Na dúvida, escolha os dois! Saiba como.
Quando o assunto é ter plantas em casa, a escolha do recipiente correto pode fazer toda a diferença. Entre tantas opções de decoração funcional disponíveis, dois itens com certeza são protagonistas: o vaso e o cachepot.
Embora muita gente ache que vasos e cachepots são a mesma coisa, saiba que há grandes diferenças entre eles.
Neste guia, vamos te mostrar as principais características de cada um para você saber quando usá-los, além de apresentar uma variedade de opções inspiradoras para transformar os seus ambientes. Vamos lá?
Vaso x Cachepot: qual a diferença?
A principal diferença entre o vaso e o cachepot é a função.
Os vasos são recipientes com furos de drenagem na parte inferior, idealizados para que a planta seja cultivada diretamente no solo. Os cachepots, por sua vez, são objetos meramente decorativos. Eles funcionam como uma “capa inteiriça” onde o vaso é colocado dentro, decorando-o de maneira prática, discreta e cheia de personalidade.
Por não possuir furos, o cachepot é uma boa opção para quem não deseja colocar os famosos pratinhos embaixo dos vasos. Também é ideal para quem gosta de mudar sempre o visual dos ambientes.
Como os cachepots não possuem contato direto com a terra, com as plantas e com o fluxo de água, também são ótimas opções para decorar com materiais que normalmente não poderiam revestir os vasos. Perfeitos para adicionar um toque de estilo e elegância nos ambientes! Na Tok&Stok você já encontra cachepô em metal, concreto e até em fibras naturais.
Confira os principais tipos de vasos e cachepots e como utilizá-los na composição da casa.
Vasos de parede
Os vasos de parede são ideais para quem deseja dar um (ou vários) toques de verde na casa, mas não tem muito espaço. Fixados diretamente na parede, eles economizam o espaço das superfícies horizontais (como o piso e os móveis), aproveitando toda a verticalidade. Essa é, inclusive, uma boa dica para quem deseja compor pequenos ambientes, como banheiros, corredores e churrasqueiras.
Antes de escolher o seu novo vaso de parede, escolha um local adequado para instalá-lo. Esse local deve ser estratégico, atendendo as necessidades de exposição solar e espaço para crescimento da planta, além de combinar com a decoração.
Na hora de escolher a melhor posição para o seu novo vaso de parede, experimente diferentes composições e arranjos. Combine vasos de formas e tamanhos complementares, que fiquem bem entre si e com o ambiente ao redor. Que tal montar uma gallery wall com o seu novo vaso de parede? Combine-o com espelhos, prateleiras e quadros e veja a sua parede ter ainda mais vida.
Na hora de escolher a melhor posição para o seu novo vaso de parede, experimente diferentes composições e arranjos. Combine vasos de formas e tamanhos complementares, que fiquem bem entre si e com o ambiente ao redor. Que tal montar uma gallery wall com o seu novo vaso de parede? Combine-o com espelhos, prateleiras e quadros e veja a sua parede ter ainda mais vida.
O tipo de planta também conta muito! Plantas pendentes, suculentas e ervas são excelentes para este tipo de vaso.
Já pensou em ter uma horta vertical? Com os vasos de parede, fica muito mais fácil tirar o plano do papel. Para isso, monte uma estrutura adequada e não se esqueça de regar as plantas regularmente.
Vasos suspensos
Os vasos suspensos também são uma boa maneira de adicionar movimento até nos menores espaços. Como o nome sugere, este tipo de vaso é suspenso no teto por correntes, cordas ou suportes de parede, criando um efeito visual curioso e impressionante.
Os vasos suspensos são ideais para plantas com folhagem alongada, como jiboias, heras, avencas petúnias e samambaias.
Vasos grandes
Imponentes, os vasos de planta grandes são verdadeiras declarações de estilo e elegância. Ideais para criar impacto em entradas, pátios ou áreas comuns ao ar livre. Também ficam muito bem em espaços amplos, como salas de estar e varandas gourmet.
Feitos em uma variedade de materiais, desde cerâmica até concreto, os vasos grandes oferecem espaço suficiente para o crescimento saudável de plantas de porte médio a grande, como palmeiras, dracenas ou filodendros.
Na hora de escolher seus vasos grandes, dê preferência aos vasos de cerâmica esmaltada, fibra de vidro ou terracota. Eles são resistentes, aguentam todo o peso da terra e das plantas e nunca saem de moda.
Vasos de madeira
Os vasos e cachepots de madeira trazem uma estética aconchegante, natural e rústica, que complementa uma variedade de estilos de decoração. Ficam bem tanto em ambientes internos, como externos. Por ser durável e resistente, este tipo de vaso acompanha suas plantas por anos. Por isso, sempre dê preferência a um vaso de madeira grandes o suficiente para elas se desenvolverem.
Vasos para mesa de jantar
Os vasos para mesa de jantar geralmente são proporcionais ao tamanho do móvel. Se você deseja dar um toque de elegância a este espaço, opte por modelos que nunca saem de moda, como os vasos de cerâmica pintada à mão, e componha com arranjos florais ou suculentas.
Se você deseja dar uma abordagem mais minimalista, escolha um vaso de vidro transparente.
Vasos para orquidea em cerâmica branca ou vidro também ficam muito bem em cima da mesa de jantar. Elegantes e requintados, dão destaque à beleza da flor, realçando o melhor do ambiente.
Como escolher vasos de planta para a sala?
Vasos de planta bem escolhidos para a sala podem transformar completamente o ambiente. Por isso, opte por vasos que complementam o estilo e a paleta de cores da sua sala, criando uma atmosfera acolhedora e convidativa.
Vasos orgânicos em tons neutros ou cachepots de metal com acabamento matte são opções versáteis, que se adaptam a uma variedade de estilos de decoração. Os vasos de cerâmica esmaltada sempre trazem cores vibrantes, agregando mais vida à composição do ambiente. Vasos de vidro soprado adicionam um toque de sofisticação e charme à sala.
Na hora de escolher entre vasos e cachepots para as áreas da casa, leve em consideração o seu estilo pessoal, as necessidades das plantas e o ambiente em que elas estão inseridas. Como dica extra, dê preferência a vasos e plantas que já combinam entre si.
Leia mais:
Guia rápido para cuidar de plantas com Carol Costa
Horta caseira: Saiba como fazer em passos simples
Jardim suspenso: Tudo o que você precisa saber para montar o seu
Plantas na sala de estar: Sugestões e cuidados
Casas e jardins: como utilizar vaso de parede em decoração
Seja qual for a sua escolha, lembre-se que tanto vaso como cachepot tem o poder de transformar completamente os espaços, adicionando beleza, frescor e vida à sua casa ou ambiente de trabalho. Quer florescer a composição da casa ainda mais? Você encontra outras dicas de como decorar a casa no blog da Tok&Stok.