Que tal ter um lugar de lazer dentro de casa? Existem diversas maneiras para transformar a varanda e jardim para relaxar ao ar livre, seja na rotina, com os amigos ou a família.
Para inspirar você e agregar novas ideias de decoração para sua área externa, confira algumas formas de usar esse espaço com funcionalidade para seu bem-estar e levar mais verde para dentro de casa. Continue a leitura para ver como transformar o seu espaço.
1. Varanda e jardim: um espaço de relaxamento
O contato com a parte externa da casa ou apartamento pode ser visto como um refúgio, um respiro para a rotina. Enxergar as possibilidades de bem-estar nesse espaço é uma forma de aproveitar mais de cada centímetro do espaço, desfrutando das belezas das plantas e de um período de calmaria que o ar livre pode trazer.
Então, se você quer uma área externa simples e bonita, é possível tornar sua varanda ou jardim em um espaço para relaxar, meditar e até se exercitar. Tapetes, colchões de ioga ou pilates e objetos artesanais para decorar podem transformar esse espaço em um ambiente inspirador que emana boas sensações.
Você também pode colocar aromatizadores e difusores nas mesas de apoio, para deixar um cheiro agradável e relaxante. Para complementar, conheça as linhas de design assinadas por três artistas que combinam cores, estampas e texturas para usar na sua varanda.
2. Espaço perfeito para receber os amigos e a família
Ter um espaço para receber amigos em casa e apreciar bons drinques olhando para o horizonte também são possibilidades ativas e dinâmicas que você pode levar para a sua área externa.
Entre os móveis para varanda e jardim para compor esse espaço, você pode colocar bancos, cadeiras e futons para ter conforto e uma decoração despojada. Ter uma mesa nesse espaço também é fundamental para apoiar as bebidas e alimentos, escolha um modelo que seja compatível com o espaço disponível para evitar que atrapalhe a circulação no local.
Além disso, você pode criar um bar na sua varanda ou jardim. Os carrinhos e as floreiras dão conta do recado enquanto decoram com delicadeza – sendo também alternativa para as plantas que podem ficar em um dos cantos do espaço.
3. Cultivar uma horta e elementos ligados à natureza
A área externa pede naturalmente por plantas e flores. Esse é o espaço feito para cultivar plantas em vasos, ter um jardim vertical e até criar sua própria urban jungle, que consiste em trazer elementos da natureza para sua rotina.
As plantas podem ficar no próprio jardim e invadir as pernas dos móveis em vasos grandes ou médios. Nos cantos, próximo aos sofás ou mesas, as flores grandes deixam o espaço elegante e natural. Dessa maneira, você consegue ter uma decoração de varanda pequena simples e muito bonita.
Lembre-se que a exposição ao sol não deixa de ser um dos objetivos de aproveitar uma área externa. Por esse motivo, é importante escolher móveis que sejam resistentes à intempéries como sol, chuva e vento. Assim, eles ficam conservados por mais tempo, deixando o ambiente mais bonito.
4. Varandas gourmet: um espaço para cozinhar ao ar livre
Se você é apaixonado por gastronomia, transformar sua varanda ou jardim em uma área gourmet pode ser uma excelente ideia. Com uma pequena churrasqueira, uma mesa área externa e algumas cadeiras, é possível criar um espaço dedicado para preparar refeições ao ar livre e receber seus convidados.
Para quem tem mais espaço, ter uma cozinha externa completa com fogão, forno de pizza e uma bancada para refeições pode ser o ponto alto desse local. Bancos de madeira, mesas de centro robustas e cadeiras confortáveis completam o ambiente, criando um espaço perfeito para refeições e momentos de confraternização.
5. Integração com o interior da casa
A varanda e o jardim podem ser uma extensão dos espaços internos, criando uma sensação de continuidade entre a área interna e externa da casa. Para isso, é importante escolher móveis e cores que harmonizem com a decoração interna, fazendo com que a transição entre os ambientes seja suave e harmoniosa.
As portas de vidro ou janelas amplas podem facilitar essa integração, levando mais luz natural para dentro da casa e permitindo uma vista agradável do jardim. Além disso, móveis modulares e poltrona para jardim e varanda podem ser facilmente movimentados entre o interior e o exterior, adaptando-se a diferentes necessidades.
Confira alguns estilos de decoração para jardins e varandas
A estética também é importante para criar um ambiente harmonioso e agradável. Sendo assim, escolher um estilo de decoração para a sua área externa pode ajudar nas suas escolhas. Veja algumas opções:
- Rústico: móveis de madeira, fibras naturais e peças artesanais compõem esse estilo. Além de itens robustos e em tons terrosos, combinando com vasos de cerâmica e plantas;
- Contemporâneo: linhas retas, móveis minimalistas e cores neutras definem esse estilo. Móveis de alumínio e vidro dão um toque moderno, enquanto almofadas e tapetes com design minimalista complementam o visual;
- Retrô: para um ambiente despojado e acolhedor, esse estilo é ideal. Misture diferentes padrões e texturas, em itens como almofadas coloridas e móveis de vime ou palha. As plantas suspensas e acessórios étnicos finalizam a decoração.
Acessórios que fazem a diferença
Os móveis são a base da decoração, e os acessórios dão o toque final. Assim, as almofadas, tapetes, lanternas e vasos para áreas externas são itens que podem transformar sua varanda ou jardim em um espaço único.
Os tapetes de fibra sintética são ótimos para delimitar áreas, enquanto mantas e almofadas podem adicionar cor e conforto aos móveis. Vasos decorativos, esculturas e fontes de água também são ótimos para dar vida ao espaço e conectá-lo mais com a natureza.
O TokEmCasa tem as melhores dicas para decorar seu jardim e varanda
Seja de dentro para fora ou de fora para dentro, o contato com a natureza é ótimo para relaxar. Continue no blog TokEmCasa e confira como levar a natureza para mais perto dos seus dias, dicas de decoração, organização e muito mais. Além disso, no site da Tok&Stok você encontra os itens ideais para decorar sua varanda e jardim.