Saiba como deixar sua rotina mais simples e funcional com algumas dicas de organização.


Independente do espaço disponível, é sempre bom ter em mente algumas dicas de organização para casa. Aproveitar melhor os espaços, escolhendo móveis e acessórios funcionais e decorativos para alcançar o bem-estar visual é o cenário ideal para quem mora em uma grande casa ou em um compacto apartamento.

Inclusive, no caso de espaços pequenos – como os studios -, as dicas de organização para os ambientes giram em torno do aproveitamento de cada espaço. Muitas vezes, o posicionamento de um móvel versátil pode garantir maior mobilidade no cômodo e trazer bem-estar para quem mora ou visita a casa.

Se você busca por ambientes organizados, funcionais e bem decorados, confira as dicas de organização e descubra como ganhar espaço em casa.


Ganhe espaço com móveis dobráveis ou empilháveis

Aposte em cadeiras dobráveis, bancos empilháveis e mesas de parede para driblar a falta de espaço nos ambientes. Práticas, menores e fáceis de guardar, estas opções ajudam quem busca facilitar a circulação e aproveitar ao máximo cada área livre.

As cadeiras dobráveis funcionam de forma totalmente contrária às cadeiras regulares, que são pesadas e difíceis de ser movimentadas. As cadeiras dobráveis são leves e portáteis, podendo ser usadas tanto em casa (quando receber visitas, por exemplo) quanto em passeios ao ar livre.

Já a mesa de parede, seja fixa ou dobrável, pode ser instalada em qualquer local: seja para uma refeição rápida ou espaço de estudos.


Crie ambientes dinâmicos

Espaços pequenos exigem um mobiliário dinâmico, ou seja, móveis que possam ser transformados para manter a organização da casa em dia. Móveis ambivalentes são bons exemplos, pois desempenham tanto a função para a qual foram escolhidos como também as outras que surgem ao longo do dia ou em ocasiões especiais.

Ideal para guardar revistas, controles e mantas, a mesa de centro com gaveta dá um tom de modernidade à organização da sala.


Organização doméstica vertical

Paredes ou móveis verticais podem ajudá-lo a aproveitar melhor qualquer ambiente e a organizar a casa. Soluções como estantes, nichos e prateleiras para economizar espaço ao guardar tudo em um só lugar ajudam na circulação e podem decorar o ambiente com charme.

Use as paredes para criar composições personalizadas que atendam as necessidades específicas do seu ambiente.

Ver opções de estantes >>

Aproveite a grande diversidade de tamanhos, cores e estilos de nichos para organizar pequenos utensílios. Os nichos têm o poder de enfeitar e dar um novo visual ao ambiente e são estratégicos para apoiar livros, lembranças e porta-objetos.

Ver opções de nichos >>


Aposte em cestos e gavetas na organização

Soluções alternativas como baús, cestos e gaveteiros ajudam a compensar a falta de armários ou espaço livre neles e podem ser muito úteis na hora da organização da casa. Versáteis, eles colaboram com criatividade para a organização de várias partes da casa, além de personalizar a decoração com uma pitada de funcionalidade.

Camas com gavetas evitam o desperdício de espaço ao criar locais para guarda-roupas ou objetos pessoais. Há quem use esse lugar para armazenar, por exemplo, cobertores que são utilizados somente no inverno e acessórios de praia (cadeiras e guarda-sol).

Os cestos organizadores são outra excelente opção para contribuir com a composição dos ambientes. Eles são úteis tanto na organização dos materiais selecionados para descarte quanto de objetos que costumam se acumular no dia a dia e tendem a deixar os cômodos desordenados como, por exemplo, brinquedos de crianças.


Aproveite cantos esquecidos

Cestos organizadores e caixas tipo baú podem ser armazenados embaixo da cama. Isso faz com que você utilize cada espaço da casa, mesmo aqueles que costumam ficar esquecidos. Tudo isso faz parte das estratégias para otimização de espaço e organização doméstica.

Ver opções de baú >>

Como organizar o armário da lavanderia

Um armário com rodízios e lugar para os materiais de limpeza faz de qualquer espaço sua área de serviços. Você pode organizá-los da seguinte maneira:

– Separe os produtos por tipo de uso (lavagem de roupas, limpeza do banheiro, limpeza da cozinha, etc.).

– Organize-os em cestinhas de acordo com o tipo de uso.

– Imprima etiquetas identificativas e cole em cada uma das cestinhas.

– Instale ganchos para pendurar vassouras e rodos.


Existem diversos móveis e acessórios que podem te ajudar com a organização doméstica. Você não precisa adquirir cada um dos itens listados, mas pode avaliar quais se encaixam com o que você precisa e com o que os seus cômodos comportam.

Leia também: Sapateiras: como manter os calçados em ordem

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.