Confira as dicas para levar mais conforto, estilo e praticidade ao lavabo.


Além da sala de estar, o lavabo é outro ambiente comumente usado por quem está de visita em uma casa ou apartamento. Por isso, é importante pensar nele quando falamos em decoração. Um dos principais benefícios de decorar esse cômodo é o fato dele não contar com a umidade vinda chuveiro, então, as opções para decorar são mais amplas e os acessórios terão maior vida útil.

Manter um lavabo com visual e organização adequados é uma tarefa simples: basta aplicar pequenos cuidados. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma seleção de dicas que podem levar mais conforto, estilo e funcionalidade a este ambiente reservado para atender você e suas visitas.


1. Amplie o ambiente com papel de parede

Aposte na praticidade do papel de parede para renovar o visual do lavabo. Essa solução é financeiramente viável, além de apresentar fácil aplicação. Além disso, o papel de parede pode evitar incômodos em relação à sujeira e demais cuidados de conservação.

A recomendação principal é evitar utilizar papel de parede perto de áreas molhadas, como a região da pia. Em outras partes do cômodo, os papéis de parede de tons neutros são ideais para revestir lavabos compactos. Caso a ideia seja estampar a decoração do lavabo, escolha uma parede para ser o grande destaque no ambiente.

Se a intenção é dar impressão de que o ambiente é maior, uma boa alternativa são os papéis de parede listrados. Escolhendo listras verticais, é possível dar a impressão de que o lavabo tem o pé direito mais alto. Ao optar por listras horizontais, a impressão é de que o espaço como um todo é mais largo. Em relação ao design, o papel de parede com listras também dá um toque moderno.

Outra estampa que transparece modernidade é o xadrez mais escuro. Ele também passa um aspecto de seriedade. Então, pode ser uma boa opção quando a intenção é decorar com sobriedade e maturidade.

Para quem está em busca de uma alternativa requintada e elegante, o estilo de arabescos ou adamascado atende a proposta. Para complementar com charme, vale apostar em tons de cinza, dourado, preto, branco e rosê.

Confira opções de papel de parede >>


2. Plantas e flores na decoração do lavabo

Acrescente um pouco de verde à decoração do lavabo com plantas e flores indicadas para o ambiente. Espécies como lírio, antúrio e suculentas prosperam em ambientes mal iluminados e com variações de umidade.

Para alcançar um efeito acolhedor e personalizado, organize pequenos solitários ou vasos com arranjos florais. Dessa forma, você pode dar uma nova cara ao visual do lavabo.

Confira opções de plantas e flores >>

3. Aromatizadores de ambientes

Espalhe folhas de pot-pourri em uma bandeja sobre a pia para criar um arranjo que pode perfumar e, ao mesmo tempo, servir como um item de decoração de lavabo.

Confira opções de aromatizadores para banheiro >>

Cítrico, frutal ou floral, o aroma usado no lavabo dará a sensação de frescor e limpeza constantemente, aspecto importante para receber visitas. Personalize o aroma do seu ambiente com praticidade: spray ou aromatizador com varetas de bambu mergulhadas em essência são alguns deles.

4. Decoração para lavabo

Explore as paredes para decorar o lavabo sem grandes dificuldades ao usar prateleiras, nichos e acessórios. Escolha pontos estratégicos para deixar sua marca pessoal neste ambiente.

Separe alguns quadros que possam fazer toda a diferença na temática escolhida para o lavabo. Opte por itens que combinem com a decoração e demais objetos presente no lavabo.

Invista em espelhos com molduras que possam enriquecer o cenário sem comprometer a decoração de lavabo em volta.


5. Organizadores para lavabo

Dê um toque de originalidade na forma de manter tudo à vista e sempre ao alcance das mãos de quem costuma usar o lavabo. Porta-toalhas para bancada são ideais para complementar a organização e decoração do lavabo.

Deixe o ambiente mais charmoso e funcional ao dispor duas ou mais toalhas de mão enroladas em cestos, na posição vertical, ou em bandejas, na forma de pirâmide.

Aposte em ganchos de parede com design ou material diferenciado para pendurar as roupas e toalhas de rosto no lavabo.

6. Móveis compactos e multifuncionais

Utilize armários, baús e gaveteiros com medidas compactas para favorecer o conforto e funcionalidade do lavabo. Use um armário ou um baú como repositório para toalhas e itens de higiene pessoal, como sabonete e papel higiênico.

Aposte na versatilidade de gaveteiros com rodízios para oferecer maior facilidade na hora de limpar o ambiente.

Confira opções de armários de banheiro >>


São muitas as possibilidades que a decoração de lavabo oferece. Agora que você já conferiu algumas delas com inspirações e dicas estratégicas, avalie seu lavabo sob uma nova perspectiva e pense em quais sensações você quer que o ambiente transmita a quem entrar nele.

Leia também: Como usar espelhos na decoração

Por fim, para decidir o que vai integrar seu lavabo, confira no site da Tok&Stok quais itens e acessórios combinam com as mudanças que você quer implementar.

Foto divulgação Tok&Stok. Os produtos aqui expostos estão sujeitos a disponibilidade de estoque no portfólio atual.