Conheça Aislan Pankararu, Auá Mendes e Denilson Baniwa, representantes da arte brasileira que eternizaram seus traços em uma coleção exclusiva de verão para Tok&Stok
As estampas que usamos na decoração da casa vão além do efeito visual. Elas contam histórias, fazem parte do nossos dias, encontros e memórias. Conhecer seus significados e origens é também valorizar seus criadores e suas motivações – principalmente se forem nacionais.
E se alinharmos a valorização da nossa arte com a estação mais amada pelos brasileiros? O verão está aí e tudo o que o rodeia nos representa – desde o calor do sol até o frescor das bebidas. Nossas cores, traços, costumes e história passam a aparecer ainda mais dentro e fora de casa.
Para aproveitar ao máximo a luz e o vigor da estação, convidamos três artistas brasileiros para criar estampas de verão que farão parte de todos os outros momentos do ano. Conheça mais sobre cada um deles e do que está por trás de cada estampa da coleção.
Conheça mais de Aislan Pankararu, Auá Mendes e Denilson Baniwa – Inspirações da arte brasileira
Aislan Pankararu: Nostalgia como inspiração
Membro do povo Pankararu, o pernambucano Aislan Santos é um representante raiz da arte brasileira. Sua assinatura está em traços inspirados nas pinturas corporais típicas do seu povo, com o barro branco, e nas formas que remetem à caatinga, bioma da sua região. “O meu trabalho iniciou de ter que sair da cidade do interior, de cortar o cordão umbilical com a família. Vem desse fluir sem cancelas”, destaca o artista visual.
Para criar a coleção “Anti-hesitação”, o artista resgatou suas raízes através da expressão em telas e papel. Antes de se tornar médico, área em que também se dedica junto às obras, precisava colocar para fora a saudade que sentia da terra onde cresceu. Seus traços fortes e fluidos marcam a estampa, combinando cores sóbrias com toques do vermelho e do azul.
Ver a linha de Aislan Pankararu >>
“O meu processo são desenhos que eu queria que trouxesse um pouco dessa bagagem emocional, nostálgica, trazendo essa coisa árida. Essa identidade do nordeste, do sertão, que carrega também esse DNA gigante do povo Pankararu. Não é só um desenho que está ali estampado. É uma trajetória, né? São memórias”, pontua Aislan.
Auá Mendes: Múltiplas formas de expressão
Inspirada pela fauna e pela arte brasileira, a manauara Auá Mendes é uma artista visual versátil que registra suas raízes, história e vivências em peças de arte igualmente plurais. Em “Tigaití” (“cobra” em Pirarrã, língua da família Mura), a artista reúne universos de forças ancestrais diversas. Com cores vivas e estimulantes, Auá cria um mundo mágico nas suas estampas através da representação de seres encantados como a cobra, a peixe-mulher e o muraquitã.
“Minhas obras são fragmentos do que não me cabe, do que eu preciso externalizar, do que quero extrair de mim, do meu autoconhecimento, do que vivo, do meu entendimento de corpo território que eu carrego; Entendendo minhas cicatrizes e feridas abertas, de que elas têm história e precisam ser faladas, do mais íntimo”, declara a artista que também é designer gráfica, ilustradora, performer, maquiadora artística, fotógrafa experimental e grafiteira.
Segundo ela, as peças são mais do que móveis ou utensílios domésticos, mas sim, fragmentos da sua existência. “A arte não se desprende da vida. Temos o entendimento que a vida está muito ligada a tudo o que a gente produz. Que as crianças indígenas possam olhar pra essa coleção e elas possam se enxergar, que elas possam enxergar que o universo que elas vivem não é uma fantasia; é uma realidade”, completa a artista.
Leia também:
Inspire-se com o artesanato das 5 regiões brasileiras
Como decorar usando artesanato
Quadros de fotos na decoração: Inspire-se para montar sua galeria de arte
Dia do Artesão: 5 criações à mão para inspirar
Denilson Baniwa: Convite para o encanto
Artista visual e curador, Denilson Baniwa é mais um nome consolidado na arte brasileira que deixou sua marca em peças preciosas e únicas na coleção especial de verão da Tok&Stok. Nascido em Barcelos, na comunidade Baturité/Barreira no interior do Amazonas, Denilson compõe sua obra trespassando linguagens visuais da tradição ocidental com as de seu povo, construindo uma imagética indígena utilizando performance, pintura, projeções a laser e imagens digitais em diversos meios como revistas, filmes e séries de tevê.
Na coleção “Dabukuri Piracema”, o artista apresenta os Dabukuris, festas realizadas pelos peixes encantados no mundo submerso dos rios e lagos. Histórias contam que pescadores e indígenas são convidados a mergulhar e viver por alguns dias na vida do mundo aquático. Após a festa, o convidado pode escolher se casar com alguém do mundo submerso e virar peixe para sempre, ou voltar ao mundo terrestre.
Ver a linha de Denilson Baniwa >>
A onça tem muitos significados para Denilson enquanto Baniwa. “Talvez também seja um símbolo de tudo o que é ameaçado e que a gente pode perder, nunca mais conseguir ter acesso”, alerta o artista, que também é ativista para o meio ambiente e encontrou no desenho um meio de refletir sobre este e outros temas que considera importantes. “A gente tem muita coisa pra dizer, mas há pouco ouvido pra escutar o que queremos falar”, diz.
“Espero que as pessoas recebam em casa como se recebe um convidado Dabukuri. Eu vou sempre olhar pra esses objetos e lembrar da história do meu povo, da história que minha avó me contava sobre o Dabukuri, a Piracema e o mundo submerso”, comemora o artista.
Estampas de verão: Como harmonizar com seu decor
Com dias mais longos e iluminados, o verão é a oportunidade perfeita para redecorar seus espaços com muita cor e estampas. Padrões e texturas também mantém os ambientes modernos e frescos, que mesmo sendo internos ganham o poder de te transportar a uma atmosfera praiana ou no campo.
Na hora de harmonizar com seus móveis, considere que o clima nos convida para ficarmos mais à vontade, com janelas abertas e espaços ventilados para deixar o sol entrar. As cores da estação também levam essa sensação ao incluir tons claros e arejados, evocando um céu claro, ou ainda tons vibrantes que remetem às flores e frutos da estação.
O azul com verde é uma combinação bastante brasileira que está presente nas peças de Auá Mendes, trazendo um clima calmo e casual para sua sala ou mesmo mesa posta. A madeira cria o arremate certo com essas cores, reforçando o aspecto natural que as cores carregam.
O bege com preto, que se encontram nas peças de Aislan Pankararu, ajudam a compor um espaço de estilo Boho, acompanhando texturas naturais como a palha, o algodão e a própria madeira. Dependendo da composição, a presença das estampas podem ser o ponto focal ou um complemento sutil ao ambiente.
Os peixes encantados e a onça de Dabukuri Piracema dos desenhos de Denilson Baniwa aparecem nas cores marrom e amarelo, onde se encontram e se completam com sutileza. Como essência, seu conceito natural é bem-vindo em varandas, salas e quartos de decoração também bucólica e relaxante junto ao bege, branco e o verde das plantas.
Agora que você conhece mais sobre os artistas e o histórico de suas obras, mergulhe nestas peças cheias de arte brasileira. Deixe seus ambientes personalizados e prontos para receber o verão com a Tok&Stok.