Um guarda-roupas bem organizado pode ajudar a otimizar seu tempo. Confira as dicas para manter os armários, closets e sapateiras em ordem.


Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração desse artigo. Aperte o play!

Você pode não perceber, mas a organização de guarda-roupas e closets pode ajudar a poupar tempo e dinheiro. Um armário bagunçado dificulta encontrar o que precisa na hora de se arrumar e com o tempo, pode te fazer comprar peças que você já tinha, mas nem se lembrava. Por isso, manter tudo no lugar vai facilitar o dia a dia de várias maneiras.

Antes de começar a organização, é importante fazer uma seleção das peças. Veja o que você realmente usa, quais cuidados são necessários para cada item e se eles podem amassar ou deformar com facilidade. Considere doar ou até criar um bazar com o que não pretende mais usar e está em bom estado, abrindo espaço para novas peças que chegarem.

Depois, confira mais algumas dicas para manter tudo arrumado e sempre à mão no seu guarda-roupa ou closet.

Cabides para segmentar o guarda-roupa

A separação clássica das roupas por cabides pode ser feita de forma segmentada, ou seja, as peças são separadas por cores ou tipos de roupas (jaquetas, camisas, calças por exemplo). Além disso, a maneira de colocar o cabide também interfere na otimização de tempo e do manuseio, principalmente na hora da pressa. Ao posicionar os cabides de fora para dentro, vire-os para visualizar a lateral das peças.

Organize as prateleiras

Nas prateleiras, dê preferência para colocar blusas de malha, tricô, vestidos de tecidos mais pesados e outras peças que possam esticar e perder suas características ao serem penduradas. Dobre estas peças da mesma forma para que fiquem do mesmo tamanho, facilitando a visualização e organização.

Evite deixar peças uma atrás da outra sem visualização de cima, para não derrubar as roupas da frente quando pegar as que estão atrás.

Gavetas do guarda-roupa

Separe as roupas em ordem de prioridade, considerando peças íntimas, pijamas, camisetas e roupas de ginástica. Elas podem ser guardadas em pequenos rolos ou com o auxílio de separadores. Eles são chamados de colmeias, que são grandes aliados da organização e ajudam a visualizar a peça com facilidade.

Dicas para arrumar a sapateira

Dependendo do espaço da sapateira ou espaço para os calçados, eles podem ficar com os pares lado a lado, um pé para trás e outro para frente ou um na frente do outro. O importante é a visualização do sapato para facilitar a escolha. Lembre-se também de deixar o sapato “respirar” assim que terminar de usar, evitando mau cheiro.

As botas podem ser mantidas nas próprias caixas ou sob a cama no período em que não estão sendo usadas, liberando espaço para outras peças.

Espaço das Bolsas

Para quem tem uma variedade de bolsas, mochilas e pochetes, o armazenamento correto desses acessórios entra na lista de importância. Considere guardá-las em sacos de pano na parte de cima do guarda-roupa, lembrando de tirar tudo de dentro antes.

Ao adotar essa prática, você perceberá que sua rotina vai ficando mais leve e funcional. Adapte essas dicas ao seu dia a dia e crie sua forma de organizar suas roupas, mantendo aquilo que realmente usa. Acompanhe o Blog TokEmCasa da Tok&Stok para mais dicas de organização, decoração e inspiração.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.