Entenda as diferenças básicas entre eles e saiba qual é o melhor para cada situação


Ombrelones e guarda-sóis são opções para proteger a pele do sol à beira da piscina e também trazem um toque decorativo para a área externa. O ombrelone, no entanto, requer uma base que pode variar em modelos e demanda um pouco mais de cuidados de manutenção.

Conheça as vantagens de cada um deles e o que é preciso saber antes de escolher o modelo ideal de guarda-sol ou de ombrelone.

Vantagens do Guarda-sol

  • Por ser compacto quando fechado ele é simples de ser transportado, além de ser armazenado sem ocupar muito espaço em casas ou apartamentos menores;
  • Possui uma grande variedade de cores, estampas e materiais que podem atender pessoas com estilos e necessidades diferentes;
  • Ele pode ser fincado na areia em uma visita à praia ou instalado em uma base específica para estabilizá-lo no jardim ou à beira da piscina.

Ver opções de guarda-sol >>

Vantagens do Ombrelone

  • O ombrelone conta com duas versões: uma com haste lateral e outra central, igual ao guarda-sol. Enquanto uma das opções pode ser colocada ao lado da mesa, a outra é instalada no centro dela.
  • Resistir aos ventos mais fortes é uma vantagem, pois cada modelo de ombrelone possui uma base que garante sua estabilidade no solo.
  • Várias opções de ombrelone possuem mecanismos para facilitar a abertura, e alguns outros contam com haste lateral que permite a mudança da sombra lugar em até 360º.

Ver opções de ombrelone >>

Cuidados com ombrelone e guarda-sol

Confira algumas características necessárias que você deve saber antes de escolher, comprar e montar sua base para ombrelone ou o guarda-sol e os cuidados necessários para a manutenção de cada um:

Estrutura

  • Antes de comprar o ombrelone ou guarda-sol para a mesa, verifique se o diâmetro do furo central dela e da base para estabilizá-lo coincide com o da haste de ambos.
  • Se possível, opte por guarda-sóis e ombrelones com hastes articuladas. Ela facilita a inclinação do toldo para projetar a sombra de acordo com a sua necessidade.
  • Mantenha fechada a cobertura do ombrelone e guarda-sol quando estiver fora de uso, pois a exposição intensa e desnecessária dela às intempéries pode danificá-la.

Tecido e proteção sob o sol

  • Coberturas em nylon bloqueiam a luminosidade, porém sua cobertura é menos eficiente para o bloqueio dos raios ultra-violeta (UV).
  • Guarda-sóis e ombrelones com tecidos mais escuros absorvem melhor os raios UV, mas também esquentam mais. Invista em cores intermediárias.
  • Ombrelones ou guarda-sóis com toldos impermeáveis são ideais para driblar as mudanças de tempo repentina, como garoa ou chuva ou leve.
  • Confira regularmente se as tramas do tecido da cobertura estão fechadas. Caso estejam abertas, essa é a é hora certa de trocar o ombrelone ou guarda-sol.
  • Proteja-se dos raios UV ao apostar em modelos com tecido FPS. Também são indicados toldos com tramas fechadas e tecidos mais pesados, como algodão, bagum, lona e poliéster.
  • Água e sabão neutro são a fórmula simples para manter seu ombrelone sempre limpo. Repita este processo uma vez por semana para conservá-lo por mais tempo.

Existem vários tipos de base para ombrelone e cada uma delas tem um propósito. Por isso, verifique o modelo do seu para encontrar a base certa para ele. Além disso, também é válido considerar outros fatores para escolher qual o melhor modelo de base como, por exemplo, qual o tipo de ombrelone e guarda-sol que você tem e em qual espaço ele ficará exposto.

Veja as opções de ombrelones e outros móveis para área externa e redecore com a Tok&Stok.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.