Veja como montar e organizar espaços como sala de reunião e de treinamentos de forma dinâmica.
Sala de reunião, conferência e treinamento passaram a ter outro significado nas empresas. Mesmo com a força do home office, estes espaços ainda mantém sua importância para reunir colaboradores periodicamente, receber atendimentos e encontros com clientes. No entanto, além de ter um espaço reservado para essas ocasiões, é preciso proporcionar conforto e seguro para as pessoas que passarão seu tempo ali.
Por isso, é necessário investir em móveis que sejam confortáveis, iluminação que se adapte a qualquer hora do dia ou da noite e também garantir que seja um espaço dinâmico e arejado para melhor acomodar todos. Pensando nessas demandas, selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo a criar espaços – práticos e multifuncionais – que atendam profissionais de perfis variados. Confira!
1. Valorize o conforto nas salas de reunião
Opte por móveis com diferenciais que contribuam para o conforto e funcionalidade da sala de reunião. Na maioria das vezes, eles exercem mais de um papel, como uma sala de conferências transformada em espaço de treinamento, que podem prolongar a jornada de trabalho.
A mesa de sala de reunião oval é uma boa dica para alocar mais pessoas. Opte por modelos com base central para que caiba um número maior de cadeiras, mas sem comprometer o conforto de quem senta ao redor da mesa.
Cadeiras ergonomicamente corretas – com braços, encosto e assento reguláveis – são ideais para estes espaços. Cadeiras fixas, desde que possuam encosto e assento estofados, adequam-se bem a espaços mais simples.
Ver opções de cadeiras de escritório >>
2. Atente-se à tecnologia
O mobiliário da sala de reunião e videoconferência precisa facilitar o uso de tecnologias como projetores, monitores, telefones, laptops e impressoras. Uma boa aposta para espaços assim são mesas com saída para cabos de rede e fios elétricos para conectar os equipamentos.
O painel pode ser um bom aliado para suspender o monitor LED utilizado durante as videoconferências, principalmente em sala de reunião pequena. A vantagem desses painéis em relação às estantes é que eles otimizam o espaço e deixam o ambiente mais organizado.
Opte por mesas com passa-fios para ter acesso garantido a rede elétrica, ou até telefônica, e todos os equipamentos que fazem uso dela durante a reunião. A disposição dos equipamentos eletrônicos deve ser estratégica, portanto, procure instalá-los em locais onde o acesso a eles seja o mais prático e simples possível.
Ver opções de painéis para TV >>
3. Acerte na iluminação
O uso correto da iluminação costuma ser essencial para o bom desempenho de determinadas atividades em certos ambientes de trabalho. Uma boa dica é escolher modelos com lâmpadas LED ou fluorescentes para evitar consumo ou calor excessivo na sala de reunião.
Luminárias com lâmpadas fluorescentes ou LED são ótimas para quem quer baixo consumo e alto rendimento. Outras vantagens são a pouca emissão de calor e a qualidade certa de luz emitida que evita contrastes no ajuste da câmera da sala de conferência.
Pendentes são ideais para salas de reunião onde decoração e iluminação se complementam. O ideal é usá-los com lâmpadas foscas e mantê-los de 70 a 90 cm acima da mesa para evitar que ele comprometa, seja obstruindo ou ofuscando, a visibilidade de quem está sentado à mesa.
Evite instalar luminárias com lâmpadas aparentes ou foco dirigido sobre mesas com superfícies brilhantes, como vidro incolor e madeira laqueada, pois pode ocorrer reflexo e incômodo à visão das pessoas.
4. Adote mobiliário de apoio na sala de reunião
Avaliar o ritmo e estilo de trabalho da sala de reunião e conferência ajuda na decisão sobre adotar ou não o uso de móveis complementares. Dessa forma, para acertar na escolha de peças extras, vale inspirar-se nos mesmos critérios da avaliação para, assim, investir na produtividade do espaço.
Salas de reunião com armários e estantes têm papel multiuso no escritório. Nela é possível ter espaço para o arquivamento de documentos, armazenamento de materiais de trabalho e pontos de apoio para eletroeletrônicos utilizados na sala.
Aparadores são uma boa alternativa para criar pontos de apoio que ocupam pouco espaço e oferecem muita praticidade, excelente em sala de reunião pequena. Afinal, eles podem receber impressoras, porta-pastas suspensas, bandejas com água e café, telefones e outros itens menores.
O foco do mobiliário complementar em salas de reunião, conferência e treinamento é oferecer mais funcionalidade ao espaço. Sendo assim, evite o acúmulo de móveis desnecessários à rotina da sala.
5. Aposte em mesas modulares na sala de reunião
Criar soluções eficazes que atendam necessidades do negócio pode fazer parte tanto da pauta da reunião como da rotina de trabalho. Portanto, apostar em mesas com design modular pode ajudar na reorganização do espaço de acordo com o fluxo e necessidades daqueles que o usam.
Combinadas entre si, as mesas modulares podem ser usadas para compor bancadas de sala de conferência ou treinamento, com dimensão personalizada que respeite o tamanho ou necessidades do ambiente.
Assim, você pode escolher a mesa por tamanho e matéria-prima: quanto menor e mais leve for o material, maior será a rapidez e facilidade na hora de deslocá-la na transformação do ambiente da sala de reuniões.
Ver opções de mesas de escritório >>
6. Invista na sala de treinamento
Acertar na escolha do mobiliário utilizado na sala de treinamento é uma tarefa que exige atenção. Por outro lado, é preciso cuidar para que o espaço escolhido tenha características básicas como isolamento acústico e espaço para disposição e circulação dos móveis.
Poltronas se encaixam perfeitamente em uma sala de treinamento com mais de uma função, como sala de conferência por exemplo. Sendo assim, opte por modelos compactos para distribuí-los com facilidade pelo ambiente de acordo com a necessidade dele.
Do mesmo modo, cadeiras empilháveis são grandes aliadas de quem precisa transformar ambientes aleatórios em uma sala de treinamento. Práticas, elas podem ser transportadas com facilidade, distribuídas de forma personalizada e armazenadas em qualquer espaço da empresa quando estiverem fora de uso.
7. Crie espaços para reuniões rápidas
Para pequenas conversas ou alinhamentos durante o dia, reserve um espaço dentro da própria sala ou departamento. Essa ação pode, em muitas vezes, ser uma alternativa à disponibilidade de horário da sala de reunião para realizar uma atividade simples e, em muitas vezes, até rápida.
Para criar um espaço para pequenas reuniões dentro da própria sala, opte por mesa e cadeiras compactas que não comprometam circulação ou conforto de quem usá-las. Lembre-se que tal espaço é usado por poucas pessoas dispostas a tratar de assuntos rápidos.
Leia também: 10 dicas para criar uma sala de descanso no escritório
Contudo, caso um local para reunião dentro da própria sala seja inviável por falta de espaço ou circulação, use a criatividade: crie um pequeno lounge dentro da sala com sofás para receber colaboradores e acertar pequenos detalhes do dia a dia com mais agilidade e conforto.
No entanto, se a proposta seja criar um local para reuniões rápidas em departamentos conjugados, avalie a escolha do local da mesa para evitar que o som alcance as outras equipes que estão trabalhando.
Em síntese, escolher os móveis certos e a melhor iluminação para ambientes de trabalho, como a sala de reunião, é essencial para ter um espaço agradável e convidativo. Afinal, as pessoas podem passar horas discutindo negócios, passando por treinamentos e entrevistas. Seguindo essas dicas, o espaço reservado para essa finalidade ficará dinâmico e inspirador.