Os móveis usados na piscina, jardim, sacadas e varandas exigem cuidados específicos. Confira dicas para mantê-los sempre novos.


Produzidos com diferentes materiais, os móveis usados em locais como jardins, piscinas e sacadas, precisam de uma atenção especial. Isso é fundamental para manter a qualidade do material e garantir sua vida útil. Guardá-los secos em um local coberto e ventilado é o primeiro passo entre alguns outros que você pode aprender.

Ao conservar estes móveis, a decoração se mantém com aspecto moderno e sempre renovado, garantindo que as cores de tecidos serão mantidas. Por ficarem expostos ao ar livre, o sol, chuvas e ventos podem comprometer estes móveis a longo prazo. Entretanto, pequenos cuidados periódicos vão mantê-los alinhados por mais tempo.

Veja a seguir algumas dicas para conservar os móveis para decorar a área externa e mantenha o visual deste espaço sempre renovado com pequenas ações.

Móveis de madeira

Manter os móveis de madeira com o aspecto original é uma tarefa simples, mas que requer atenção. Adotar o hábito de remover o pó com um pano macio umedecido em água, seguido de um pano seco, evitará o acúmulo de sujeira que pode ser resistente a sair com o tempo.

Para garantir a durabilidade e conservação dos móveis externos de madeira expostos ao sol, chuvas e outras intempéries, é preciso que um processo de proteção da superfície seja realizado a cada seis meses. Juntamente com um kit de manutenção específico para madeira, você pode seguir as recomendações do fabricante do produto ou o passo a passo abaixo:

» Lave o móvel com água e sabão;
» Aguarde a secagem completa da peça;
» Lixe-o levemente com uma lixa fina ou palha de aço;
» Aplique o produto impermeabilizante* (impregnante stain ou óleo específico para decks);
» Tire o excesso do produto ainda úmido;
» Limpe a superfície com esponja abrasiva;
» No caso de proteção com óleo, é recomendada a aplicação de uma segunda demão após alguns dias.

Stains são fornecidos em diversas pigmentações (tonalidades) além do transparente, sendo possível promover uma alteração do aspecto do produto. O óleo valoriza mais o desenho natural da madeira e é mais fácil de aplicar. Porém, tem menor poder de “selar” os poros e demanda maior cuidado.

O papel desses impermeabilizantes é criar uma barreira protetora para a madeira, protegendo dos raios UV. Além disso, ele ajuda a evitar a penetração da água da chuva que pode promover a deterioração e o apodrecimento. Ambos funcionam bem e é importante garantir uma reaplicação pelo menos uma vez ao ano. Oriente-se em lojas especializadas para saber qual a melhor opção para os seus móveis externos.

Móveis externos para piscina

Evite deixar móveis externos de madeira expostos ao sol e chuva quando não estiverem em uso. Após o contato excessivo com calor natural ou água, é comum ocorrer despigmentação, retração, rachaduras, envergamento de tábuas e afrouxamento dos parafusos. Ceras e produtos químicos, exceto o kit de manutenção específico para madeira, também devem ser evitados para não causar manchas e danos à superfície da peça.

Cuidados com móveis de alumínio

Este material se destaca por ser um metal forte, durável e que não precisa de manutenção constante. Ele demanda uma limpeza eventual feita com cera automotiva (peças com pintura brilhante) ou silicone líquido (com pintura fosca), para retardar o surgimento de manchas.

Rápida e muito fácil de fazer, a limpeza das superfícies em alumínio precisa apenas de uma flanela branca para espalhar o produto. Para isso, passe a flanela de acordo com a pintura do móvel (fosca ou brilhante), e use outro pano branco seco e macio para dar brilho e tirar o excesso.

Se combinados a materiais como telas, fibras sintéticas e tiras de PVC, os móveis externos em alumínio devem ser limpos apenas com água, sabão neutro e esponja macia. Se possível, faça o processo semanalmente.

Para conservar o brilho e aspecto novo dos móveis externos em alumínio, evite o uso de produtos abrasivos como álcool, amoníaco, cloro e solventes. Assim como palha de aço e derivados quando combinados a materiais e revestimentos diversos. Por outro lado, para garantir o brilho e o aspecto novo de cada móvel de alumínio é fundamental guardá-los secos e limpos.

Móveis de Plástico

Um bom começo para manter móveis externos de plástico conservados e com aspecto novo, é deixá-los cobertos por capas. Esta pequena ação ajuda evitar manchas e sujeiras enquanto estiverem fora de uso.

Contudo, a limpeza deste material é muito simples e rápida, desde que seja realizada uma vez por semana. O ideal é lavá-los com água e sabão neutro, utilizando uma esponja ou pano macio.

Para quem busca produtos industrializados no combate à sujeira dos móveis de plástico, o mercado disponibiliza pastas de limpeza. Com elas é possível retirar as principais manchas das superfícies dos móveis de plástico sem comprometer sua estrutura.

Para garantir a qualidade, a cor e o aspecto novo dos móveis externos de plástico, evite o contato dele com abrasivos como álcool e amoníaco. Até mesmo a água clorada da piscina pode causar manchas na superfície da peça, por isso, vale passar um pano para tirar respingos.

Manutenção de móveis com fibras naturais

A higienização de móveis em fibras naturais como rattan, junco e outras é muito simples. Prepare uma solução de água e sabão neutro para ser espalhada sobre o móvel com o auxílio de uma flanela ou pano macio umedecido. Para limpar melhor o vão entre as fibras trançadas, utilize a mesma solução com uma escova de cerdas macias, seguido de um pano macio seco. Abrasivos, detergentes e solventes são proibidos na manutenção ou limpeza destes móveis.

Indicados exclusivamente para ambientes internos, os móveis em fibras naturais também podem ser usados em áreas de lazer, como sacadas e jardins de inverno. Neste caso, elas precisam ser sejam cobertas ou protegidas da ação direta do sol, vento, chuva ou umidade.

Telas e Fibras Sintéticas

Mesmo sendo mais resistentes à exposição ao sol e chuva, os móveis externos que usam tela ou fibras sintéticas precisam ser higienizados corretamente para não danificar a matéria-prima. O processo de limpeza desses móveis de jardim é rápido e simples: basta usar água, sabão neutro e esponja macia para esfregar os móveis e, assim, retirar as camadas espessas de pó e sujeira alojadas nas tramas.

Em locais como piscina e decks para praia, onde o móvel de fibra sintética ou tela está sempre em contato com repelentes, protetores solares e óleos bronzeadores, a higienização deve ser intensificada semanalmente para evitar possíveis manchas.

Coadjuvantes, mas não menos importantes

As almofadas e ombrelones usados no jardim, piscina, varanda ou terraço também merecem atenção e cuidados especiais para alcançar uma longa vida útil. Confira algumas dicas:

Ombrelone

Sol intenso, chuvas torrenciais e rajadas de ventos são adversidades climáticas que podem comprometer a vida útil de ombrelones de tecido. Por ficarem no jardim, na piscina ou no terraço, é importante evitar colocá-los embaixo de árvores ou deixá-los abertos caso não estejam sendo usados. Em caso de ventanias, mantenha-os fechados para evitar possíveis danos.

Para prolongar a durabilidade dos ombrelones, é necessário que, após o uso eles sejam limpos (com água, sabão neutro e esponja macia). Além disso, é preciso deixá-los secos (com flanelas ou qualquer tipo de pano) para guardá-los “enrolados” em um local arejado, coberto e protegido da ação contínua do tempo.

Almofadas

Mesmo resistentes à água, as almofadas com tecnologia Aquatec (tecido hidrorrepelente composto por algodão e poliéster) não são totalmente impermeáveis. Já os modelos produzidos em Bagum e PVC são 100% impermeabilizados.

O tecido com acabamento Aquatec consiste na aplicação de polímeros associados a agentes fungicidas que agregam diferentes benefícios. Eles têm maior durabilidade e resistência da cor, facilidade na hora da limpeza e ação anti-microbiológica.

Contudo, o prolongamento de vida útil de ambas se dá quando elas são guardadas secas após o uso, de preferência em locais cobertos e arejados. Dessa forma, evita-se a exposição desnecessária às intempéries para que não ocorra mofo no enchimento, ou manchas no revestimento.

Conservação de almofadas para área externa

Para conservar as características da almofada Aquatec é preciso que ela seja periodicamente lavada à mão. Nessa lavagem, é usado apenas água e sabão neutro, utilizando uma esponja ou escova de cerdas macias. Capas e almofadas em Bagum e PVC seguem o mesmo requisito. Nos dois casos, evite o uso de produtos químicos ou agentes abrasivos, pois eles podem causar danos à peça.


Aplique estas dicas e garanta uma maior vida útil dos móveis, acessórios e revestimentos para área externa. A manutenção periódica auxilia na economia a longo prazo e no aspecto das peças. Confira também nossa seção de móveis para jardim e redecore com a Tok&Stok.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.