No trabalho, se organizar bem é sinônimo de produtividade e bem-estar! Aprenda cinco dicas para manter tudo em ordem.


*Por Priscila Wolff

Você já observou que sempre que alguém fala sobre produtividade no trabalho ou nos estudos, as orientações começam sempre pelo espaço em que a atividade será realizada? Sim, a organização do ambiente que você ocupa tem muita influência sobre seu desempenho! Por isso, hoje trouxemos dicas para você se organizar no trabalho e ajudá-lo em suas entregas – seja em um escritório externo ou no seu home office.

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1. Menos é mais

Evite manter pilhas de documentos, livros ou outros objetos em mesas e bancadas. Um espaço
clean é mais favorável à concentração. Se você precisa consultar esse tipo de material com frequência, prefira o uso de caixas ou pastas que acomodem esses itens para que não fiquem soltos, criando sensação de desordem. Se estiver planejando seu escritório, aproveite para pensar na dinâmica do seu dia a dia e já projetá-lo da forma mais favorável para se organizar no trabalho!

2. Organize o espaço ao fim do dia

Habitue-se a deixar a bancada organizada e livre de objetos ao fim de cada dia de trabalho, são
alguns minutinhos de dedicação que serão um presente para seu dia seguinte começar bem!
Há diversas opções de porta-canetas e porta-objetos que além de te ajudar nesta tarefa,
também deixam seu espaço com um charme especial.

Além de organizar o espaço físico, é fundamental gerenciar bem o seu tempo.

3. Organize suas gavetas

Mantenha fácil acesso aos pequenos objetos que você precisa no dia a dia. Ter organizadores
para armazenar corretamente os itens na gaveta do escritório é tão útil quanto ter porta-
talheres na primeira gaveta da cozinha! Nossa sugestão é que você tire tudo da gaveta, divida em categorias e reposicione-os respeitando essas divisões. A menos que desenrolar canetas do cabo do celular seja seu esporte favorito, temos certeza que você irá amar o resultado!

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4.Utilize uma agenda ou planner

Seja no formato físico, ou no virtual, é fundamental que você tenha uma programação. Segundo especialistas em produtividade, essa é a característica que todos os profissionais de alta performance têm em comum, não importa a área: eles tem objetivos bem definidos a cumprir a cada dia.

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5. Livre-se dos ladrões de tempo

E não poderíamos deixar de falar dos “ladrões de tempo”. Aquelas atividades que certamente você não irá anotar na sua agenda (como trocar mensagens com amigos, ou verificar as redes sociais), mas que se for parar para pensar, ao fim do dia acabam nos custando horas! Determine os horários que podem ser disponibilizados para essas atividades e preocupe-se me ter foco nas atividades que exigem concentração.

E por falar em concentração, a melhor orientação que podemos te dar para ajudar com isso é: Desative as notificações de seus aplicativos no celular. É comprovado cientificamente que leva-se cerca de 20 minutos para o cérebro retomar a concentração após uma interrupção, o simples fato de você não ser interrompido pelo seu celular durante suas atividades já fará grande diferença em seu resultado!

Priscila Wolff é Personal Organizer e gestora da Just Perfect Organizing.

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