Se tivéssemos que escolher um ambiente da casa que está em constante evolução, ele com certeza seria a cozinha. Prova disso é o fogão, que há alguns anos ganhou o formato de indução e hoje é ícone de tecnologia, segurança e design. Afinal, você sabe escolher panelas para fogão de indução?
Prático, esse modelo só funciona corretamente com as panelas corretas. Sendo assim, venha saber o que é panela de indução e como escolher as suas para ter uma cozinha muito mais funcional.
O que é e por que a panela para fogão de indução precisa ser diferente?
Os fogões de indução funcionam de maneira diferente dos tradicionais. Em vez de usar calor da chama para aquecer as panelas, ele usa campos magnéticos para gerar calor diretamente no fundo da panela. Por isso, nem todas são compatíveis.
Para funcionar em um fogão de indução, ela deve ser feita de material magnético, como ferro fundido ou aço inoxidável com fundo plano, ou ser uma panela com fundo de indução. Apesar de diferente, essa tecnologia oferece várias vantagens como aquecimento rápido, economia de energia e controle mais preciso da temperatura.
Quais panelas podem ser usadas no fogão de indução?
Atualmente, existem diversas panelas de indução e o segredo está no material. Então, para garantir compatibilidade com o fogão de indução, esses modelos devem ser feitos de materiais que permitam a interação com o campo eletromagnético gerado pelo fogão. Confira quais são os materiais mais comuns:
Panelas de aço inoxidável ferromagnético
Esses tipos são resistentes à corrosão, duráveis e possuem uma aparência moderna. Além de estar disponível em diversos modelos e tamanhos para atender às suas necessidades.
Panelas de ferro fundido
Já ao escolher essa versão, é muito importante certificar-se de estar escolhendo modelos com o fundo plano. Dessa maneira, funcionará no fogão de indução.
Panelas com base de ferro ou aço incorporado
Panelas de alumínio, cobre ou outros materiais não magnéticos podem ser compatíveis se tiverem um disco de ferro ou aço incorporado na base. Você encontra essa informação na embalagem do produto.
Panelas antiaderente para fogão de indução
Fáceis de limpar, a panela antiaderente para fogão de indução é ideal para o preparo dos alimentos que tendem a grudar, como por exemplo, as frigideiras.
Panelas de cerâmica e vidro com base magnética
Ambos materiais não são naturalmente magnéticos, mas existem modelos de panelas no mercado fabricados com esse material. As embalagens dos produtos indicam se o produto é compatível com indução. Sendo assim, procure o símbolo de indução – ele geralmente se parece com uma espiral, podendo variar de acordo com cada fabricante.
Passo a passo de como escolher panela para fogão de indução
Escolher uma panela para fogão de indução requer atenção a alguns detalhes técnicos que farão a diferença no desempenho. Esse passo a passo vai ajudar a tomar a melhor decisão:
Passo 1 – Faça o teste de magnetismo
A maneira mais simples de verificar se uma panela é compatível com indução é usando um ímã. Se o ímã aderir fortemente ao fundo da panela, ela funcionará no fogão de indução. Esse teste é especialmente útil para quem já possui panelas em casa e deseja verificar se pode reaproveitá-las.
Passo 2 – Considere a espessura do fundo
Panelas com fundos mais espessos geralmente proporcionam uma distribuição de calor mais uniforme, ideal para evitar pontos quentes e cozimento irregular. Além disso, um fundo grosso aumenta a durabilidade da panela, garantindo que ela suporte bem as altas temperaturas e mudanças bruscas de calor.
Passo 3 – Prefira bases planas
Panelas com bases planas oferecem maior contato total com a superfície do fogão, maximizando a eficiência do aquecimento. Já os modelos com fundos curvos ou irregulares podem não funcionar tão bem, já que o campo magnético precisa de uma superfície uniforme para ser eficaz.
Passo 4 – Atenção à durabilidade e revestimento
Invista em panelas de alta qualidade, com revestimentos resistentes e duráveis, como o revestimento cerâmico. Embora o custo inicial possa ser mais alto, o custo-benefício, como durabilidade e desempenho, compensam.
Diferentes tipos de panelas para fogão de indução e como usá-las
Os fogões de indução são extremamente versáteis e permitem o uso de diferentes tipos de panelas. Conheça os principais e escolha os que melhor combinam com a sua rotina.
Caçarola
A caçarola de indução é versátil e ideal para pratos de cozimento lento, como ensopados, carnes de panela e risotos. As versões de ferro fundido esmaltado também são perfeitas, já que retêm e distribuem o calor de maneira eficiente, garantindo que o alimento cozinhe por igual.
Frigideira
Já a frigideira de indução é recomendada para frituras rápidas e pratos asiáticos. Este formato permite que os alimentos sejam salteados em alta temperatura, utilizando pouca gordura e preservando o frescor dos ingredientes. Se você quer ainda mais praticidade, a frigideira antiaderente de indução faz um ótimo trabalho.
Panela de pressão
A panela de pressão indução acelera o cozimento de alimentos como feijões, carnes e legumes. As versões em aço inoxidável com fundo triplo são as mais indicadas, pois combinam resistência e eficiência térmica.
Leia mais:
Lista de utensílios de cozinha: como escolher cada item para sua casa
Tipos de facas: descubra o modelo ideal para cada alimento
9 receitas com Maizena para você se deliciar
Conheça os tipos de xícara de chá e café
Blog TokEmCasa: confira muitas outras dicas
Agora que você sabe o que são as panelas para fogão de indução e como escolher a melhor opção, garanta já as suas e coloque em prática as receitas que mais gosta sem medo de errar.
Gostou desse artigo? No blog TokEmCasa você encontra muitos outros para saber como organizar a cozinha, como escolher os melhores utensílios, quais são os principais tipos de facas e muito mais. Aproveite!