. Nos cantos, próximo aos sofás ou mesas, folhas grandes deixam o espaço mais elegante e natural, incrementando o espaço com uma beleza renovável. Se preferir levar toda essa beleza para dentro, conheça alguns cuidados e quais espécies se dão melhor sob à sombra.

Lembre-se que a exposição ao sol não deixa de ser um dos objetivos de aproveitar uma área externa como o seu jardim. Mas seja para você, seja para os seus móveis, a maneira de tomar esse sol importa bastante. Por isso, vale conhecer os cuidados com os móveis da área externa para que durem por muitos verões.


Seja de dentro para fora ou de fora para dentro, o contato com o natural é algo a ser preservado. Encontre nessas dicas o melhor jeito de levar a natureza para mais perto dos seus dias e explore o máximo da sua varanda e jardim com as ideias #TokEmCasa.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.